Tempo de leitura: 3 minutos

Contar somente com o talento profissional não é mais suficiente para um salão de beleza desempenhar um excelente trabalho. Além das habilidades artísticas, existe outro aliado importante nesse processo: a iluminação. Por esse motivo, saber como escolher a melhor iluminação para salões de beleza é uma decisão importante e indispensável para o sucesso do negócio.

Serviços como: manicure, penteados, maquiagens e colorações, por exemplo, exigem uma iluminação adequada a fim de evitar equívocos ou criar sombras indesejadas.

Por isso, além de deixar o ambiente mais agradável, a iluminação interfere diretamente na rotina de um salão. Desse modo, conhecer os seus tipos e funcionalidades é o segredo para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.

Quer descobrir qual é a melhor iluminação para salões de beleza? Então ilumine suas dúvidas e conheça as nossas dicas!

Tipos de lâmpadas

Embora as lâmpadas sejam indispensáveis para a realização de um bom trabalho, é importante que elas selecioná-las adequadamente para não interferir de maneira negativa na execução dos serviços.

No geral, as lâmpadas fluorescentes ou de LED são as mais utilizadas dentro dos salões de beleza, apesar de ambas oferecerem iluminações diferentes, que variam de acordo com cada necessidade.

Posicionamento das lâmpadas

Para evitar distorção de cores e criação de sombras, é fundamental não utilizar somente a iluminação por cima ou na frente do espelho. Nesse caso, não se esqueça de que as luzes posicionadas verticalmente são úteis para destacar o rosto — seja para fazer uma maquiagem ou limpeza.

Já as luzes de 45º acentuam melhor os efeitos, sendo recomendadas — principalmente — na aplicação de tinturas e maquiagens, por exemplo. O mesmo benefício é alcançado com fontes posicionadas verticalmente, imitando a luz natural, mas sem modificar as cores do espaço.

Locais que precisam ser iluminados

Áreas de manicure

Enxergar as cutículas e esmaltar as unhas com perfeição é um trabalho que exige uma iluminação adequada. Nesse caso, uma luz bastante clara é a mais indicada para a execução da tarefa, o que também inclui contar com o auxílio de luminárias de mesa.

Áreas para lavar o cabelo

O espaço dos lavatórios não depende de iluminação para a realização do trabalho, pelo contrário. O excesso de luz pode incomodar os clientes, sendo importante utilizar sempre iluminação indireta para não atingir diretamente os olhos de quem está lavando o cabelo, por exemplo.

Áreas para tinturas ou maquiagens

As lâmpadas posicionadas acima do teto são grandes inimigas das maquiagens e tinturas, já que podem causar sombras e até distorcerem algumas cores. Por outro lado, anexar arandelas nas laterais do espelho pode solucionar o problema, pois elas oferecem uma iluminação uniforme e não comprometem o resultado final.

Para complementar a iluminação para salões de beleza e valorizar o ambiente, é interessante contar com a ajuda de abajures e lustres. Além de deixar o estabelecimento mais charmoso e elegante, esse recurso realça a beleza das clientes.

Aprendeu tudo o que precisava sobre iluminação para salões de beleza? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário em nosso post!