Tempo de leitura: 3 minutos

A sustentabilidade é a grande tendência do momento. Por isso, a aplicação de um projeto de iluminação sustentável é fator-chave para quem busca aliar beleza, conforto, versatilidade, boas práticas ambientais e ainda economizar no fim do mês.

Uma iluminação ecoeficiente deve ser pensada visando o melhor aproveitamento possível da luz natural e o uso consciente das luzes artificiais. Abaixo você confere algumas sugestões para aplicar essas ideias na sua casa. Acompanhe!

Aproveite a luz natural

Podemos começar pelo próprio projeto da residência, que deve ser pensado levando em conta o melhor aproveitamento possível da luz solar. Independentemente, porém, do lugar onde você mora, janelas amplas e claraboias são uma ótima opção para aproveitar o sol mantendo a casa bem iluminada durante o dia.

Vale ressaltar que esses cuidados também tornam o ambiente mais fresco e aconchegante, e isso pode influenciar diretamente na sua qualidade de vida melhorando o seu humor, sua saúde e até o seu sono!

Opte por paredes claras

Muitas vezes as soluções são mais simples do que se imagina. O uso de tonalidades mais claras nas paredes pode fazer uma enorme diferença na iluminação da casa, principalmente em ambientes mais fechados.

Cores como branco, bege e salmão refletem mais a luz do sol, melhorando sua eficiência e reduzindo a necessidade de usar a iluminação artificial.

Use materiais que refletem

Se paredes claras já fazem uma baita diferença quando o assunto é iluminação sustentável, materiais reflexivos podem gerar resultados ainda melhores. Aqui já vale apostar numa decoração bonita e ecologicamente correta, o que é uma grande tendência no mundo todo.

Utilize revestimentos com cores claras e brilhantes, madeira polida, porcelanato, armários e eletrodomésticos espelhados. Espelhos também são uma ótima opção, mas é bom tomar cuidado ao posicioná-los para que a luz do sol não seja refletida diretamente nos olhos ou em tecidos como forros e cortinas, pois pode causar incômodo ou até provocar incêndios.

Considere investir em energia solar

O uso da energia solar vem se popularizando gradualmente pelo mundo. Hoje já existem muitos recursos disponíveis para aproveitá-la sem a necessidade de realizar grandes instalações. Em países como o Brasil, onde a incidência da luz solar é intensa na maior parte do ano, a utilização da energia fotovoltaica pode ser muito vantajosa.

Refletores e luminárias solares são ótimas opções para quem preza pela praticidade. Esse tipo de iluminação utiliza uma bateria interna abastecida por um pequeno painel solar e, por isso, não necessita da rede elétrica para funcionar.

Esses dispositivos são muito eficientes para áreas externas que precisam de iluminação noturna. Alguns modelos contam ainda com função crepuscular e sensor de movimento, que conferem total autonomia ao seu funcionamento.

Aposte em sistemas inteligentes

Seu computador, seu celular e sua TV já são inteligentes, sua casa também pode ser! Soluções tecnológicas podem ajudar a usar a luz elétrica de uma forma mais eficiente. E o melhor é que muitos desses recursos estão disponíveis a preços bastante acessíveis.

Dispositivos especiais podem controlar a ativação e a luminosidade automaticamente de acordo com a luz natural do ambiente, assim como sensores de presença garantem o uso das lâmpadas apenas quando alguém está no cômodo. Dimmers já são muito utilizados atualmente, e seus modelos mais modernos permitem gerenciar tudo por controle remoto.

Prefira as lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED já estão no mercado há alguns anos e são a última palavra em iluminação residencial nos dias de hoje. São muito versáteis, estão disponíveis em diversos modelos diferentes e geram uma economia substancial no consumo de energia elétrica, o seu grande atrativo.

Geralmente são um pouco mais caras que outros modelos, mas a economia na conta de luz acaba contrabalançando. Também são menos prejudiciais ao meio ambiente, pois não usam componentes tóxicos ou metais pesados em sua construção.

Como você observou, a iluminação sustentável pode ser explorada de diversas formas diferentes, várias delas acessíveis até para quem não pode gastar muito dinheiro no momento. Não só o planeta sai ganhando nessa história, como também a sua casa, que fica muito mais bonita e moderna.

Gostou das dicas? Então continue aprendendo sobre iluminação sustentável e saiba agora como economizar energia!