Você já percebeu como existem lugares que transmitem uma sensação de conforto e disposição, enquanto outros parecem nos deixar mais cansados e desmotivados? Pois então, isso não é apenas impressão. Uma das razões para que isso aconteça é a nossa estrela do blog: a iluminação! A luz está presente durante todo o nosso dia, você já percebeu? Durante a manhã e tarde é mais incomum ligar as lâmpadas, no entanto, a luz solar faz o papel da iluminação. A partir do momento em que a luz natural não está mais presente, as lâmpadas tomam conta do ambiente: seja para caminhar pela casa, cozinhar, ler ou assistir televisão, sempre utilizamos alguma (ou algumas) fonte de iluminação. E é claro que a luz tem impacto em nossa vida cotidiana! No texto de hoje vamos tratar sobre a relação entre produtividade e iluminação. Vamos nessa?!

A relação entre iluminação e produtividade

iluminação

A relação entre as palavras “iluminação” e “produtividade” é indiscutível, já que a quantidade de luz impacta diretamente na qualidade de vida, do trabalho e das relações interpessoais. A iluminação adequada pode aumentar a produtividade, reduzir acidentes, diminuir a fadiga ocular e evitar dores de cabeça. A falta de iluminação pode resultar em fadiga ocular, cansaço, dores musculares ou dores de cabeça, o que, consequentemente, levará à deterioração do desempenho da pessoa em suas tarefas cotidianas.

A cor e a intensidade da lâmpada também estão relacionadas à produtividade?

iluminação

A resposta é: sim!

Em relação às cores:

As lâmpadas de cor azulada, também conhecidas como lâmpadas de cores frias, são capazes de emitir a mesma luz do que dias ensolarados ou muito ensolarados. Além disso, tais lâmpadas podem aumentar o desempenho no trabalho, aumentando o estado de alerta e a disposição, reduzindo a fadiga e a sonolência diurna.

As lâmpadas em tons alaranjados, também conhecidas como lâmpadas de cores quentes, tendem a criar uma sensação de conforto, por isso devem ser escolhidas para ambientes onde você deseja descansar, se sentir à vontade e relaxar.

Em relação à intensidade:

Quanto mais intensa a iluminação, mais você se sentirá em estado de alerta.

Quanto mais branda a iluminação, mais relaxado ficará o seu corpo, aumentando o estado de sonolência.

Quais as dicas de iluminação para quem faz home office?

iluminação

Investir na iluminação adequada pode gerar resultados muito bacanas na sua rotina de trabalho remoto: a maneira como o ambiente é iluminado afeta o seu humor e a sua produtividade.

O melhor de tudo é que você não precisa desembolsar grandes quantias de dinheiro para ter os benefícios de uma boa iluminação. Lâmpadas podem ser substituídas e você pode utilizar os abajures e luminárias que tem em casa, por exemplo.

Por sinal, esteja atento: às pessoas que trabalham, diariamente, em frente ao computador não precisam de luzes tão fortes, porque já existe o brilho da tela do monitor. Nesse caso, é necessário planejar bem a localização do computador para que não haja luz em excesso ou falta de luz.

Lâmpada Inteligente: o que é?

iluminação

A lâmpada inteligente é aquela que se conecta por meio da internet sem fio da residência (Wi-Fi ou Bluetooth), obedecendo aos comandos sem que haja necessidade de que você manuseie o objeto. Fruto da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), essa lâmpada é bastante utilizada pelos amantes de tecnologia. Se você optar por comprá-la, poderá executar funções como ligar ou desligar, mudar as cores, a temperatura e intensidade da iluminação.

O que eu devo considerar na hora do projeto luminotécnico?

iluminação

O projeto de iluminação mais adequado é sempre aquele que atende, da maneira mais eficiente, as suas demandas, permitindo que você exerça suas atividades do melhor modo possível. Uma dica que pode ser útil é tentar encontrar harmonia entre o aproveitamento da luz natural do local e da iluminação artificial nele instalada.

Além disso, antes de decidir sobre o seu projeto luminotécnico, responda às seguintes questões:

1)Quem irá ocupar o espaço?

2)De que forma e com que frequência o espaço será utilizado?

3)Qual tipo de trabalho será realizado?

4)A iluminação precisa ser direta?

5)Seria melhor para as tarefas que serão executadas que a luz fosse indireta?

Lâmpadas LED, lâmpadas de filamento, spots de LED, cortinas, luz indireta nas sancas de gesso: todas são opções para criar um ambiente, estimulando o seu bom desempenho e não comprometendo a sua saúde!  Por fim, não se esqueça: luz insuficiente ou luz demasiada são os dois lados da mesma moeda, ambas podem ser bastante prejudiciais!

 

       Então…

 

          Gostou das dicas de hoje?! Esperamos que sim! Agora que você já sabe o impacto da iluminação na sua produtividade, não perca tempo! Confira todos os produtos que selecionamos para você no site da Iluminim: lá não vão faltar opções para você deixar o seu ambiente perfeito para você!