Tempo de leitura: 4 minutos

Por que a iluminação para varanda é tão importante para deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou? Ao longo da vida, passamos muito tempo dentro de nosso domicílio, onde criamos memórias especiais com a família e amigos. Nesse sentido, a varanda funciona como ponto de encontro, sendo uma das áreas mais sociais da residência e, consequentemente, também uma das mais visitadas.

Por isso, é comum fazer um esforço para que ela represente um pouco da personalidade de quem mora naquela casa ou apartamento. Com iluminação, é possível garantir isso e também aumentar o conforto e a usabilidade desse espaço.

Quer aprender como? Então confira as dicas que preparamos para ajudá-lo a renovar a iluminação para varanda e deixá-la com a sua cara!

Aposte em luminárias de piso para trazer personalidade para o ambiente

Uma boa iluminação para a varanda não é apenas funcional: ela também confere caráter ao ambiente iluminado. Se você quer uma varanda diferenciada, com design e estilos inconfundíveis, luminárias de piso vão ajudá-lo a chegar lá.

Ambientes com mobiliário em cores neutras (como geralmente são as varandas) ganham muita presença ao receberem peças com bastante personalidade, como as luminárias de chão, por exemplo. Procure por um modelo que agrade a você e a toda sua família e encontre o ponto ideal para fazer a instalação.

Uma dica é distribuí-las próximo a móveis que precisam de iluminação especial, como cadeiras de leitura ou sofás. Assim, elas conseguirão cumprir sua função e também contribuirão para criar um ambiente estiloso.

Ilumine os móveis da varanda para deixá-los ainda mais bonitos

Quer criar um ambiente realmente aconchegante e acolhedor na varanda da sua casa? Então você não pode deixar de seguir essa dica. Iluminar os móveis da varanda, como bancadas de trabalho e armários, por exemplo, é uma excelente maneira de garantir que o trabalho de iluminação no local pareça profissional e seja bastante funcional.

Fitas de LED e pontos de luz com foco são os seus grandes aliados na hora de fazer isso. O ideal é sempre planejar a iluminação da marcenaria enquanto ela ainda está sendo feita para, por exemplo, embutir lâmpadas em armários e nichos. Se isso não for possível, verifique a estrutura de que dispõe e como luzes podem ser integradas para torná-la mais prática.

Explore uma paleta de cores com LEDs coloridos

Quem disse que varandas precisam ter uma iluminação neutra? Embora, como já mencionamos aqui, seja comum ter um mobiliário mais neutro nessa área da residência, são os detalhes em design e cor que você adiciona ao projeto que fazem com que ele pareça muito mais interessante. Hoje, com a popularização das luzes de LED, o custo de implementar um sistema de iluminação colorido é muito menor e cabe no seu bolso.

Controladas por aplicativo ou controle remoto, essas luzes podem reproduzir qualquer uma das cores que existem e representam muitas possibilidades. Assim, você pode aproveitar o espaço e o que ele tem a oferecer da maneira que for mais confortável. Os LEDs para varanda inspiram e são ótimos para criar decorações planejadas (caso você resolva dar uma festa, por exemplo) e tornar mais versáteis ambientes como a sua varanda.

Além disso, eles podem ser customizados de acordo com qualquer outra necessidade que possa pintar. Um jantar com os amigos vai bem com cores mais quentes, como o amarelo, o mesmo que é usado em restaurantes. São infinitas as possibilidades quando você instala lâmpadas de LED coloridas.

Ilumine pontos de destaque como canteiros e jardins suspensos

Não são apenas os armários e demais peças de mobiliário que ficam muito mais bonitos quando eles estão bem iluminados. Muito do que há na sua varanda hoje pode ter mais bossa com auxílio de recursos simples como as fitas de LED.

Os jardins suspensos, por exemplo, ficam muito charmosos com auxílio do recurso. Cada vez mais comuns em casas e apartamentos, esses jardins servem para que os moradores tenham acesso a hortaliças frescas como o manjericão, a salsinha e a cebolinha. Eles podem contribuir também para a decoração do seu espaço, e a iluminação correta com certeza ajudará nisso.

Mas fique atento: aqui as luzes coloridas não têm vez. Prefira fitas e lâmpadas no tom amarelo, que acentuam o verde das plantas que integram o seu jardim suspenso. Ao contrário do que se imagina, luzes verdes não teriam um bom efeito para o local, ofuscando o tom das plantas.

As luzes aqui, como em outros de nossos exemplos, também servem a outro propósito: o de favorecer a fotossíntese. Então, se você não tem um jardim suspenso porque a sua varanda não oferece claridade o suficiente para as plantas, considere criar um utilizando iluminação artificial como suporte.

Utilize pins deslocadores para evitar o quebra quebra

Quer mudar a iluminação da sua varanda sem precisar começar uma reforma? Não tem problema. No mercado atualmente contamos com centenas de opções para quem quer deixar a iluminação da casa diferente, mas não planeja nenhuma mudança radical.

Os pins deslocadores são acessórios que permitem criar traçados e desenhos pelas paredes e transformá-los em pontos de luz. Mas há outros recursos que têm efeito parecido de transformar a sua casa sem exigir uma reforma. Peças como as luzes de filamento são usadas com bastante frequência em varandas porque dão um charme especial para o design do espaço e cumprem bem a função de iluminar.

A iluminação da varanda é muito importante para que esse espaço possa ser utilizado com o máximo de comodidade pela sua família. Escolher lâmpadas, LEDs e outros recursos de iluminação para a sua varanda de maneira correta vai tornar o ambiente mais próximo daquilo que você sempre imaginou. Por isso, aplique as dicas que aprendeu aqui e comece agora mesmo a repensar a iluminação da sua varanda.

Gostou destas dicas de iluminação para varanda e não vê a hora de vê-las implementadas na sua casa? Queremos ajudá-lo nessa tarefa. Fale agora mesmo com um de nossos atendentes e faça o orçamento do seu projeto de iluminação!