Espaço para relaxar, cozinhar ou conversar com amigos, a varanda é um cantinho especial, principalmente para quem mora em apartamento. Com uma iluminação bem elaborada, esse local também torna-se bastante funcional e agradável.

Dependendo da iluminação, o ambiente pode transmitir calmaria ou um clima mais agitado, além de destacar as peças de decoração. Utilizando produtos de qualidade e instalados em locais estratégicos é possível valorizar e deixar a varanda do seu apartamento ainda mais charmosa e aconchegante.

Seguindo algumas dicas, você consegue deixar esse ambiente acolhedor e perfeito para momentos de distração e lazer. Neste artigo, vamos mostrar como fazer uma iluminação para varanda de apartamento na medida certa. Confira!

Dicas de iluminação para varanda de apartamento

Para deixar sua varanda mais harmoniosa e sofisticada, alguns fatores devem ser levados em consideração na hora da escolha da iluminação.

1- Escolha as lâmpadas adequadas

Escolher as lâmpadas mais adequadas para a iluminação da sua varanda é muito importante, e as de LED são ótimas para ornamentação. Seguindo as tendências do momento e com muitas opções, esse tipo de lâmpada é uma oportunidade de obter uma decoração mais criativa. Você pode pendurar um varal de lâmpadas de LED ou colocá-las dentro de vidros, por exemplo, para criar um ambiente mais intimista.

Balcões, bancadas e assoalhos de madeira também podem ser iluminados com lâmpadas de LED oferecendo clima de conforto e modernidade. Caso deseje colocar plantas na varanda, a dica é fazer um canteiro vertical e colocar fitas de LED em toda a sua extensão. Esse tipo de iluminação, quando instalado em locais estratégicos, deixa o espaço mais charmoso.

2- Atente-se para o seu estilo

Para iniciar o projeto de iluminação da sua varanda é importante definir o seu estilo de decoração. Assim, através dessa composição é possível dar personalidade ao ambiente. Veja quais móveis melhor definem seu gosto, as suas cores favoritas e determine a ideia que deseja levar para este canto da sua casa.

Do estilo luxuoso do clássico, passando pelo olhar sofisticado do contemporâneo ou o charme de ambientes campestres é possível criar um espaço único. Se você prefere um modelo mais original, pode apostar no estilo industrial. Usar cores mais fortes e móveis compactos deixa sua varanda mais despojada e criativa.

Se você gosta da beira-mar e quer trazer um pouco dessa brisa para a varanda de um apartamento, use tecidos leves e redes para descanso. Peças decorativas naturais de bambu e palha também caem bem nesse modelo mais tropical.

3- Combine a iluminação com o estilo de decoração do apartamento

A iluminação faz parte da decoração de qualquer canto da casa. Quando unimos as duas coisas temos resultados surpreendentes. Use e abuse de móveis planejados e instale nichos iluminados para pequenas peças decorativas. A dica é acompanhar o estilo de decoração do seu apartamento e definir quais móveis, cores e iluminação empregar na varanda.

4- Considere o tamanho da varanda

De acordo com o tamanho do espaço da sua varanda, você começa a pensar na decoração e nos móveis a serem adaptados. Móveis planejados ajudam a otimizar e ganhar mais espaço, além de personalizar o ambiente. Em locais muito pequenos, o interessante é usar iluminação branca para dar a impressão de amplitude.

Andarelas, pendentes e fios de LED são ótimos para compor o local. Em varandas destinadas para cozinhar é importante uma luz mais intensa. Os pendentes direcionam a luminosidade, dando destaque para a mesa ou bancada. Já para criar um espaço de descanso, utilize luz indireta que é mais confortável para a visão.

5- Aposte no uso de cores

A escolha das cores e da intensidade é fundamental para o projeto de iluminação da varanda de apartamento. Como é um espaço aberto e recebe a luz do sol, aposte em tons laranja, verde e azul. Quando optar por tons mais escuros, uma dica é pintar apenas uma parede dessa cor e o restante de branco, para não sobrecarregar o ambiente.

Para uma decoração mais descontraída, use cores vivas e alegres, como o amarelo. Estampas listradas e florais também oferecem sensação de bem-estar. Quando falamos de um estilo mais original, as cores mais fortes podem ser colocadas nos objetos de decoração.

Para uma tendência mais rústica, use tons neutros e terrosos combinando com tecidos confortáveis. Se a aposta é um ambiente mais clean e sofisticado, abuse de cores neutras e suaves. Formas geométricas também criam um ambiente mais minimalista.

Seguindo características de um espaço clássico e atemporal, as cores sóbrias como o azul-marinho, combinadas com objetos de materiais metálicos e móveis com tecidos mais pesados, deixarão sua varanda bastante luxuosa.

Muito usados no momento são os pendentes. Além de vários formatos, esse adorno também está disponível em várias cores. Use a criatividade e, de acordo com o estilo de decoração da sua varanda, escolha o que melhor se encaixa. Harmonize os pendentes usando vários do mesmo formato e de cores diferentes.

6- Pense na funcionalidade

Não é só a decoração e a iluminação da varanda de um apartamento que devem ser priorizadas na hora do desenvolvimento do projeto. Um dos principais pontos a serem observados é a funcionalidade do local. É importante analisar o objetivo daquele espaço.

Se esse ambiente será dedicado para cozinhar, por exemplo, com churrasqueira e fogões, é importante apostar em bancadas com banquetas. Dessa forma, você permite a interação das pessoas durante o processo de preparo dos alimentos. É uma maneira de deixar o ambiente mais descontraído e confortável.

Móveis planejados são ótimos para otimizar espaços e dar mais personalidade. As varandas podem ser usadas para descansar, ler, encontrar com amigos, cozinhar e se divertir. Defina seu objetivo, use sua criatividade e desfrute desse espaço que está cada dia mais em evidência, principalmente nos apartamentos.

A importância da escolha da iluminação

Para criar um ambiente confortável e harmonioso e ter uma iluminação perfeita na varanda do apartamento é muito importante a escolha das lâmpadas. Com a decoração em LED, você cria um ambiente mais moderno e agradável aos olhos. Além disso, esse tipo de iluminação para varanda de apartamento cria um espaço mais original e cheio de personalidade.

Gostou do artigo, mas ficou na dúvida de como comprar a melhor lâmpada de LED? Muitas pessoas fazem essa escolha motivadas pelo preço, porém outros fatores devem ser levados em consideração. Confira neste post quais são eles!