Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que no dia 13 de julho se comemora o dia mundial do rock? E aqui na Iluminim, sempre que pensamos em rock lembramos do show daquela banda favorita ou daquele cantor de rock cujo as músicas são sensacionais.

E você já reparou que a iluminação adequada na hora de um show faz toda a diferença? Pensando nisso, nesse blog post falaremos sobre como é feita a parte de iluminação para shows e tudo mais que você precisa saber sobre o assunto. Confere ai!

Como fazer iluminação para show?

Sabemos que o correto é que a iluminação do palco seja feita por profissionais capacitados, aliás, recomendamos isso para evitar acidentes ou coisas do tipo. Porém, saber dos princípios necessários na iluminação de um show, pode ajudá-lo a entender melhor as possibilidades e a dinâmica do espaço quando necessitar realizar uma apresentação, por exemplo.

Para todos os shows que são realizados, o projeto de iluminação é uma das partes fundamentais que devem ser realizadas, pois existem diversas demandas de artistas, diretores e equipe técnica que precisam ser atendidas pela iluminação.

Mas o que devemos considerar nesse projeto de iluminação?

Como estamos falando de iluminação para show, a iluminação escolhida pode desempenhar um papel mais exorbitante. E nessas horas para poder dar asas a criatividade, é necessário lembrar de alguns aspectos.

Antes de tudo, deve ser considerado o tipo de show que será realizado e o desempenho que a iluminação terá, assim como a posição e a intensidade das luzes. O tamanho do espaço e o número de componentes de uma banda também deve ser levado em conta. Mesmo que seja um cantor solo, este precisará da ajuda dos músicos que o acompanham e isso também deve ser levado em conta.

Esteja atento para os detalhes! Afinal, qualquer coisa que pareça trivial pode se tornar um grande problema e dificultar a apresentação, prejudicando a satisfação do público.

Sugestão de leitura: Iluminação para eventos: veja 7 dicas importantes!

Estrutura de Iluminação para Show

Para que os shows ocorram de forma tranquila, eles são sempre realizados em espaços grandes, podendo ser abertos ou fechados, devido ao grande número de pessoas que vão para assisti-los, e isso também é um fator importante no projeto de iluminação.

Sendo o palco o maior foco de atenção, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente por conta da escolha dos equipamentos e de como serão posicionados.

Sempre pense nos seguintes aspectos:

  • Visibilidade – As luzes devem permitir que as pessoas vejam quem está no palco;
  • Foco – Sempre haverá necessidade de chamar atenção do público para algo ou algum ponto específico;
  • Clima – A luz baixa pode produzir uma atmosfera noturna ou a luz mais brilhante pode produzir uma atmosfera festiva;
  • Projeção – é possível colocar imagens, vídeos e até formas no centro ou ao redor do palco;
  • Efeitos visuais – utilização de luzes coloridas e lasers para causar sensação dramática de movimento e dar vida ao show.

A iluminação em si é uma forma de arte e requer todo conhecimento técnico e estético para usá-la da melhor maneira.

Equipamentos de Iluminação

No projeto de iluminação para shows, os equipamentos devem ser cuidadosamente selecionados, para que cumpram com seu papel e sejam funcionais durante toda a apresentação.

Uma boa estratégia para criar movimento e influenciar as tarefas realizadas durante o show, são os painéis de LED. Claro, também depende muito do estilo de música apresentado, porém, a coordenação das luzes e sons é essencial para obter incríveis resultados.

Podem ser utilizados, presos a uma barra de ferro no teto, pares LED e mini movings head em sequência, para obter a possibilidade de direcionar o foco de luz, tendo uma iluminação de cima para baixo. Além disso, com esse equipamento, é possível usar a criatividade e fazer desenhos de luz na parede que incrementem a apresentação do artista na hora do show.

Refletores ou canhões de LED nas pontas do palco direcionados para a banda ou até mesmo para a plateia, podem criar um efeito cênico bacana além de auxiliar na iluminação geral do ambiente. Um ponto importante também é dar atenção à iluminação da plateia. Como dito anteriormente, as pessoas que irão assistir ao show precisam ter uma boa visibilidade do palco e do ambiente ao seu redor, caso contrário, o ambiente ficará escuro e o público sem poder apreciar a sua banda da maneira que gostaria.

Leia também: 5 dicas de iluminação para vídeo com LEDs

Use LED na iluminação para shows!

Os LEDs são uma excelente opção para iluminação de palco e sua eficiência é cerca de dez vezes a do fio de tungstênio. Isso significa que a quantidade de eletricidade que produz o mesmo brilho é dez vezes menor. Eles podem durar milhares de horas, emitem menos calor e têm custos mais baixos de fabricação e substituição.

E nesse caso, a Iluminim é uma ótima solução, já que temos o atendimento personalizado, nossos produtos são diversificados e ainda temos preços super acessíveis. Portanto, se você estiver em busca dos melhores itens para iluminação de shows, não perca tempo e corre para conhecer nossos produtos e a loja virtual da Iluminim!