Tempo de leitura: 3 minutos

Além do aspecto funcional, a iluminação para quarto deve proporcionar um ambiente aconchegante, que facilite o descanso e o relaxamento no cômodo. A luz também exerce uma função decorativa, sendo uma importante aliada para compor cenários, despertar sensações e criar diferentes ambientes.

Ao planejar a iluminação para quarto, você deve considerar o tamanho do cômodo, a disposição dos móveis e janelas o estilo desejado — romântico, moderno, retrô, industrial, infantil. Tais aspectos são fundamentais para definir a quantidade e os modelos das luminárias que serão utilizadas, o melhor posicionamento e também a lâmpada ideal para cada caso.

Para fazer boas escolhas, confira nossas 5 dicas e garanta uma iluminação para quarto eficiente e criativa. Acompanhe o texto!

1. Acerte na temperatura da cor

Para que o quarto seja um ambiente acolhedor e próprio para o repouso, o melhor é apostar em lâmpadas de luminosidade amarelada e de menor intensidade. Além de criar uma sensação de conforto e segurança, a cor quente também contribui para a regulação do sono, enviando ao organismo a mensagem de que é hora de dormir.

2. Faça uma composição com luz direta e indireta

Um dos diferenciais de uma boa iluminação para quarto é o uso da luz direta e indireta. Tal composição cria nuances para o ambiente, sendo fundamental para destacar objetos e ressaltar elementos decorativos.

A luz indireta garante uma iluminação mais uniforme e suave, funcionando como uma luz de ambientação. Já a iluminação direta, além da função decorativa de evidenciar detalhes e objetos, pode ser usada na cabeceira da cama para possibilitar momentos de leitura e estudo.

3. Escolha luminárias e pendentes de acordo com o estilo do quarto

Antes de comprar luminárias e pendentes, é fundamental compreender os diferentes usos do quarto, suas necessidades de iluminação e quais são as opções mais adequadas e proporcionais para o tamanho do cômodo. Além disso, sua escolha deve dialogar com o estilo do quarto e com o mobiliário.

Confira algumas opções: 

  • paflon: ideal para a iluminação geral do quarto, pois proporciona uma iluminação difusa e agradável;
  • abajur: além de ser um item decorativo, é uma fonte de luz direta que facilita a leitura e o trabalho no quarto;
  • pendente: esse tipo de luminária pode ser usado como um abajur suspenso, posicionado ao lado da cabeceira da cama. Por ficar suspenso, otimiza o espaço, além de complementar o design do quarto;
  • lustre: usado para iluminação geral, traz mais sofisticação para o ambiente, além de criar um clima romântico. Fique atento para que ele seja proporcional ao cômodo e à altura do pé-direito;
  • arandela: traz um charme a mais para as paredes do quarto, estando disponível em diferentes modelos;
  • pisca-pisca: ideal para quartos infantis, essa peça pode ser instalada ao redor da cabeceira da cama ou nas paredes do cômodo;
  • spot: a iluminação feita com spots é ideal para destacar objetos, quadros e estantes. Também pode ser usado embutido, sendo então empregado para iluminação geral.

4. Aproveite a iluminação natural

Além de deixar o ambiente mais alegre e aconchegante, a entrada da luz do sol traz benefícios para a saúde e o bolso, já que proporciona economia de energia.

Deixar as janelas abertas durante o dia; usar cortinas que favoreçam a entrada de luz, como persianas do tipo rolô ou sanfonadas; evitar bloquear janelas e passagens de luz com móveis e instalar espelhos em frente à janela são formas de deixar o ambiente mais iluminado e saudável.

5. Invista em lâmpadas econômicas

Um projeto de iluminação para quarto também deve garantir economia. Investir em lâmpadas de qualidade e com baixo consumo de energia é fundamental.

Mais do que o preço da lâmpada, preze pelo custo-benefício, o que inclui tempo de vida útil, consumo energético e eficiência. A tecnologia LED é a melhor opção, pois oferece, além da versatilidade, boa eficiência luminosa, baixo consumo e maior vida útil, que varia entre 15 mil e 40 mil horas.

Agora que você já sabe como planejar a iluminação para quarto, fique por dentro de todas as nossas dicas de iluminação assinando nossa newsletter.