A prática de esportes pode ocorrer tanto durante o dia quanto na parte da noite, tanto em áreas abertas quanto fechadas. No entanto, ao projetar ginásios, campos e outros espaços para se fazer exercício, a iluminação para quadra é um dos aspectos fundamentais. Ela precisa ser feita na medida certa, pois também é uma questão de segurança para quem pratica exercício físico no local.

Fazer com que o ambiente seja bem iluminado e agradável é mais estimulante e seguro. Portanto, produzir a luminosidade certa pode influenciar bastante no desempenho dos atletas. A iluminação deve ser feita para ser uniforme, sem ofuscar a visão e produzindo o mínimo de sombras possível.

Para esclarecer suas dúvidas sobre a iluminação para quadras, acompanhe o conteúdo e descubra como funciona!

Há regras de lâmpadas para cada tipo de esporte?

Em cada modalidade e categoria de prática esportiva é necessário um tipo de iluminação que pode ser amadora, profissional, recreativa e outros. Ou seja, a intensidade e níveis de iluminação são diferentes para garantir maior desempenho. Nesse sentido, é preciso avaliar as condições e qual a finalidade da quadra, para calcular com base na unidade de medida lux (lx) — e esse cálculo se chama iluminamento.

A regra mais importante é que a iluminação cubra toda a área da quadra, principalmente se houver a prática noturna de exercícios no local. Deve-se observar também detalhes como o tamanho do local, por exemplo. Uma quadra de tênis precisa de cerca de 4 pontos de iluminação, enquanto um campo de futebol necessita de 6 ou 8, dependendo do tipo de poste e refletores usados.

Qual a importância de uma iluminação adequada nesse ambiente?

Cumprir com os aspectos técnicos é essencial para garantir a segurança de quem pratica atividade física nesses espaços. Por se tratar de exercícios físicos em que podem ocorrer acidentes, a iluminação adequada é uma questão de segurança. Além disso, é claro, ajuda a ver com clareza todos os movimentos e melhora o desempenho dentro da quadra.

Quando não é bem planejada, a iluminação pode atrapalhar os atletas e afetar o que eles fazem no espaço. Nesse sentido, a criação do projeto luminotécnico para quadras deve contemplar alguns quesitos básicos no momento do planejamento, considerando pontos como:

  • o contraste produzido pela luz;
  • a ausência de ofuscamento;
  • a visibilidade;
  • o estado de adaptação do olho e conforto;
  • o tamanho dos objetos em quadra;
  • a velocidade em que o esporte é praticado.

Como funciona a iluminação de quadras poliesportivas, campos e ginásios?

Os diferentes tipos de espaços pedem projetos de iluminação variados, pois cada um deles tem características próprias. Os ginásios são locais fechados e para iluminá-los o projetista precisa perceber as dimensões da área de jogo, considerar as arquibancadas e outros pormenores.

Para fazer um cálculo mais preciso, calcule 1/3 da lateral da quadra para estabelecer a altura dos postes, que podem ter entre 6 e 25 metros. Assim, também é preciso conferir a potência da lâmpada e outros pontos de acordo com o tipo de quadra.

Enquanto isso, os campos abertos precisam de outro tipo de iluminação, pois ficam expostos a outros fatores externos. Já as quadras poliesportivas também pedem tipos de lâmpadas específicos, com temperatura de cor, quantidade de lúmens e reprodução de cor que atendam às necessidades do lugar. O mais importante é que as luzes sejam espalhadas de forma homogênea, sem atrapalhar os atletas.

Como são iluminados os grandes estádios de futebol?

A claridade ideal é determinante para a performance dos jogadores nos grandes estádios de futebol. Tanto a iluminação vertical quanto a horizontal devem ser minimamente projetadas, de modo que não atrapalhem a visão dos atletas.

Por isso, a iluminação vertical é feita com a instalação de cerca de 4 a 8 refletores LED com lâmpadas de 200W em postes de 25 metros. Porém, também podem ser postes de 20 metros de altura e a instalação de lâmpadas de 1000W. Na iluminação horizontal, é preciso mais ou menos 300 lx para evitar sombras indesejadas.

Em relação à temperatura de cor, é mais recomendável que elas sejam frias, com temperatura que tenham em média 6.500K. Dessa maneira, o campo de futebol recebe a claridade perfeita para que entregue uma boa visibilidade, sem excessos que possam incomodar ou ofuscar a visão dos jogadores.

Por que usar as lâmpadas de LED em quadras?

A iluminação com LED é a mais recomendável em qualquer ocasião, desde a iluminação residencial até o ambiente corporativo, e não seria diferente para quadras e campos de atividade física. A economia gerada pelo uso de lâmpadas LED é ainda mais evidente nesses locais, uma vez que costumam consumir uma grande quantidade de energia pela extensão da iluminação.

Por isso, escolher lâmpada de LED proporcionará uma grande economia aliada à sustentabilidade, pois elas são muito mais duráveis e não possuem elementos tóxicos que poluem o meio ambiente. A durabilidade é outro fator determinante, pois esse tipo de luz pode durar décadas, com uma vida útil muito maior que as antigas lâmpadas incandescentes.

A baixa emissão de calor é outro fator de extrema importância, principalmente nesses espaços de prática de atividade física. Com menor consumo e mais eficiência, optar pelo LED é a decisão mais inteligente a se tomar, com maior conforto visual e custo-benefício.

Como comprar refletores para quadras?

O mercado tem muitas opções de refletores para compra. Contudo, conhecer as marcas e tipos do produto é primordial para não errar na escolha, pois isso é decisivo para o desempenho da iluminação nas quadras. Os ambientes que contam com refletores e lâmpadas LED conseguem ter mais eficiência, e ainda contam com maior durabilidade, uma economia considerável em energia elétrica e custo acessível.

Se você não sabe encontrar os melhores produtos e deseja fazer a iluminação para quadras, saiba que a Iluminim conta com linhas completas de itens que garantirão a segurança e luminosidade adequada. Com linhas de produtos que garantem design, inovação, tecnologia e máxima eficiência, a loja tem alternativas perfeitas para a sua iluminação.

Ainda está com dúvidas sobre como fazer a iluminação para quadra? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre o assunto!