Tempo de leitura: 5 minutos

A iluminação para prédios é um ponto importantíssimo para os condomínios, pois ajuda na prevenção de vários problemas, como o aumento do risco de acidentes e falhas na segurança das unidades. Isso significa que os principais cuidados com o bem-estar dos moradores ou dos usuários depende diretamente de uma boa luminosidade em todos os pontos das áreas externas.

Além disso, a iluminação tem um impacto direto na criminalidade, como vários estudos já comprovaram e como a nossa própria experiência cotidiana nos mostra. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então leia este artigo!

Quais fatores podem orientar a iluminação de uma fachada?

Estrutura do imóvel

A estrutura do imóvel deve balizar a escolha da iluminação da fachada. Afinal, em vários prédios, as unidades ficam muito próximas uma da outra e as janelas podem estar posicionadas perto de pontos de luz. Isso pode ser bastante prejudicial ao sono e ao bem-estar dos moradores.

Localização

Algumas prefeituras estabelecem regulamentações muito rígidas em seus Códigos de Posturas quanto à iluminação de fachadas. Por isso, você deve procurar um profissional especializado, capaz de explicar todo o processo de regulamentação e evitar multas.

Decoração

Por fim, não podemos deixar de falar que a iluminação para prédios também envolve uma harmonização com a decoração das áreas externas. Por exemplo, imagine um prédio bem moderno, com bastante vidro, aço e alumínio. Esses materiais são altamente reflexivos. Assim, uma iluminação muito forte pode gerar reflexos bastante incômodos para a vizinhança, causando problemas no futuro.

O que avaliar na hora de escolher uma lâmpada de LED para a fachada?

A escolha do tipo de lâmpada influenciará bastante a qualidade do seu projeto para a fachada, pois esse dispositivo é imprescindível em muitos aspectos, como os que listamos a seguir.

Segurança

Todos nós sabemos que os bandidos evitam assaltar lugares bem iluminados. Desse modo, se as suas lâmpadas forem potentes e nítidas, haverá uma inibição maior de ações maliciosas. Além disso, elas facilitam o trabalho das câmeras de segurança, que poderão captar imagens muito mais nítidas e fiéis.

Para quem tem crianças ou animais, uma boa intensidade de luz também ajuda a reduzir o número de acidentes domésticos, como quedas. Há várias opções de LED que oferecem luz na cor branca fria, a melhor para ressaltar as nuanças do ambiente.

Estética

Muitas vezes, o jogo de iluminação por si só é responsável por trazer uma revolução estética para a sua fachada. Feito por profissionais capacitados, ele consegue criar efeitos que mexem com os sentidos de quem está observando essa área do prédio. No mais, ele pode ser utilizado para valorizar algum aspecto muito importante da fachada, como pinturas, esculturas, portas etc.

As lâmpadas de LED são únicas nesse sentido. As antigas opções tradicionais, como a fluorescente e a incandescente, normalmente vêm em modelos bastante limitados. Assim, não oferecem muita versatilidade para os usuários. As de LED, por outro lado, são construídas em várias formas e cores. Desse modo, você terá muitas opções para incluir no seu projeto.

Quais são os melhores acessórios para a iluminação de prédios?

Refletores

Os refletores oferecem um aproveitamento maior da irradiação luminosa de uma lâmpada. Geralmente, são elaborados com foco na utilização em ambientes externos, como as fachadas e estacionamentos. Assim, contam com uma potência muito maior do que as lâmpadas tradicionais.

Por exemplo, enquanto uma luminária de LED comum entrega no máximo 25W, um refletor pode ter mais de 100W. Desse modo, você pode melhorar bastante a nitidez das imagens da sua fachada nas câmeras de segurança, além de a própria iluminação coibir a ação de bandidos.

Além da alta potência, o refletor apresenta uma estrutura especial para que praticamente todos os raios de luz sejam transmitidos ao ambiente. No seu revestimento interno, há um material reflexivo que absorve o mínimo de energia luminosa.

Arandelas

As arandelas são uma espécie de luminária instalada lateralmente nas paredes e muros. É uma opção muito versátil e inovadora para quem busca uma iluminação diferenciada. Na fachada dos prédios, ela poder ser utilizada como um elemento de harmonia e destaque em relação aos muros e à própria construção.

Conheça alguns modelos de arandela que podem interessá-lo:

  • madeira — algumas opções mais rústicas podem dar um tom retrô à sua fachada, pois são feitas com madeiras de reciclagem obtidas de móveis antigos. Porém, o tipo mais popular são as arandelas modernas de material bem polido e trabalhado;

  • metal envelhecido — com esse material, você também pode aproveitar para criar uma decoração rústica, pois as suas tonalidades lembram bastante a cor das panelas e ferragens das casas dos nossos avós;

  • alumínio e aço inoxidável — ao usá-los, o visual se torna futurista, uma vez que esses são os materiais considerados “do futuro”. Acredita-se que, daqui a alguns anos, eles serão predominantes na arquitetura global.

Balizadores

Os balizadores são aqueles focos de luz instalados no chão. Eles fornecem uma iluminação bastante diferenciada, pois, ao contrário da tradicional, ela não é direcionada de cima para baixo. Na verdade, a direção é oposta. Isso dá um aspecto de sofisticação à sua faixa, pois demonstra que houve realmente um profissional responsável pelo projeto de iluminação, além de sair do senso comum.

A grande vantagem desse tipo de acessório é a versatilidade: você pode inseri-lo dentro de lagos artificiais, jardins, no piso etc. Também é possível planejar desenhos e formas para fazer com o conjunto de lâmpadas.

Espetos

Os espetos são exatamente o que o nome diz, mas eles contam com uma lâmpada em uma das suas extremidades. Eles podem ter várias formas, modelos e alturas. São instalados especialmente nos jardins que compõem a fachada de uma casa.

Apesar de iluminarem bem, alguns deles são decorativos, portanto, precisam se integrar perfeitamente ao seu projeto arquitetônico. Mas também há opções funcionais, que funcionam como spots normais, mas são instalados diretamente no solo com a extremidade afiada do equipamento.

Com essas dicas de iluminação para prédios, você será capaz de criar um projeto bastante funcional e esteticamente bonito. Esses dois critérios são a chave para o sucesso de qualquer projeto de arquitetura e decoração. Portanto, no caso das fachadas, deve-se buscar ressaltar o seu design ao mesmo tempo que se preocupa com a segurança. Hoje em dia, sabemos que a iluminação é imprescindível para ressaltar esses aspectos. 

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos de arquitetura? Então, confira o nosso site!