Para que um evento seja um sucesso, há muitos aspectos que devem ser considerados. O local onde será realizado, os comes e bebes, o som, a decoração e mais uma infinidade de pequenos detalhes. Entretanto, você já parou para pensar em como seria a iluminação para eventos?

Cada festa tem as suas especificidades, e elas devem ser levadas em conta na hora de montar o projeto de iluminação. Ao planejar como iluminar, lembre-se de que deve ornar com o restante do evento, senão, poderá até mesmo arruinar a experiência proposta. Ao iluminar da forma certa, se cria uma atmosfera que interfere diretamente em como as pessoas vivenciarão aquele momento.

Confira a seguir um pequeno checklist do que você deve fazer para acertar na iluminação para eventos!

1. Considerar o tema do evento

Esse é um ponto fundamental para não utilizar uma iluminação imprópria. As luzes usadas em uma palestra não serão as mesmas de uma festa de casamento, por exemplo. Considerar o tipo de evento e estilo será o melhor guia para determinar quais serão os tipos de luminárias e lâmpadas, bem como as cores que serão aplicadas.

Apostar em iluminações diferentes em cada parte do evento também é uma excelente alternativa. Assim, é possível empregar uma iluminação diferente em pontos altos do evento ou para que os convidados percebam a mudança durante a abertura, encerramento e outros momentos importantes. Desse modo, o público poderá diferenciar cada parte, e é exatamente esse o intuito do projeto luminotécnico.

2. Planejar o posicionamento da iluminação de eventos

Os pontos em que serão instaladas as luminárias, holofotes e outros itens de iluminação também devem estar bem definidos. A localização é de extrema importância, já que assim serão iluminadas as áreas certas, inclusive as iluminações de destaque. Além disso, o posicionamento certo das luzes evitará o desconforto visual, como aquela luz mal localizada que é emitida diretamente nos olhos dos convidados.

Deve-se levar em conta também objetos refletores como espelhos e vidros, para não atrapalhar o ambiente que deveria ser criado com a iluminação. Reconheça os locais que precisam ser mais iluminados, as áreas de iluminação especial (como um palco ou pista de dança, por exemplo) e outras particularidades do evento para colocar as luminárias nos lugares certos.

3. Combinar a iluminação e a decoração

Às vezes pode não parecer, mas a iluminação é o arremate final para criar o ambiente do evento em conjunto com a decoração. As luzes e a ornamentação devem ser complementares e não destoar uma da outra, para que a ideia inicial seja respeitada.

O sistema de iluminação deve ser condizente com o tema do evento, pois isso é essencial para a ambientação. Verifique se é preciso uma iluminação direta ou indireta, com tom mais quente ou frio, se é possível usar luzes coloridas e outras questões.

4. Sincronizar a iluminação com o som

As luzes também são um elemento decorativo, e trabalhar a iluminação juntamente ao som entrega um resultado incrível. Iluminar no mesmo ritmo e em sincronia com as músicas dá um ótimo resultado. Para entregar esse dinamismo, a mistura de tipos de iluminação é a melhor escolha. Entre eles é possível utilizar:

  • refletores;
  • laser;
  • facho de luz;
  • moving head;
  • strobo;
  • globos de luz.

A utilização dos equipamentos para sincronizar música e iluminação entrega uma experiência mais imersiva e marcante. A criação de efeitos que seguem o estilo musical deixa uma atmosfera que incentiva os convidados a participarem mais, dançando nas músicas mais animadas ou acalmando nas canções mais lentas.

5. Usar a iluminação para preencher espaços vazios

Não há nada pior que áreas que ficam esquecidas, no escuro e sem nenhum tipo de decoração ou iluminação. Existem muitas maneiras de aproveitar esses espaços vazios e deixá-los mais iluminados. Observar esses locais e encontrar formas de melhorá-los faz com que o evento seja mais atrativo, visto que as áreas vazias deixam um aspecto negativo.

Canhões de luzes são boas saídas nesses casos, pois podem projetar as luzes em paredes vazias e criar efeitos diferentes. Eles podem apontar para as áreas de baixo para cima ou na diagonal, o que deixa um facho de luz no local. A iluminação cênica é uma ótima maneira para que o lugar fique harmonioso e que valoriza a decoração.

6. Utilizar itens de iluminação de qualidade

Já imaginou se algum dos equipamentos para de funcionar em meio ao evento? Isso resultaria em um desastre, uma vez que a iluminação ficaria comprometida. Nesse sentido, a escolha dos itens é de extrema importância. Se os itens não tiverem qualidade, a probabilidade de que ocorram falhas é maior. 

Conhecer a procedência de tudo o que será utilizado também é primordial, porque estará envolvendo a segurança de todos que estarão presentes. Ou seja, a definição dos equipamentos deve ser uma das prioridades. São muitos os tipos de luminárias e itens de iluminação que podem ser usados, então a escolha precisa ser feita de forma que evite contratempos. Além, é claro, de sempre contar com profissionais capacitados para fazer as instalações.

7. Optar por lâmpadas LED

Não é mais nenhuma surpresa que as lâmpadas LED são as melhores opções para qualquer tipo de iluminação. Elas garantem uma boa luminosidade consumindo pouca energia elétrica quando comparadas com outros modelos, como as fluorescentes e incandescentes. As vantagens são múltiplas, entre elas:

  • maior eficiência;
  • mais econômicas;
  • mais opções de modelos e tipos;
  • baixa emissão de calor;
  • mais sustentáveis;
  • alta durabilidade;
  • baixa voltagem;
  • grande variedade de cores.

Utilizar lâmpadas LED apresenta diversos benefícios. A escolha por esse tipo de iluminação ocorre por ser justamente a mais vantajosa. O LED tem a capacidade de transformar o espaço, principalmente quando o projeto luminotécnico está bem-feito. Entretanto, como foi apontado no item anterior, é preciso contar com produtos de qualidade de uma loja especializada.

Nesse caso, a Iluminim é uma ótima pedida, já que tem o atendimento personalizado, seus produtos são diversificados e ainda têm preços acessíveis. Assim, quando estiver planejando a iluminação para eventos, saiba que pode contar com a experiência da loja que já está consolidada no mercado de iluminação.

Pode lhe interessar: Conheça 8 tipos de iluminação e suas funcionalidades!

Está em busca dos melhores itens para fazer a iluminação do seu evento? Então, não perca mais tempo e conheça os produtos na loja virtual da Iluminim!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert