Tempo de leitura: 4 minutos

iluminação para estacionamento externo é um ponto essencial a ser observado em todo projeto de construção ou reforma residencial. Afinal, trata-se de algo determinante para evitar acidentes e, principalmente, garantir a segurança de seus bens contra a ação de ladrões.

Para garantir esses benefícios, é preciso investir em um bom projeto e equipamentos de qualidade. Caso contrário, a dor de cabeça no futuro é certa. Quer conhecer algumas dicas que vão facilitar sua vida? Acompanhe nosso post!

Quais tipos de lâmpada utilizar?

Como as garagens dos condomínios costumam ter espaços muito amplos, a potência das lâmpadas deve ser bastante alta. Isso tem um impacto significativo na conta de luz, pois haverá um aumento do consumo.

Da mesma forma, serão necessárias trocas constantes de equipamentos. Além de representar custos adicionais, a iluminação da garagem pode ficar suspensa enquanto não for feita a troca.

Por isso, as lâmpadas incandescentes devem ser evitadas, ao passo que as fluorescentes também não apresentam o melhor custo-benefício — apesar de serem mais eficientes. A maioria dos profissionais tem optado por incluir o LED em seus projetos, pois são as opções mais duráveis e econômicas.

Há os modelos de luminária pública com potência de 150 W, que têm sido adquiridos até mesmo por prefeituras, para a iluminação de vias. Além disso, deve-se escolher uma lâmpada de branco frio, que é diferente das incandescentes ou de outros tipos que emitem um brilho amarelo.

Assim, é possível iluminar e realçar melhor os contrastes, uma vez que isso facilita a visualização de qualquer movimento estranho tanto pelas câmeras de segurança quanto pelos vigilantes.

Qual é a melhor opção de LED?

Os refletores para estacionamento são utilizados para aumentar o poder de iluminação, pois focalizam os raios de luz em determinada direção. Para tanto, a superfície interna é coberta com uma série de estruturas reflexivas, evitando que parte da luz seja absorvida pelo próprio equipamento.

Uma infraestrutura de refletores pode ser instalada em vários pontos, com a finalidade de oferecer uma cobertura de iluminação à garagem por completo. Além disso, alguns modelos atuais estão trazendo inovações tecnológicas focadas na economia e na sustentabilidade.

Existe a possibilidade de acoplar células de energia fotovoltaica (solar) para carregar baterias internas, por exemplo. Assim, parte da eletricidade utilizada pelo equipamento durante a noite terá sido produzida por ele mesmo. Com um objetivo semelhante, é possível instalar o refletor com sensor de presença, o qual só é ativado quando há uma movimentação ao seu redor.

As luminárias próprias para garagens de prédio, por outro lado, não têm esse feito focalizador dos raios de luminosidade, portanto oferecem uma luz mais difusa. Geralmente, seu objetivo é mais estético, sendo que ela não é muito utilizada como estratégia de segurança.

Nada impede que ambos os tipos de LED estejam no mesmo projeto. Antes de iniciar a instalação, uma boa equipe fará o cálculo de iluminação do estacionamento para garantir a uniformidade da cobertura. Os refletores serão posicionados de forma a clarear lugares que precisem de mais atenção, enquanto as luminárias terão um papel complementar (principalmente nas regiões onde circulam pessoas).

Quais são as melhores dicas de iluminação para estacionamento?

Um projeto realizado por uma equipe especializada é a melhor forma de garantir a segurança das áreas externas, pois todos os detalhes da iluminação são planejados com muito cuidado. Afinal, é preciso pensar em vários fatores, como:

  • potência dos equipamentos: que deve ser calculada tendo em vista a área do estacionamento para garantir a uniformidade da cobertura;
  • avaliação dos pontos de sombra e reflexão: é possível que árvores e muros gerem lugares escuros. Os assaltantes de residências passam dias avaliando o local da ação e podem encontrar furos de segurança. Além disso, é importantíssimo avaliar se há alguma superfície de reflexão na garagem, uma vez que os apartamentos podem ser prejudicados com o excesso de luz durante a noite;
  • estética: alguns modelos de luminárias para estacionamento podem não se adequar à arquitetura da construção.

Esses e outros aspectos são avaliados em um projeto, o que permite um maior êxito na sua estratégia.

Faça o dimensionamento adequado da rede elétrica

Um dos grandes erros na hora de instalar a iluminação na garagem é contratar empresas ou profissionais amadores. Nesse tipo de projeto, é preciso ter bastante conhecimento das técnicas de engenharia elétrica para evitar reduzir a potência da corrente que passa por cada refletor.

É muito comum que a pessoa compre a lâmpada mais potente, mas obtenha uma iluminação fraca. O modelo de 220 V pode não funcionar bem em uma rede de 127 V sem uma fonte chaveada, por exemplo. Se os conectores das lâmpadas forem instalados em série (em vez de paralelamente), você também não terá sucesso.

Portanto, é preciso planejar todos os detalhes, como:

  • diâmetro dos fios;
  • instalação de fontes;
  • necessidade de dissipadores de energia;
  • arranjo dos circuitos etc.

Assim, evitam-se também problemas que possam gerar acidentes, como curtos-circuitos.

Integre a iluminação para garagens de prédios com câmeras de segurança LED

Por fim, se o seu objetivo for a segurança, é imprescindível contar com um bom sistema de vigilância eletrônica. Somente a presença de câmeras já é capaz de inibir a ação de bandidos, pois eles preferem locais onde tenham menos chances de serem flagrados.

Além disso, tal medida pode ajudar na identificação dos culpados por qualquer tipo de infração, pois as filmagens servem como provas em investigações policiais. Nos condomínios, as câmeras são úteis também para evitar o descumprimento de regras pelos moradores.

Escolha bons fornecedores

De todas as dicas, essa é a mais importante. Quando se trata das lâmpadas e dos equipamentos elétricos, há muitas marcas de baixa qualidade no mercado, que descumprem as normas de segurança e qualidade nacionais ou internacionais. Assim, um refletor que deveria durar anos queima em apenas alguns meses.

As melhores lojas oferecem sempre uma garantia prolongada e produtos certificados pelo Inmetro. Desse modo, você não precisa se preocupar com sua garagem por muito tempo!

Com as dicas acima, você terá uma iluminação para estacionamento muito mais eficiente, barata e sustentável, sendo que a segurança de sua família e seus bens estará garantida. Você verá que não há ações mais simples do que essas para coibir furtos, roubos ou outros crimes em sua propriedade.

Quer saber a importância da iluminação para outros tipos de projeto? Então, aprenda como fazer um incrível projeto para supermercados!