Nos últimos anos, as barbearias foram completamente redesenhadas no imaginário do público, adquirindo assim um novo formato. Eles se tornaram espaços mais buscados pelas pessoas, e a razão é muitas vezes vai além de aparar a barba: são lugares de interação, relaxamento e entretenimento.

Não é segredo para ninguém que a iluminação é uma das coisas que torna qualquer ambiente aconchegante e confortável e ainda pode ajudar a realizar o trabalho da melhor maneira. Por isso, na hora de planejar a iluminação para barbearia apenas algumas lâmpadas ou uma iluminação central podem não bastar para atingir o objetivo. Em qualquer tipo de negócio, é importante lembrar que um ambiente deve ser iluminado corretamente.

Pensando em ajudar o leitor a conseguir cada vez mais clientes, ou até mesmo manter-se informado, preparamos um texto que vai ajudar você na hora de pensar na iluminação para barbearia.

Neste post você verá:

Sobre a iluminação para barbearia

Desde o começo da última década isso começou a mudar aos poucos: as barbearias começaram a importar o estilo das barbershops gringas; primeiro ao aumentar a estrutura física e usar artigos vintage como lâmpadas de filamento, lâmpadas tubulares e muita iluminação em tonalidade branco quente. Neste momento, a barba como elemento do estilo pessoal fez um retorno triunfante que não era visto desde o fim do Século XIX.

A partir daí a iluminação é considerada um elemento principal para uma barbearia de sucesso.  É algo que traz vida ao local e causa boa impressão, podendo aumentar o seu número de clientes.

Com certeza você deve ter ouvido a frase: “A primeira impressão é a que fica”. Nesse caso os detalhes devem ser priorizados para sempre causarem boa impressão aos clientes, até porque, sabe-se que a iluminação também influencia no humor. Um cliente não vai querer permanecer em um local em que a luz esteja baixa demais ou estourada demais e o faça se sentir desconfortável, certo?

Portanto aqui vão alguns pontos importantes!

Iluminação artificial x iluminação natural

Existe uma grande diferença entre os dois tipos de iluminação de barbearia, e a escolha depende da disponibilidade do ambiente. Em primeiro lugar, escolher a iluminação natural parece ser a melhor solução, porque além de ser mais económica, é mais bonita e confortável para os olhos.

No entanto, nem todo espaço pode fazer bom uso da luz natural. Se o espaço for bem aberto e pegar sol em algum dos turnos do dia, explore totalmente as janelas. No entanto, se este não for o seu caso, precisamos conversar sobre como construir uma boa iluminação artificial em sua barbearia.

Nessas situações, a única opção é recorrer a lâmpadas que possam proporcionar uma boa iluminação no ambiente sem prejudicar a visão dos clientes ou profissionais.

Usar lâmpadas LED é uma boa escolha porque são econômicas, duráveis ​​e estão no mercado há muito tempo. Além disso, não aquecem o meio ambiente porque são lâmpadas frias e, portanto, emitem menos calor.

Tipos de Iluminação

Como dito anteriormente, as lâmpadas LED são consideradas as mais modernas em termos de iluminação. Seu índice de reprodução de cor é de cerca de 0.99, o que significa que 90% da iluminação dentro dos ambientes é semelhante à luz do dia.

São considerados amigos do ambiente porque têm uma vida útil mais longa e consomem muito pouca energia. Eles podem ser usados ​​para destacar objetos ou espaços específicos, como bancadas profissionais ou balcões corporativos.

  • Luminária para barbearia:
    As lâmpadas podem ser feitas dos mais diferentes materiais (polipropileno, vidro, acrílico, etc) e cada um produzirá efeitos diferentes. O indicado é você testar com antecedência para saber qual o melhor produto para o seu espaço e como irão reagir de sua própria maneira na iluminação do ambiente. Plafons e spots são muito utilizados para iluminação geral dos espaços.

  • Lustres e Pendentes para barbearia:
    Por seguir um estilo retrô ou moderno, as barbearias adotaram os lustres e pendentes como uma opção de iluminação, que acaba ornando com a decoração do ambiente. Modelos de pendentes aramados, com cúpulas e industriais fazem muito sucesso como iluminação central ou até mesmo destaque de algum ponto decorativo do ambiente.

  • Lâmpadas para barbearia:
    As lâmpadas LED mais utilizadas para barbearias são as lâmpadas vintage e as lâmpadas tubulares, que também ajudam a complementar um estilo mais retrô ao espaço. Há também aqueles que gostem das lâmpadas bolinhas ao redor do espelho para clarear o espaço de trabalho.

  • Refletor para barbearia:
    Sim, os refletores também são muito utilizados em barbearias. Nos espaços externos costumam fazer parte da iluminação das fachadas e letreiros dos estabelecimentos. Nos espaços internos também podem ser utilizadas caso o ambiente seja muito escuro ou não haja outra opção de iluminação.

Dicas de Iluminação para barbearia

Além das informações anteriores, veja mais algumas dicas que você precisa prestar atenção ao implementar uma boa iluminação para uma barbearia:

Iluminação ideal para barbearia

O trabalho de iluminação deve sempre buscar resultados semelhantes à luz do dia. Este é o ponto para tornar a iluminação confortável e mais bonita, sem criar sombras desnecessárias ou realçar coisas que você não precisa.

Tons de temperatura mais adequado

O tom branco frio (azulado) é o mais adequado para a visualização do espaço e das cores do ambiente. No entanto, o tom branco quente (amarelado) proporcionam uma sensação de relaxamento e boas-vindas. Recomenda-se aplicá-lo ao espaço ou objeto a ser destacado.

Posicionamento das lâmpadas dentro da barbearia

Aqui a dica é utilizar as lâmpadas na vertical, pois ajudam a manter uma iluminação natural. Para ambientes de aplicação de tintura, aposte na luz em 45º graus, que beneficia melhor a visualização dos cabelos, por exemplo.

Iluminação decorativa para barbearia

Faça um misto com as temperaturas de cor para que o resultado se torne mais próximo do alcançado com a luz natural. Se o seu imóvel possui janelas, não deixe de usá-las combinando-as com parte de sua iluminação LED, para tornar o ambiente muito mais aconchegante.

Saiba mais sobre iluminação decorativa neste post.

Procure um profissional especializado

Se você quer uma iluminação perfeita para barbearia, vale a pena procurar profissionais da área para alcançar resultados incríveis. Saber como trabalhar a luz e a sombra requer muita pesquisa e tecnologia. Portanto, é certo que profissionais da área podem contribuir de forma muito eficaz para o seu negócio.

Por fim, não esqueça que além de funcional, a iluminação precisa ter personalidade. Ela irá construir a identidade da barbearia junto com os demais elementos do espaço. Solte a criatividade!

Agora que você já sabe como iluminar uma barbearia, ouse nas composições e usufrua dos efeitos. Compartilhe esse post no Facebook, Instagram e LinkedIn e repasse o conhecimento adquirido a outros barbeiros.

Quer receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e receba sempre novas dicas!