O autocuidado tem sido muito priorizado pelas pessoas, principalmente quando falamos de bem-estar mental e físico. Cuidar do corpo, adquirir hábitos saudáveis e praticar exercícios são atividades que entram cada vez mais na rotina.

Um dos principais apoiadores dessa missão são as academias, que são preparadas para ajudar seus clientes nesse autocuidado. Para que isso ocorra, a academia também precisa ter seus próprios cuidados. Bons profissionais, bons equipamentos e aparelhos, um ambiente adequado e aconchegante, e claro, uma iluminação adequada.

A preocupação com a iluminação pode fazer toda a diferença em uma academia, principalmente por que uma iluminação bem feita pode influenciar o desempenho dos alunos e até mesmo no bem-estar dos mesmos.

Por isso, o projeto luminotécnico deve ser feito com muito cuidado, pois na academia há vários tipos de ambientes diferentes, que requerem necessidades específicas. Alguns precisam de mais foco e atenção e para isso as lâmpadas frias são ideias. Já para outros locais que precisam de mais aconchego e relaxamento, as lâmpadas quentes fazem um melhor trabalho. Outro ponto interessante é escolher muito bem o material e a posição das luminárias, para não correr o risco de atrapalhar algum cliente durante seu treinamento.

Confira a seguir quais são as melhores opções de iluminação para academia e use as dicas ao seu favor!

Iluminação Ideal para Academia

A luz natural é um ótimo recurso e pode parecer mais atraente, especialmente em termos de economia de custos. No entanto, em um ambiente como uma academia, isso pode significar entrada excessiva de luz solar e, portanto, traz muito calor para o ambiente. Portanto, é mais desejável adaptar a iluminação a cada ambiente para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Saiba mais sobre iluminação natural com este post sobre Iluminação zenital.

Dentro das academias, alguns parâmetros serão diferentes de um espaço para o outro dentro do próprio local. Por exemplo, a sala de musculação não será iluminada da mesma forma que o salão de dança. A posição e a intensidade podem ser alteradas conforme necessário. Vamos falar sobre cada espaço e as suas necessidades a seguir:

Tipos de Iluminação para Academia

Sala de Musculação e Lutas

Por serem atividades que requerem alta concentração e consomem muita energia, a iluminação desses espaços deve ser mais densa e a luz branca (cores frias) deve ser usada primeiro, para estimular os alunos e evitar a sensação de cansaço. O objetivo é atrair a atenção, motivar os alunos e torná-los mais ativos, evitando o cansaço.

A iluminância ideal é superior a 500 lux, equivalente a uma iluminação de escritório. Podem ser usadas luminárias que “escondam” a lâmpada e promovam iluminação indireta, para que não cause incômodo aos olhos das pessoas que estão no ambiente. Plafons e spots de LED são ótimas opções.

Sala de Spinning, Jump, Zumba e Dança

As aulas de spinning, jump, zumba e dança são mais rápidas e seguem o ritmo da música. A iluminação cênica é ideal aqui. As luzes acompanhadas por música criam uma atmosfera dramática mais animada, que pode ajudar os alunos a se exercitarem!

O uso de espelhos, spot LED com trilho eletrificado e luminárias pendentes coloridas são uma boa dica para a academia proporcionar essa modalidade. A combinação de música, animação do professor e iluminação pode deixar os alunos mais motivados para frequentar as aulas regularmente.

Sala de Alongamento e Exercícios Aeróbicos

Essas atividades requerem maior consumo de calorias e força cardiovascular, em suma, como musculação, dança e luta. Luzes mais brancas e intensas trabalham juntas para fazer melhor uso disso.

Os clientes geralmente estão cansados ​​e suados, por isso precisam de luzes fortes para manter o ânimo. Então, assim como dito nos tópicos das salas anteriores, a intensidade indicada é superior a 500 lux.

Sala de Yoga e Pilates

Por serem exercícios relaxantes e intensos ao mesmo tempo, o truque é usar dimmers – interruptores que reduzem ou aumentam o brilho – para que a intensidade da iluminação possa ser ajustada ao ritmo da aula.

A luz natural também tem uma influência incrível nessas atividades, por isso é possível encontrar um equilíbrio entre a luz artificial e a luz natural! A iluminância ideal é 300 Lux.

Piscina

O local deve ser bem iluminado para evitar acidentes. A localização das lâmpadas deve ficar em um local seguro, que facilite a substituição e nunca acima da piscina.

Afinal, ninguém quer colocar escada em uma piscina para substituir as luzes, certo? Recomenda-se o uso de massas de 600-800 lux, essas massas refletirão na água e não prejudicarão o cliente.

Sugestão de leitura: Saiba como acertar na iluminação para piscina

Quadra Esportiva

Caso a sua academia possua uma quadra ou espaço esportivo, a iluminação ideal geralmente é a branca, a fim de despertar a atenção dos alunos e minimizar os efeitos do cansaço. Também é recomendado o uso de refletores de LED, podendo ser instalado logo em cima da quadra.

Leia mais sobre esse assunto: Você sabe qual é a melhor iluminação para quadras esportivas?

Vestiários

Uma boa opção é o uso de spots, que além de serem bem decorativos, são ótimos para direcionar a luz à certas direções. É importante prevenir acidentes, por isso é ideal usar luz branca para acordar as pessoas.

Recepção

Por esta área ser o cartão de visita de qualquer negócio, é ideal para a iluminação da recepção, tornar o ambiente agradável e convidativo. O tom branco quente é muito interessante para os funcionários da recepção.

Quando se trata de luminárias, as arandelas são ótimas. Para a recepção, recomendamos o uso de iluminação local para orientar os visitantes. É altamente recomendável instalar um plafon acima da mesa!

Iluminação de LED para Academia

O exercício físico pode fazer as pessoas sentirem bem-estar através da produção de endorfinas, e é importante que os equipamentos de iluminação da academia sejam projetados para criar momentos agradáveis ​​e emocionantes. A luz natural também é uma aliada para manter os alunos motivados. Sempre que possível, é necessário equilibrar a luz natural e a artificial.

Porém, quando isso não é possível, é necessário somente utilizar os recursos artificiais para criar esses efeitos. Produtos como Lâmpadas Tubulares, Luminárias Plafon, Refletores, Fitas de LED e Spots direcionáveis são os mais adquiridos para iluminação em academias.

Tipos de Iluminação para Crossfit

As academias que oferecem a modalidade de treinamento funcional (Crossfit) também podem trabalhar com a iluminação neutra, apesar de ser muito comum também utilizarem branco quente através das lâmpadas vintage, para trazer um toque diferente e rústico.

Porém, há aquelas pessoas que treinam crossfit em casa, na garagem ou outros espaços improvisados. Para essas ocasiões, a tonalidade branca neutra é a ideal para a realização dessas atividades e também para evitar acidentes.

A iluminação da academia precisa de planejamento, você pode e deve confiar no suporte profissional para fazê-lo. Não apenas durante o projeto e a instalação, mas também durante a compra dos materiais necessários. Você precisa de fornecedores confiáveis ​​de eletricidade e iluminação, e a Iluminim é a opção ideal para isso.

Somos referência no ramo de distribuição de iluminação LED. Atuamos desde 2010 nessa área e prezamos pelo atendimento diferenciado a cada cliente. Em nossa loja online você vai encontrar um amplo catálogo de produtos, inclusive categorias específicas para cada um dos produtos citados nesse texto e muitos outros.

Confira nosso site e redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!