Tempo de leitura: 5 minutos

A iluminação no ambiente de trabalho tem papel importante na produtividade e bem-estar dos colaboradores. No caso de indústrias, a claridade reduz o risco de acidentes, facilita as tarefas e melhora a eficiência de toda a produção. Um bom projeto luminotécnico também favorece a economia, já que almoxarifados precisam de menos luz do que escritórios e áreas de maquinário, por exemplo.

As lâmpadas de LED têm ganhado cada vez mais atenção em ambientes industriais. Seus benefícios, como economia, temperatura e baixa manutenção, têm feito com que muitos profissionais optem por elas, substituindo as halógenas ou a vapor.

Entenda agora um pouco mais sobre a iluminação LED industrial e a relevância dessa tecnologia para esses locais.

Benefícios da iluminação LED industrial

A conta de energia é um dos grandes custos de uma indústria e, no momento de pensar em diminuí-la, poucos lembram da tecnologia utilizada na iluminação dos ambientes. Então, além da eficiência do maquinário, optar pelo LED é uma excelente forma de economizar até 70% de energia elétrica nas indústrias.

Atualmente, as lâmpadas mais utilizadas são as halógenas ou a vapor. Elas cumprem bem o seu papel, mas têm uma eficiência energética menor e gastam mais energia.

No caso do LED, além de gastar menos energia, ele clareia um espaço maior, exigindo menor carga elétrica. Além disso, mantém seu potencial luminoso por 70% da sua vida útil, enquanto as demais operam no máximo apenas em 30% do tempo de funcionamento.

Outro benefício dessas lâmpadas é que elas praticamente não esquentam no processo de transformar energia elétrica em luz, como acontece com as tecnologias a vapor e halógenas. Dentro de uma indústria, o calor contribui para o aquecimento do ambiente, fazendo com que a empresa gaste mais com refrigeração.

Agora, imagine a seguinte situação: algumas lâmpadas queimaram e precisam ser trocadas. Como fazer isso dentro de um barracão onde máquinas funcionam 24h por dia? Dependendo, seria necessário até parar uma parte da produção para fazer a manutenção.

Com a tecnologia LED essas pausas existirão em um intervalo de tempo muito maior, já que elas duram até 4 vezes mais do que outras tecnologias usadas em ambientes industriais.

Por fim, a variedade de cores, formatos e modelos disponíveis de LED faz com que elas possam ser usadas em diferentes ambientes com segurança, sem risco de acidentes. Sua tecnologia é atual, sustentável e a mais recomendada para empresas que desejam a excelência.

Normas de iluminação para indústrias

Em todas as áreas industriais existem estudos técnicos feitos por profissionais que auxiliam as empresas a oferecerem o melhor padrão de qualidade, produção e bem-estar para o funcionário. A iluminação foi um dos pontos estudados. Ela é medida em lux, que é a quantidade de luz por metro quadrado.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta que espaços de estocagem, por exemplo, tenham uma iluminância em torno de 100 lux; locais de serviços brutos entre 200 e 300 lux e lugares de execução de tarefas que exigem muita atenção a detalhes, precisa de 500 ou 1000 lux.

Nesse sentido, as lâmpadas de LED também são benéficas. Empresas que buscam se adaptar a tais normas, para obter o certificado ISO, por exemplo, podem usar as lâmpadas LED com a luminosidade correta sem ter um aumento significativo na conta de energia.

O que considerar no projeto

A iluminação interfere não só na melhora da visualização, mas no trabalho dos funcionários. Pensando nisso, muitos projetos valorizam a instalação de claraboias e passagens de luz natural, mas, quando falamos de indústria, é comum elas operarem em períodos noturnos, o que torna as luzes artificiais ainda mais importantes.

Para um bom projeto de LED industrial o ideal é contratar um engenheiro. Ele estará capacitado para fazer os cálculos necessários e orientar qual devem ser os modelos ideais para você. A altura do pé direito, a forma como o ambiente será utilizado e a disposição do maquinário e prateleiras influenciam na escolha dos produtos. Provavelmente, você precisará de formatos e números diferentes de lâmpadas LED.

De toda forma, é fundamental que toda a iluminação seja difusa para evitar o cansaço visual dos funcionários. Mesmos nos locais onde a atividade é minuciosa, utilize o modelo de luz indireta. Além disso, solicite tons diferentes de luz para os ambientes de trabalho e de pausas ou descanso, como banheiro, refeitório e área externa. Isso poderá favorecer a saúde do colaborador.

Produtos de LED para indústria

Como dito anteriormente, o LED é uma tecnologia moderna e capaz de substituir com qualidade as mais antigas. Então, pequenos espaços e até galpões com pé direito alto (que chegam a até 16 metros) podem ser iluminados com LED, que substituem lâmpadas a vapor de 250 W, 400 W e até 1000 W.

No caso das de LED, o máximo de watts necessário para o mesmo espaço, será de 300 W. Elas podem ser usadas em pendentes com chapéu, luminárias com ou sem alça e blindadas.

Lâmpadas de alta potência

Os modelos para grandes espaços são de alta potência e, normalmente, oferecidos com garantia diferenciada. Fique atento a esse item, já que a durabilidade é um fator decisivo na hora de optar por esta troca.

Outro produto é a lâmpada de LED com um controlador de luminosidade, o dimmer. Assim, você pode aumentar ou diminuir a luz conforme a claridade do dia.

Luminárias de LED

Entre os mais utilizados em indústria está a Luminária High Bay, com potência de 100 W a 500 W. Ela oferece luminosidade de até 65.000 lúmens, ângulo de 120 graus e mais de 50 mil horas de vida útil.

Refletores de LED e Refletores Micro LED

Os refletores de LED são ótimos produtos industriais, pois oferecem boa iluminação para áreas internas e externas. Agora, modelos com sensor de presença são uma escolha ideal para alguns ambientes, como corredores e banheiros.

Já os refletores de micro LED são uma tecnologia com potencial diferenciado para locais muito amplos. Seu rendimento é de até 120 lúmen/watt, ou seja, duas vezes mais do que o refletor de LED. Outro ponto positivo é o ângulo de abertura de até 160 graus.

Iluminar um ambiente industrial requer tanto cuidado e atenção quanto uma residência. Especialmente quando se considera os custos de energia elétrica e que esses locais tendem a funcionar 24 horas. No entanto, as lâmpadas de LED oferecem uma tecnologia superior, mais segura e econômica. Com uma boa luz, seus funcionários trabalharão melhor e a conta de energia diminuirá.

Gostou de saber os principais tópicos sobre iluminação LED industrial? Então, deixe seu comentário e nos conte o que mais lhe interessa nesse assunto.