Tempo de leitura: 4 minutos

O projeto luminotécnico é uma etapa que valoriza muito a sua residência. Contudo, por vezes a parte externa não é contemplada tão cuidadosamente quando a interna. Nesse sentido, planejar uma iluminação para fachada de casas é fundamental para valorizar ainda mais o imóvel.

A iluminação confere mais personalidade à casa, além de também contribuir para a segurança, uma vez que a claridade melhorará a visibilidade durante a noite. As luzes são capazes de valorizar a arquitetura e transformam a entrada do imóvel. Iluminar esse espaço adequadamente fará uma grande diferença, principalmente na área externa.

Portanto, confira como você pode fazer uma boa iluminação na fachada de casa e a maneira certa de fazer esse projeto!

Como fazer uma boa iluminação para fachada de casas?

A iluminação na fachada não é algo meramente estético, ela contribui para a segurança e destaca os pontos positivos do espaço. Mas para atingir o resultado esperado, todo o projeto deve ser bem definido de acordo com as características apresentadas na casa. Afinal, nem todas as residências são iguais para tentar aproveitar e utilizar projetos de outros locais. Você pode até usá-los como inspiração, mas saiba que o resultado não será o mesmo.

A fachada da casa diz respeito a toda a entrada, incluindo o jardim e a garagem. Logo, estudar a melhor forma de deixar a iluminação harmônica em todos os locais é o maior desafio. Mas não se preocupe, confira as dicas a seguir de como iluminar essa parte da sua casa sem erros!

Combine as cores das lâmpadas com os tons da casa

A iluminação externa deve ser cuidadosamente escolhida levando em conta quais áreas você quer realçar e também as cores presentes. Se a fachada tem cores mais neutras, lâmpadas com cores mais fortes e diferentes podem ser boas pedidas. Contudo, se a casa já tem detalhes em cores mais vibrantes, o ideal é observar o IRC (Índice de Reprodução de Cor) das lâmpadas, para que os tons fiquem fiéis às cores originais.

Atente-se ao posicionamento das luzes

Colocar as luzes nos pontos certos faz total diferença. É possível colocar spots com luz direta para dar destaque em determinadas áreas e ângulos. Esse tipo de iluminação também é recomendado para demarcar caminhos como corredores e entradas, onde é passagem para as pessoas. A iluminação de piso também é muito bem-vinda para delimitar esses espaços.

Por outro lado, as luzes indiretas entregam uma ambientação mais intimista e sofisticada, podendo ser usada nas paredes e áreas que não precisam de iluminação forte. Já nos muros, os refletores podem estar posicionados para valorizar texturas e materiais usados.

Crie efeitos diferenciados

Há uma grande variedade de estilos que podem ser empregados em fachadas. Para chegar ao resultado desejado, aspectos como a temperatura de cor das lâmpadas, a quantidade de lúmens, IRC e outras questões devem ser bem analisadas. As lâmpadas coloridas ou fitas de LED são ótimas soluções para mudar completamente a entrada. Seus efeitos realçam e transformam a fachada, e você pode buscar efeitos como:

  • luz e design: o uso de arandelas criam efeitos diferentes com jogo de luz e sombra;
  • luzes de dentro: casas com portas e janelas de vidro podem aproveitar a iluminação interior para clarear a parte externa, complementando apenas com luzes decorativas na área externa;
  • luzes de destaque: lâmpadas posicionadas em locais que destacam pilares, plantas e outros pontos, mas que também conseguem deixar o espaço mais claro.

Por que a iluminação LED é a melhor alternativa?

Não é novidade que as lâmpadas LED são as mais recomendadas para utilizar na iluminação da sua fachada. Esse tipo de lâmpada oferece muitas vantagens para quem as escolhe, pois foram criadas para substituir as antigas luzes incandescentes e fluorescentes, que tinham características negativas como alto consumo de energia e emissão de calor.

No entanto, o LED não emite raios UV nem infravermelho, o que não prejudica a saúde e ainda deixa uma sensação mais agradável. Esses fatores também contribuem para preservar as propriedades da fachada. Observe mais alguns dos benefícios de adotar as lâmpadas LED para iluminar a fachada de casa.

Economia

A lâmpada de LED tem como um dos principais atributos o baixo consumo de energia, e por isso é considerada o modelo mais econômico do mercado. Seu uso representa até 80% de economia em relação a outros tipos de luzes, mas a luminosidade continua efetiva. Isso é possível porque todo o consumo se converte em luz e não em calor, como ocorre com outros modelos.

Variedade de cores

Já imaginou em colocar luzes em cores como azul, rosa, amarelo e outros tons? Com as lâmpadas LED isso é possível! Elas estão disponíveis em tonalidades variadas, o que permite que a iluminação na fachada possa ser mudada com a troca de lâmpadas. Há também as fitas LED que são coloridas, que podem ser usadas em detalhes e outros cantos que precisam de uma iluminação mais sutil.

Vida útil prolongada

Comparando uma lâmpada LED às tradicionais, a vida útil do LED é até 25 vezes maior. Pensando em um cálculo simples: uma lâmpada LED que fica ligada por 8 horas todos os dias tende a durar, em média, 17 anos sem ter muita alteração em sua luminosidade. Esse tipo de lâmpada dura cerca de 30 mil horas de uso e foi criada para não queimar. Ou seja, seu brilho fica menos intenso por causa de seu drive interno, mas ela não queima como outros tipos.

Mais sustentável

Além do fato de que ao durar mais tempo se produz menos lixo, essa lâmpada também tem a vantagem de que quase a totalidade dos seus componentes são recicláveis. Ela também não contém elementos tóxicos e que possam prejudicar o meio ambiente. Por não utilizar a energia que é eliminada em forma de calor, também é mais sustentável pela economia gerada.

Para desenvolver um projeto luminotécnico de iluminação para fachada de casas apropriadamente, encontrar todos os materiais que precisa pode ser uma missão e tanto. Por isso, conhecer um local que tenha um catálogo diverso para escolher o que deseja é o ideal. Confira as opções que a Iluminim oferece para iluminar a área externa da sua residência de forma impecável!

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco para conhecer mais a iluminação de fachadas e as vantagens de usar LED!