Iluminação não é uma constante, isso é, dependendo do local que você deseja iluminar, deve levar-se em consideração aspectos distintos. Cada cômodo possui uma funcionalidade, por isso a necessidade de luz, em cada local, é distinta. Iluminar todas as partes de uma casa perfeitamente, não é uma tarefa fácil. Saber brincar com os jogos de luz, determinar os pontos que você deseja destacar e oferecer diferentes sensações a partir dos pontos da iluminação são pontos importantes, os quais valorizam muito a decoração. Nesse texto, vamos descobrir as melhores dicas para deixar o seu closet iluminado. Como unir elegância e conforto? Segue a leitura e vamos descobrir mais sobre iluminação de closet!

Duas palavras que combinam: closet e iluminação

closet bem iluminado

           O armário do tipo closet é um espaço um pouco negligenciado quando o assunto é iluminação. No entanto, selecionar a iluminação correta no ambiente pode gerar impactos super positivos!
           Algumas pessoas ignoram a necessidade de uma boa iluminação no seu armário, mas acredito que você esteja de acordo comigo: é um espaço super importante! Escolher a roupa correta, verificar se as cores combinam, se a roupa está passada. Isso é, um espaço onde é necessária visibilidade. A iluminação correta ajudará a identificar, acessar e apreciar seus pertences de uma forma aconchegante e esteticamente agradável.

           De preferência, a iluminação de closet deve ser ambiente, por isso, se o ambiente contar com janelas, use e abuse da luz natural! Quando a luz ambiente não é possível, entram em cena as luminárias, fitas LED, pendentes e lustres que, além de exercerem a mesma função, trazem muito charme ao local.

Iluminação de closet

Closet masculino

         A iluminação de closet tem como função proporcionar muito mais aconchego e elegância ao ambiente. Ela melhora a visibilidade e permanência das pessoas no cômodo. Gavetas, portas e cabideiros podem ser beneficiados com uma iluminação adequada.

Opções para ter um closet iluminado

closet bonito iluminado

        Essas dicas vão ajudar você a criar a iluminação para closet perfeita. Você sabia que pode ter um closet com iluminação LED? Confere essa dica e muito mais!

  • Spots

        A iluminação direcionada é uma ótima alternativa para pontos de destaque. Por exemplo, utilize spots direcionados para a área das suas camisas, direcionados para os seus sapatos ou para os seus acessórios. Spots proporcionam ótima visibilidade.

        Outra alternativa elegante é elaborar caminhos formados por spots. Eles são super modernos e deixam o cômodo bem iluminado.
        Você também pode escolher spots direcionáveis, sua principal função é destacar certos elementos, como quadros, armários, prateleiras e sapateiras.

  • Plafons

        Para deixar o seu closet iluminado, uma das lâmpadas mais indicadas é a plafon. Esse é um tipo de luminária com formato versátil capaz de produzir iluminação direta, indireta ou difusa. A sua principal característica é a versatilidade. Você pode utilizar lâmpadas LED nesse tipo de luminárias.

  • Lustres e pendentes

       Para uma iluminação direta e focada no ponto central, lustres e pendentes são algumas das peças que podem compor a iluminação do seu closet. Uma boa dica é instalar um lustre ou pendente acima do balcão central do ambiente. Charme, bom gosto e utilidade!

  • Fitas de LED

        As fitas de LED em espaços internos, como nichos e gavetas, são ótimas opções de iluminação. Armários iluminados são uma ótima maneira de exibir itens, além de facilitar a visualização do que está dentro. A iluminação com as fitas de LED geralmente é muito utilizada, já que a luz possui capacidade de gerar iluminação uniforme por todo o interior do armário.

        O modelo de fita é uma opção que costuma ser complementada com iluminação direta (como spots, por exemplo). As fitas de LED são simples e práticas de instalar. Na hora de escolher a cor, dê prioridade para as amarelas ou brancas, pois não interferem nas cores e se aproximam da luz natural.

Mas, afinal, qual a melhor iluminação para closet

closet pequeno

        Tudo depende do seu gosto, todas são adequadas e causam ótimos efeitos quando se trata de utilidade e decoração.  No entanto, a iluminação em LED é uma das melhores opções para closets, a durabilidade e o custo benefício são só alguns dos benefícios.

         Além disso, você pode escolher a cor da iluminação desejada e também a intensidade. Por exemplo, o que você acha de transformar o seu closet em uma balada enquanto se arruma para uma festa? Fitas LED azuis e roxas, controladas pelo controle remoto! Um tudo, não é mesmo?!

Iluminação closet pequeno

closet pequeno e simples           Siga as mesmas dicas e valorize o ambiente. Utilize luzes direcionadas para os pontos que você deseja destacar e chamar atenção. Iluminação é primordial, não importa o tamanho do cômodo!

E aí, gostou das dicas?!

        Agora que você já sabe as melhores dicas para iluminar o seu closet, fica mais difícil de errar,  não é mesmo? Você está pronto para arrasar na iluminação e escolher as lâmpadas certas! Você pode conferir diferentes tipos de lâmpadas para o seu closet aqui no site da Iluminim!