O grau de proteção IP ou nível de proteção IP é um padrão internacional definido pela norma IEC 60529. Ele indica a resistência e a aplicabilidade do produto para uso interno ou externo dos ambientes. O grau de proteção do produto depende do número anexado sendo que o primeiro número é referente a poeiras e objetos sólidos e o segundo número para água.

Ao adquirir equipamento elétrico, é necessário uma série de cuidados. Seja o produto instalado em um ambiente perigoso ou não, ele deve e geralmente possui medidas de proteção inerentes que podem impedir danos físicos a pessoas, como choque elétrico, queimaduras, ferimentos por conta de peças móveis e assim por diante. A proteção também deve servir para o equipamento, pois podem ocorrer infiltração de água, e corpos sólidos como palitos, fios, areia, talco ou até um dedo humano, o que pode prejudicar o funcionamento do aparelho ou danificá-lo.

Pensando na segurança e conhecimento dos consumidores, nesse blog post vamos falar sobre o Grau de Proteção IP, seus tipos, como interpretar a tabela e mais. Confira a seguir:

O que é o Grau de Proteção IP?

O grau de proteção IP ou nível de proteção IP é um padrão internacional definido pela norma IEC 60529, que servem para classificar e avaliar o nível de proteção dos produtos eletrônicos fornecidos contra invasões de poeira e/ou corpos sólidos, contato acidental e água. É emitido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

O padrão visa fornecer aos usuários informações mais detalhadas do que termos vagos do mercado, como as especificações de equipamentos à prova d’água. Os números (números de característica) são resumidos em uma tabela indicam conformidade com as condições.

Leitura sugerida: O que é Bivolt e quais cuidados tomar ao comprar eletrônicos

Códigos e Tipos de Proteção

O índice de proteção indica a resistência e a aplicabilidade do produto para uso interno ou externo dos ambientes, sejam eles para uso pessoal ou para uso em residências ou comércios. Como esses produtos geralmente são instalados em um lugar onde a temperatura ambiente, umidade, ruído ou vapor tóxico mudam a todo o momento, cuidados são necessários para a vida longa do produto/equipamento.

E para isso, existe uma numeração de grau de proteção IP, que indica o quanto um produto pode ser exposto a essas condições ou não. O primeiro número corresponde ao grau de proteção contra objetos sólidos. O segundo número corresponde ao nível de proteção contra líquidos. Quanto maior o número, maior a resistência à entrada de objetos estranhos.

Por exemplo, um dispositivo com nível de proteção IP20 não pode ser deixado em área externa porque não possui resistência à água, portanto, pode vir a danificar a parte interna instalada no dispositivo. Outro exemplo é o grau de proteção IP68, que não precisa ser instalado em um ambiente interno, já que ele tem proteção máxima contra objetos sólidos e contra água também.

Já um produto grau de proteção IP54 possui resistência em nível médio, pois possui proteção contra a poeira e projeções de água, ou seja, não é tão indicado para ambientes externos que sejam totalmente ao ar livre, mas podem ficar em locais externo que estejam cobertos.  Portanto, tome cuidado e verifique o índice de proteção IP dos produtos que pensar em adquirir, para saber se eles realmente funcionarão adequadamente no local que você coloca-los.

Outros exemplos:

Grau de proteção IP65: Protegido contra poeira e jatos de água – Exemplo de produto: Fita LED 5050 Branco Frio 5 Metros IP65 – À prova d’água – 72W.

Grau de proteção IP66: Protegido contra poeira e jatos fortes de água – Exemplo de produto: Refletor Holofote MicroLED Slim 50W Branco Frio.

Grau de proteção IP67: Protegido contra poeira e contra imersão do produto na água (tempo de 1 a 15 minutos) – Exemplo de produto: Mini Refletor Holofote LED SMD 100W Branco Frio.

Veja também: O que pagamos na conta de luz? Confira aqui!

Tabela de Grau de Proteção IP

Como mencionado anteriormente, o grau de proteção do produto depende do número anexado, sendo que o primeiro número é referente a poeiras e objetos sólidos e o segundo número para água. Para facilitar o entendimento, fornecemos a tabela a seguir para ilustrar todas as variantes desse índice:

Agora que você já sabe o que é a proteção de grau IP e como ela funciona, lembre-se sempre de verificar quando for comprar seus eletrônicos. Dessa forma você não corre o risco de que ocorram acidentes indesejados e pode se sentir seguro.

Sugestão de leitura: Qual a diferença entre luminância e iluminância? Descubra!

Gostou do conteúdo do post? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. Temos certeza de que essas informações também serão úteis para outras pessoas!