Tempo de leitura: 4 minutos

Você já reparou que a iluminação em LED está em alta? São lâmpadas, painéis, fitas e várias opções para compor um bom projeto de iluminação. Entre essa diversidade, a fita LED ganha destaque e conquista decoradores e designers de ambiente pela facilidade de instalação e aplicação possível em diversas situações.

Além da economia de energia, ela também dá aquele toque de charme e sofisticação nos ambientes. Ficou curioso para saber o que é e como funciona a fita LED? Então, confira abaixo todas as informações sobre esse ótimo produto!

O que é e como funciona a fita LED?

Chamamos de fita LED um conjunto de LED’s agrupados linearmente e formando uma tira. Ou seja, cada ponto de luz é um LED. Ela é vendida em metro e com um material adesivo no verso, para facilitar a fixação em qualquer lugar.

Falando tecnicamente, esse artigo é feito com uma placa eletrônica flexível, onde estão inseridos os LED. Eles operam em baixa tensão, 12V e 24V, dependendo do tipo do produto, se LED 5050 ou 3528, sendo que o primeiro é mais potente.

Para funcionar, elas precisam de uma fonte que, geralmente, já vem junto com a fita. São fontes convencionais ou fontes chaveadas, que mudam de amperagem de acordo com o modelo da fita e metragem.

Quais são os tipos de fita LED?

Uma característica das lâmpadas de LED e que atrai muitas pessoas, é a variedade de formatos, modelos, cores. As fitas não são diferentes. Existem produtos com diversas cores, larguras, potência e quantidade de LED por metro.

Quanto às cores, você pode optar pelas tonalidades de branco — frio, morno ou quente —, sendo que a fria é mais impessoal e a quente apresenta tons dourados. Existem as de cor verde, vermelha e azul e as RGB, que têm essas três cores em uma mesma fita e mais 13 cores possíveis. Essa última está disponível apenas nas fitas LED 5050 e vem com um controle para que você escolha a cor que deseja.

A escolha dependerá do lugar a ser iluminado e do projeto luminotécnico. Além disso, elas apresentam variações quanto à proteção contra água e poeira. Leia sempre as especificações, já que existem algumas que protegem apenas contra respingos e outras que podem ser instaladas completamente submersas.

Há ainda a diferença de potência e, nesse caso, prefira comprar artigos da mesma marca e especificações, pois elas, às vezes, apresentam variação de luminosidade e cor.

Quais são as vantagens?

As fitas de LED proporcionam beleza ao ambiente ao iluminar uma área especificamente. Combinam com praticamente todas as decorações e não gastam muita energia. Além disso, elas não são muito complicadas para instalar e são completamente adaptáveis, permitindo que você corte e emende conforme o tamanho que precisa.

Outra vantagem é que, assim como toda lâmpada de LED, elas não esquentam. Ou seja, você pode usá-las sem medo dentro dos móveis ou perto de plantas, porque elas não vão queimar e nem danificar o que estiver próximo. Por fim, tem durabilidade muito grande, o que exige mínimo esforço de manutenção.

Onde posso usar a fita LED?

Praticamente todos os lugares podem receber uma fita de luzes LED. Tudo irá depender do seu projeto de iluminação. Em geral, esse tipo de luz é usado para destacar algum elemento da decoração e clarear algum espaço escuro que está prejudicando o visual do ambiente.

Na sala, você pode usá-la para clarear dentro de algum nicho, em cima de prateleiras, em volta de quadros e espelhos e em detalhes de gesso no teto, como iluminação auxiliar. No quarto, utilize para clarear dentro do guarda-roupa, cabeceira, penteadeira e em nichos.

Os balcões da sua cozinha ficarão muito mais agradáveis se você usar uma fita de LED. Nesse caso, prefira as de cor branca fria ou morna e escolha uma opção resistente à água e poeira. Ela também pode ser usada nos banheiros e na área externa. Os modelos mangueiras servem para ir dentro da piscina e locais onde pega chuva, como a escada ou rampa na entrada.

No escritório de trabalho, elas também podem ser usadas como artifício decorativo, seja em um mural de recados, numa prateleira ou dentro de armários. Dentro dos móveis, ela assume o papel de ajudar a visualizar melhor o que há por dentro.

Quando não usar?

Só existe uma contraindicação para as fitas de LED: não utilize como fonte de luz principal. Isso porque elas não emitem luminosidade suficiente para um ambiente todo. Ela é uma iluminação decorativa, portanto, deve ser utilizada apenas em detalhes.

De qualquer forma, as fitas de LED do modelo 5050 são mais potentes e podem ser a sua escolha se precisar de algo com maior destaque.

Como instalar?

Na hora de comprar as fitas LED prefira os kits que já vêm com todos os itens necessários para instalar. No kit das fitas RGB, você terá a fonte, um amplificador, cabo de ligação, controle e emenda. Nas fitas brancas, será necessário apenas a fonte e a emenda, que também vêm no kit.

Primeiramente, você irá verificar se a fonte já está conectada à fita. Se não, faça a ligação prestando atenção à polaridade dos fios.

Depois, é hora de medir e cortar a fita. Observe as especificações do produto, já que existem pontos específicos para cortar, normalmente, indicado por uma linha pontilhada a cada 5 centímetros mais ou menos. Escolha o ponto mais próximo da medida que deseja.

Depois desses processos, é hora de colar. Limpe bem a superfície, retire a película protetora do adesivo dupla face da fita, cole e ligue a fonte na tomada.

No entanto, a cada corte que você fizer, será necessária uma nova fonte para ligar o outro pedaço em outro ponto. Fique atento para comprar a fonte com a amperagem certa para o tamanho de fita que você está usando. Existem fitas de até 100 metros, mas caso você precise fazer uma emenda, utilize as emendas ou uma solda. 

A fita LED é um excelente artifício decorativo e, por sua praticidade e facilidade de instalar, está presente em diversos projetos. Agora que você já tirou todas as suas dúvidas, é hora de soltar a criatividade e dar um toque a mais na iluminação da sua casa ou trabalho.

Gostou de saber tudo sobre a fita LED? Então, assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail muito mais conteúdos de qualidade.