Tempo de leitura: 2 minutos

Iluminar corretamente a sua casa é importante, mas há locais onde uma iluminação adequada é crucial à segurança. É o caso da garagem, que merece uma atenção especial para evitar acidentes e prevenir outros problemas. Pensando em te ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas sobre iluminação de garagem. Confira a seguir!

Ilumine bem onde o veículo circula

Esse é um ponto que você deve prestar muita atenção, especialmente se sua garagem é grande. O local onde o carro fica estacionado e faz manobras deve ser o mais claro possível. Isso serve para evitar passar com o pneu sobre objetos, evitar acidentes com crianças e animais de estimação e enxergar bem o veículo.

Assim, se houver algum problema com o carro, como um vazamento de óleo ou um risco na lataria, você poderá visualizar imediatamente, e resolvê-lo logo.

Use iluminação de baixa voltagem

Lâmpadas de baixa voltagem não necessariamente significam que o local será escuro. Optar por materiais como o LED é importante para fazer economia na conta de luz, pois seu consumo de energia é bem menor que outros tipos de lâmpada, principalmente a incandescente.

Outra vantagem da iluminação de garagem de baixa voltagem é que as lâmpadas podem ser utilizadas em alturas baixas, pois não emitem calor, nem radiação ultravioleta.

Evite o ofuscamento

Utilizar uma boa iluminação de garagem não é sinônimo de instalar lâmpadas muito fortes, que ofuscam e incomodam a visão. De fato, isso pode ser perigoso na hora de fazer manobras na garagem.

É melhor optar por várias lâmpadas que não sejam tão fortes ou utilizar iluminação difusa, ou seja, colocar as lâmpadas mais fortes dentro de uma arandela ou lustre, de modo a distribuir o fluxo de luz de maneira uniforme pelo ambiente.

Use somente materiais de boa qualidade

Quando se trata de segurança, o melhor é não economizar demais. Lâmpadas muito baratas, como incandescentes, aquecem o ambiente, têm uma vida útil mais curta e pesam mais na conta de luz. Por isso, vale a pena investir em lâmpadas de LED, que trarão mais conforto e economia a médio e longo prazo.

O mesmo vale para acessórios. Produtos baratos demais podem ser frágeis, e acabarem por deformar ou mesmo causar acidentes.

Invista em sensores de movimento

Os refletores de LED com sensor de movimento apresentam muitas vantagens na hora de iluminar sua garagem. Confira a seguir algumas delas:

  • possuem um bom custo-benefício em relação à iluminação fornecida;
  • são práticos e econômicos, pois se apagam sozinhos após um tempo sem detecção de movimento no ambiente, evitando preocupação com ter esquecido a luz acesa;
  • caso seu carro não tenha sensor de estacionamento, o refletor com sensor ajudará na hora de manobrar, evitando que se aproxime demais da parede e outros objetos;
  • pode ser encontrado em várias cores, podendo compor a iluminação do ambiente com criatividade.

Com algumas medidas simples é possível tornar a garagem de sua casa mais segura para sua família e seu veículo, além de mais agradável. Agora que você já sabe como conseguir uma iluminação de garagem adequada, que tal aprender sobre a iluminação perfeita para deixar seu ambiente de leitura mais aconchegante? Confira nosso post sobre o assunto.