Tempo de leitura: 4 minutos

Um cantinho ao qual muitas não vezes não é dada a devida atenção pode se destacar negativamente do restante da casa. A melhor maneira para que isso não ocorra é lembrar que todos os detalhes são importantes para a decoração, e entre eles está a iluminação para escada.

O acesso de um pavimento para o outro não poderia ficar de fora do projeto luminotécnico. Mesmo que pareça que não há muito a se fazer, a verdade é que a iluminação pode mudar completamente esse espaço. Além disso, deixar o local com a luz adequada previne até mesmo acidentes que poderiam acontecer caso não esteja apropriada.

Veja o que você pode considerar quando iniciar essa etapa do seu projeto para ter uma iluminação para escada perfeita!

Dê preferência para a iluminação natural

Por mais que a tecnologia permita que as luzes estejam cada vez mais modernas, nenhuma delas conseguiu substituir a luminosidade proporcionada pela luz natural. Essa continua sendo a luz mais interessante para ser usada nos espaços, e a escada também fica com outro aspecto quando iluminada por ela.

Não basta simplesmente aproveitar a iluminação que vem das áreas ao redor, é necessário ter uma feita somente para a escada. Assim, é possível aproveitar a luz natural com o uso de janelas ou até mesmo com uma claraboia no teto. 

Pense em qual seria a melhor iluminação levando em consideração o tipo de escada. Se ela é em formato de L, em U, se é reta, helicoidal, caracol, flutuante. Tudo isso influencia em como a luz será distribuída para não ter partes mais iluminadas que outras. 

Veja se precisa de iluminação direta ou indireta

Esse é um ponto crucial para que a iluminação fique funcional e não atrapalhe no dia a dia. Só que para escolher a lâmpada certa, é preciso avaliar a quantidade de luz que a área precisa receber. Desse modo, será bem mais simples descobrir qual é a iluminação LED para escada que ficará compatível.

Para que fique ideal, considere as características da escada e de que forma a visualização dos degraus fica mais fácil, mas sem perder o charme. Dá para apostar em arandelas e plafons para uma iluminação mais indireta e discreta, bem como balizadores.

Busque equilíbrio entre luz e sombra

Utilizar a luz para criar efeitos diferentes com as sombras projetadas é algo feito desde a descoberta do fogo, não é mesmo? E ainda hoje o jogo de luz e sombra pode entregar excelentes resultados para deixar os ambientes mais sofisticados.

As luzes são conhecidas por criar esses efeitos e, sem eles, não haveria propósito para todo o trabalho de iluminação. Luz e sombra são complementares e dão maior conforto aos olhos. Se a luminosidade for baixa, é preciso fazer esforço para enxergar, e se pesar na luz, isso pode resultar em dores de cabeça ou outros desconfortos.

Dependendo do tipo de escada, você consegue usar luminárias LED para ter um equilíbrio nas áreas de luz e sombra. Porém, isso deve ser feito sem comprometer a segurança de quem usa a escada. Com luzes LED de contorno, espelhos, luminárias e iluminação embutida dá para ter efeitos variados sem prejudicar a utilização da escada em segurança.

Utilize spots na iluminação para escada

Um tipo de luminária que valoriza e torna a caminhada na escada mais segura são os spots. Eles podem ser usados no teto, como a maioria das decorações mais comuns, ou colocados tanto nas partes mais altas das paredes (para uma iluminação de cima para baixo) quanto perto dos degraus. 

Os spots oferecem uma iluminação direta, podendo ser utilizada para iluminar o trajeto ou como iluminação de destaque, focada em quadros ou outras decorações presentes na escada. 

Tome cuidado para não exagerar na quantidade de spots e ficar com uma iluminação forte demais, o que pode atrapalhar e desvalorizar a escada. A distribuição adequada com espaçamentos e intensidade da luz farão toda diferença no resultado. Portanto, o melhor a se fazer nesse caso é ter parcimônia.

Invista na iluminação com fitas de led

A iluminação com fitas de LED é uma das mais versáteis e tem muitas possibilidades. Popularmente usada como luz decorativa, nas escadas ela tem o intuito de iluminar e deixar o local com efeitos mais elegantes. A fita é um complemento para arrematar a iluminação das luminárias, que são as mais funcionais.

Há dois tipos de fitas de LED: as fitas de LED comuns (brancas ou amareladas) e as fitas de LED RGB (coloridas), para projetos que precisam de um toque de cor na decoração. A aplicação das fitas é indicada para fazer contornos, como embaixo do corrimão, nos vãos ou nas laterais dos degraus e outros locais que você desejar.

Além de ter uma fácil instalação e criar uma atmosfera intimista, esse item cria estilos únicos. Com uma iluminação mais delicada mas que, ainda assim, tem uma boa luminosidade, as fitas de LED consomem pouca energia e têm uma durabilidade longa. Ou seja, são ótimas opções para acrescentar no projeto luminotécnico.

Escolha a iluminação LED para escada

Entre os tipos de lâmpadas encontrados no mercado, não resta dúvidas que a lâmpada de LED é a que mais oferece vantagens. Com um bom fluxo luminoso aliado a um baixo consumo de energia e alta durabilidade, o produto caiu no gosto popular por oferecer inúmeros benefícios.

Diferentemente das luzes fluorescentes, que são brancas, e das incandescentes amareladas, a luz de LED tem opções com diversas cores e níveis de lúmens e potência. A tonalidade e temperatura das lâmpadas é o que as diferenciam e emite diferentes sensações. As luzes quentes são mais aconchegantes, enquanto as frias são estimulantes e capazes de nos deixar mais despertos.

A escolha da iluminação para escada deve ser bem pensada, analisando as características do local. É comum surgirem dúvidas em relação ao projeto, e poder contar com uma parceria que possa ajudar é primordial. Para isso, a Iluminim é especialista e oferece as soluções que você precisa, fornecendo produtos de qualidade e com consultores treinados para solucionar seus problemas!

Você deseja receber mais conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Assine nossa newsletter!