Faça você mesmo! O acesso à internet e os diversos conteúdos os quais podemos encontrar na rede possibilitam que nós mesmo façamos diversas atividades que, antigamente, seriam difíceis de realizar sem o auxílio de algum profissional experiente. As reformas em casa e instalações elétricas estão dentro deste campo de atividades. Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre conectores elétricos e como fazer emendas você mesmo: o que são conectores elétricos, quais os tipos de conectores elétricos e outras informações que vão auxiliar na instalação de chuveiros, ventiladores, tomadas e outros equipamentos eletrônicos. Vamos nessa?

O que é são conectores elétricos?

conectores_led

 

Os conectores elétricos são componentes utilizados para facilitar a conexão de cabos, facilitando emendas e tornando as instalações mais seguras. Um conector de fio é um conector elétrico, isso é, um dispositivo que realiza a conexão entre um ou mais pontos onde é necessária a comunicação de sinais. 

Os conectores elétricos são usados na ligação elétrica entre condutores e têm a função de eliminar ou reduzir fugas de corrente. Eles são utilizados para emendar partes do mesmo fio e evitar que se perca energia elétrica. Fáceis e práticos de utilizar, você pode escolher o conector de fio elétrico que melhor se adeque às suas necessidades.  

 

Tipos de conectores elétricos?

tipos_de_conectores

Existem alguns tipos diferentes de conectores, como o conector de conexão automática, o conector split bolt, o conector de porcelana, o conector múltiplo sindal e o conector de torção. Importa destacar que não há um conector melhor do que outro, o que existem são diferentes tipos de conectores, os quais têm distintas utilidades. 

Dependendo da sua necessidade, você irá precisar de um tipo conector ou outro, por exemplo: existem alguns que são usados sem desencapar os fios e dispensam o uso de ferramentas especiais, enquanto outros podem ser reutilizados e permitem conectar e isolar ao mesmo tempo. Vamos aprender mais sobre os diferentes tipos de conectores elétricos e como utilizá-los?

 

Quais são os tipos de conectores elétricos e como utilizá-los??

Conforme já foi dito, os conectores de fios são utilizados para montar, reparar ou realizar manutenções na rede elétrica. Cada tipo de conector possui suas peculiaridades, sendo assim, é importante conhecer um pouco mais sobre cada um deles:

1. CONECTOR DE CONEXÃO AUTOMÁTICA

Os conectores de conexão automática podem ser usados em aplicações diversas, como, por exemplo, em instalações residenciais, ventiladores de teto, luminárias e emenda para tomadas. Além de práticos, tais componentes oferecem, ao mesmo tempo, conexão e isolamento. Por isso, você não precisará utilizar fita isolante na emenda feita com conector de conexão automática. Você deverá buscar o modelo correto para a emenda que deseja realizar, existem diversos modelos com capacidades diferentes.

 

2. CONECTOR SPLIT BOLT

Os conectores split bolt são indicados e adequados para utilização em caixas de derivação e passagem em instalações elétricas no geral. Nas emendas feitas com conectores split bolt é necessário que você faça isolação com fita de autofusão. Este conector é versátil e pode ser usado em qualquer emenda entre dois cabos, inclusive em casos onde se precisa emendar cabos rígidos com flexíveis. 

O split bolt permite uma emenda de prolongamento ou emenda de derivação. Para utilizá-lo, o primeiro passo é decapar os cabos, depois abrir o terminal e retirar totalmente a porca. Logo, você deve encaixar os cabos na fenda do terminal, colocar a porca novamente e apertar com a chave de fenda adequada. Você deverá buscar o modelo correto para a emenda que deseja realizar, existem diversos modelos com capacidades diferentes.

 

3. CONECTOR DE PORCELANA

O conector de porcelana é o modelo mais indicado para emendas em locais com alta temperatura, por isso é o modelo mais indicado para o chuveiro. É um conector com ótimo isolamento térmico, o qual dispensa o uso de fita isolante.

Você poderá encontrar conectores de porcelana bipolar ou tripolar com diferentes capacidades. O manuseio deste tipo de conector é simples: basta utilizar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão, em seguida, inserir os cabos e apertar, novamente, os parafusos. 

 

4. CONECTOR MÚLTIPLO SINDAL / CONECTOR MÚLTIPLO DE POLIETILENO

O conector múltiplo de polietileno, muito conhecido como conector Sindal, é uma excelente opção para emendas em quadros de comandos, como régua de borne. Este tipo de conector possui vários bornes juntos e proporciona uma ótima isolação térmica. 

O manuseio deste tipo de conector é semelhante ao de porcelana: basta utilizar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão, em seguida, inserir os cabos e apertar, novamente, os parafusos. Você poderá encontrar conector múltiplo de polietileno com capacidade para até 4, 6, 10 ou 16 mm², basta escolher o qual atenderá sua necessidade.

 

5. CONECTOR DE TORÇÃO

Os conectores de torção são ótimas opções para quem quer fazer emendas de cabos rápidas e seguras. Assim como os conectores automáticos, possuem um manuseio muito simples e são ótimos isoladores. Eles podem ser utilizados em ventiladores de teto, emenda para luminárias, caixas de passagem e emendas de tomadas, por exemplo.

Os conectores de torção possuem diferentes cores: vermelho, amarelo, laranja, azul e cinza. É importante ficar atento, porque cada cor de conector suporta uma corrente e bitola diferente. Outra informação importante é que a bitola corresponde a soma das bitolas dos dois cabos que serão emendados no conector, ou seja, se a emenda é de 2 cabos de 3 mm²,  você deverá usar um conector para bitola de pelo menos 6 mm². O manuseio é super simples, basta decapar os cabos, unir as pontas, introduzir no conector e rosquear até ficar bem firme.

  • O conector cinza é para bitolas entre 0,8 e 2,5 mm², suportando até 21 amperes.
  • O conector azul é para bitolas entre 0,8 e 4,5 mm²,  suportando até  28 amperes
  • O conector laranja é para bitolas entre 1,5 e 6 mm²,  suportando até  36 amperes
  • O conector amarelo é para bitolas entre 2,5 e  6 mm²,  suportando até 36 amperes.
  • O conector vermelho é para bitolas entre 4,5 e 17 mm², suportando até 68 amperes.

Quais os cuidados necessários ao usar conectores de fios?

cuidados_conector_led

Agora que nós já vimos os diferentes tipos de conectores elétricos, é importante ressaltar que você deve estar atento ao manuseá-los. Certos cuidados são necessários para evitar acidentes, entre essas medidas estão: desligar a chave geral do local, conferir se os equipamentos estão sem energia, não expor os conectores à água e umidade, conferir se o modelo permite a conexão com diferentes fases no mesmo conector, verificar o limite de corrente que aquele modelo permite, e não inserir mais de um fio no mesmo orifício.

E aí, você está preparado para fazer você mesmo alguma instalação elétrica? Então confira mais sobre os modelos de conectores elétricos disponíveis no site da Iluminim.