Faça você mesmo! O acesso à internet e os diversos conteúdos os quais podemos encontrar na rede possibilitam que nós mesmo façamos diversas atividades que, antigamente, seriam difíceis de realizar sem o auxílio de algum profissional experiente. As reformas em casa e instalações elétricas estão dentro deste campo de atividades. Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre conectores elétricos e como fazer emendas você mesmo: o que são conectores elétricos, quais os tipos de conectores elétricos e outras informações que vão auxiliar na instalação de chuveiros, ventiladores, tomadas e outros equipamentos eletrônicos. Vamos nessa?
O que é são conectores elétricos?
Os conectores elétricos são componentes utilizados para facilitar a conexão de cabos, facilitando emendas e tornando as instalações mais seguras. Um conector de fio é um conector elétrico, isso é, um dispositivo que realiza a conexão entre um ou mais pontos onde é necessária a comunicação de sinais.
Os conectores elétricos são usados na ligação elétrica entre condutores e têm a função de eliminar ou reduzir fugas de corrente. Eles são utilizados para emendar partes do mesmo fio e evitar que se perca energia elétrica. Fáceis e práticos de utilizar, você pode escolher o conector de fio elétrico que melhor se adeque às suas necessidades.
Tipos de conectores elétricos?
Existem alguns tipos diferentes de conectores, como o conector de conexão automática, o conector split bolt, o conector de porcelana, o conector múltiplo sindal e o conector de torção. Importa destacar que não há um conector melhor do que outro, o que existem são diferentes tipos de conectores, os quais têm distintas utilidades.
Dependendo da sua necessidade, você irá precisar de um tipo conector ou outro, por exemplo: existem alguns que são usados sem desencapar os fios e dispensam o uso de ferramentas especiais, enquanto outros podem ser reutilizados e permitem conectar e isolar ao mesmo tempo. Vamos aprender mais sobre os diferentes tipos de conectores elétricos e como utilizá-los?
Quais são os tipos de conectores elétricos e como utilizá-los??
Conforme já foi dito, os conectores de fios são utilizados para montar, reparar ou realizar manutenções na rede elétrica. Cada tipo de conector possui suas peculiaridades, sendo assim, é importante conhecer um pouco mais sobre cada um deles:
1. CONECTOR DE CONEXÃO AUTOMÁTICA
Os conectores de conexão automática podem ser usados em aplicações diversas, como, por exemplo, em instalações residenciais, ventiladores de teto, luminárias e emenda para tomadas. Além de práticos, tais componentes oferecem, ao mesmo tempo, conexão e isolamento. Por isso, você não precisará utilizar fita isolante na emenda feita com conector de conexão automática. Você deverá buscar o modelo correto para a emenda que deseja realizar, existem diversos modelos com capacidades diferentes.
2. CONECTOR SPLIT BOLT
Os conectores split bolt são indicados e adequados para utilização em caixas de derivação e passagem em instalações elétricas no geral. Nas emendas feitas com conectores split bolt é necessário que você faça isolação com fita de autofusão. Este conector é versátil e pode ser usado em qualquer emenda entre dois cabos, inclusive em casos onde se precisa emendar cabos rígidos com flexíveis.
O split bolt permite uma emenda de prolongamento ou emenda de derivação. Para utilizá-lo, o primeiro passo é decapar os cabos, depois abrir o terminal e retirar totalmente a porca. Logo, você deve encaixar os cabos na fenda do terminal, colocar a porca novamente e apertar com a chave de fenda adequada. Você deverá buscar o modelo correto para a emenda que deseja realizar, existem diversos modelos com capacidades diferentes.
3. CONECTOR DE PORCELANA
O conector de porcelana é o modelo mais indicado para emendas em locais com alta temperatura, por isso é o modelo mais indicado para o chuveiro. É um conector com ótimo isolamento térmico, o qual dispensa o uso de fita isolante.
Você poderá encontrar conectores de porcelana bipolar ou tripolar com diferentes capacidades. O manuseio deste tipo de conector é simples: basta utilizar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão, em seguida, inserir os cabos e apertar, novamente, os parafusos.
4. CONECTOR MÚLTIPLO SINDAL / CONECTOR MÚLTIPLO DE POLIETILENO
O conector múltiplo de polietileno, muito conhecido como conector Sindal, é uma excelente opção para emendas em quadros de comandos, como régua de borne. Este tipo de conector possui vários bornes juntos e proporciona uma ótima isolação térmica.
O manuseio deste tipo de conector é semelhante ao de porcelana: basta utilizar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão, em seguida, inserir os cabos e apertar, novamente, os parafusos. Você poderá encontrar conector múltiplo de polietileno com capacidade para até 4, 6, 10 ou 16 mm², basta escolher o qual atenderá sua necessidade.
5. CONECTOR DE TORÇÃO
Os conectores de torção são ótimas opções para quem quer fazer emendas de cabos rápidas e seguras. Assim como os conectores automáticos, possuem um manuseio muito simples e são ótimos isoladores. Eles podem ser utilizados em ventiladores de teto, emenda para luminárias, caixas de passagem e emendas de tomadas, por exemplo.
Os conectores de torção possuem diferentes cores: vermelho, amarelo, laranja, azul e cinza. É importante ficar atento, porque cada cor de conector suporta uma corrente e bitola diferente. Outra informação importante é que a bitola corresponde a soma das bitolas dos dois cabos que serão emendados no conector, ou seja, se a emenda é de 2 cabos de 3 mm², você deverá usar um conector para bitola de pelo menos 6 mm². O manuseio é super simples, basta decapar os cabos, unir as pontas, introduzir no conector e rosquear até ficar bem firme.
- O conector cinza é para bitolas entre 0,8 e 2,5 mm², suportando até 21 amperes.
- O conector azul é para bitolas entre 0,8 e 4,5 mm², suportando até 28 amperes
- O conector laranja é para bitolas entre 1,5 e 6 mm², suportando até 36 amperes
- O conector amarelo é para bitolas entre 2,5 e 6 mm², suportando até 36 amperes.
- O conector vermelho é para bitolas entre 4,5 e 17 mm², suportando até 68 amperes.
Quais os cuidados necessários ao usar conectores de fios?
Agora que nós já vimos os diferentes tipos de conectores elétricos, é importante ressaltar que você deve estar atento ao manuseá-los. Certos cuidados são necessários para evitar acidentes, entre essas medidas estão: desligar a chave geral do local, conferir se os equipamentos estão sem energia, não expor os conectores à água e umidade, conferir se o modelo permite a conexão com diferentes fases no mesmo conector, verificar o limite de corrente que aquele modelo permite, e não inserir mais de um fio no mesmo orifício.
E aí, você está preparado para fazer você mesmo alguma instalação elétrica? Então confira mais sobre os modelos de conectores elétricos disponíveis no site da Iluminim.
excelente conteúdo de Conectores Elétricos
Olá, Daniel!
Que ótimo que gostou!
Agradecemos seu feedback.
Ficamos à disposição para qualquer dúvida
Faltou, é claro, FOTOS de cada conector…
Olá, Arlindo!
Agrademos sua sugestão!
Vamos adicionar algumas fotos no post.
Ficamos à disposição
Não vi sobre conectores para rede elétrica de distribuiçao.
aqueles que substituem o Split volt ,por ex.podendo ser prensados ou com parafuso.
Olá, Luiz!
Pode entrar em contato pelo link https://bit.ly/390xGLl para lhe ajudarmos 🙂
Ficamos à disposição!