Lustres e pendentes são algumas das peças que podem compor a iluminação do seu espaço, mas por possuírem estruturas parecidas, são facilmente confundidos. A iluminação que você escolhe para os seus ambientes, pode fazer muita diferença. Afinal, o que é um lustre e o que é um pendente? Como a utilização dessas peças pode auxiliar você na decoração dos sonhos? Tanto os lustres quanto os pendentes são luminárias que possuem características capazes de causar diversos efeitos na iluminação e, principalmente, na decoração dos seus ambientes. Não há escolha certa ou errada, a escolha correta do modelo de luminária varia de acordo com os espaços que você pretende instalar. Se você não conhece a diferença entre lustre e pendentes, continue a leitura e descubra se você deve escolher lustre ou pendente, qual a diferença entre pendente e lustre, como diferenciar pendente e lustre, como escolher lustre ou pendente e a escolha certa de lustre ou pendente para sala de jantar!

 

Qual a diferença entre pendente e lustre?

Os lustres e os pendentes são confundidos por possuírem a base de sua estrutura fixada no teto. A seguir confira algumas dicas para diferenciar pendente e lustre:

A característica principal do lustre é a existência de pequenas estruturas laterais (braços), que permitem o uso de muitas lâmpadas. Os lustre são utilizados na intenção de proporcionar sofisticação ao ambiente e costumam ser utilizados em áreas mais sociais, como a sala de estar ou salas de jantar.

O pendente é um tipo de luminária mais moderna, que pode ser também utilizado em salas de estar ou salas de jantar. No entanto, os pendentes também servem como auxiliares à leitura, portanto você pode instalá-los ao lado da cama no quarto ou ao lado do sofá da sala. Esse tipo de luminária é ideal para ambientes que possuam o pé-direito alto, porque não possuem estruturas laterais (braços), o que faz com que, geralmente, possuam apenas uma lâmpada.

 

Lustre ou Pendente

Lustres:

Geralmente, os lustres são associados a ambientes sofisticados. Eles têm como principais características o fato de ficarem presos ao teto, além disso, conforme dito, possuem diferentes ramificações com várias lâmpadas (braços). Entre aqueles ambientes que costumam ser mais decorados com essas peças, estão as salas de estar e as salas de jantar. Normalmente, lustres são utilizados em  locais mais amplos ou locais utilizados para ocasiões especiais, em que os lustres ficam evidenciados na decoração. 

Pendentes:

Geralmente, os pendentes são associados a ambientes modernos. O design desse tipo de luminária segue o padrão de um fio suspenso do teto até a ponta onde está encaixada a lâmpada. Esteticamente muito interessantes e modernas, essas peças podem ser encontradas com farta diversidade em relação a modelos e cores. Os pendentes costumam ser muito utilizados de maneira funcional, como na iluminação de bancadas e mesas na sala de jantar – sem o mesmo luxo que aparentam os lustres, mas com um toque de modernidade.

  • Como escolher lustre ou pendente?

Escolher um lustre é um desafio em que se deve levar em consideração uma série questões como, por exemplo:

  • o tamanho do ambiente;
  • a altura do pé direito; 
  • o tipo de mensagem que você deseja transmitir a partir da decoração.

 

Lustre ou pendente para sala de jantar

Um bom projeto de iluminação pode fazer toda a diferença em um ambiente. Se você acompanha os textos aqui do blog, já deve estar craque nisso, né?! Como não custa repetir, vale a pena dizer que um lugar com a iluminação certa é capaz de ficar muito mais aconchegante, moderno e bonito

A sala de jantar é um dos principais cômodos da casa, sendo assim, muitas pessoas consideram importante investir na iluminação do ambiente. Para isso, nada melhor do que usar pendentes ou lustres na sala de jantar. A princípio, é importante ressaltar que não é necessário que os lustre ou pendentes combinem totalmente com a decoração da sala de jantar, o que você deve observar é a harmonização do ambiente. 

Se você deseja uma decoração mais clássica, uma boa escolha é o lustre de cristal para sala de jantar. Você poderá encontrar esse modelo tanto em formatos mais modernos quanto em formatos mais clássicos como o candelabro. Os lustres mais tradicionais são aqueles com formato de candelabro, normalmente, posicionados sobre a mesa de jantar.

Se você deseja um ambiente moderno, a luminária pendente é ótima para a sala de jantar moderna. O design clean e descolado é perfeito para quem busca um estilo de decoração minimalista, já se o objetivo é dar mais destaque você pode escolher cores que dão mais destaque ao acessório. Uma opção interessante é investir em um modelo com acabamento em metal ou mesmo com detalhes coloridos.

Agora que você já sabe como diferenciar pendente e lustre, fica mais difícil de errar,  não é mesmo? Você está pronto para arrasar na decoração e escolher a luminária certa para o seu ambiente!

 Diferentes tipos de lustres e pendentes podem ser encontrados em nosso site. Lá você poderá escolher o modelo que melhor se adeque às suas exigências e preferências!