O céu é o limite quando falamos de decoração de interior e iluminação, cada vez mais o mercado está aquecido com diferentes tipos de produtos para maximizar o potencial de qualquer projeto arquitetônico. As lâmpadas LED costumam aparecer como elementos requisitados durante o processo de planejamento de espaços, já que podem ser usadas tanto para a iluminação principal quanto para a acessória. No texto de hoje, vamos falar sobre as utilidades e da função da iluminação decorativa com luminaria abajur, ressaltando a importância da iluminação acessória. O abajur é uma peça-chave que pode ser utilizada em qualquer cômodo da sua casa, desde o seu quarto até a sala de estar. Claro que é importante mencionar alguns detalhes que fazem toda a diferença na escolha da peça, como a temperatura da lâmpada instalada e utilidade do espaço onde o objeto será instalado, assim como devemos atentar à decoração do ambiente diante da escolha do modelo perfeito. Então, siga a leitura e descubra mais sobre o tema, tenho certeza que este texto vai esclarecer suas dúvidas! 

Uma luminária abajur elegante é aquela que nunca sai da moda

quarto em tons claros com luminaria abajur

Na hora de decorar o seu apartamento, a escolha de abajures não é uma tarefa fácil, porque o mercado disponibiliza diversos modelos, cores, materiais e tamanhos. Essa grande variedade, às vezes, mais confunde do que auxilia, né?! Que nem quando a gente planeja assistir um filme, senta em frente à TV e fica imerso naquelas mil opções que o Netflix indica. Mais fácil seria escolher entre 3 ou 4 filmes do que entre 100, hehe!

Quando decoramos nossa casa, acontece uma situação semelhante: as lojas oferecem tantos produtos que é difícil decidir qual será o escolhido. Para facilitar a sua eleição, vamos passar algumas dicas de como escolher o seu abajur. Leve em conta as seguintes questões: 

 

  •     o tamanho do ambiente;
  •     a decoração do local;
  •     as cores e formatos presentes no espaço; 
  •     a altura do pé direito; 
  •     considere o uso do ambiente;
  •     o tipo de mensagem que você deseja transmitir a partir da decoração.

 

Qual o seu modelo de abajur preferido?

Quarto iluminado com abajur

As opções de abajur disponíveis são vasta: vão desde os mais clássicos aos modernos, estilizados e “moderninhos”. Podem utilizar como matéria-prima diferentes materiais como: vidro, aço, material reciclado, madeira, porcelana, inox, plástico, ferro, entre outros. Essa variedade de materiais, estilos e formas fazem com que estas peças se incorporem, facilmente, aos projetos de decoração de interiores. No entanto, claro, é necessário saber o motivo de colocar uma luminária abajur em um determinado espaço, porque cada local apresenta características específicas de iluminação.

 

Abajur para quarto: 

 

 Se você deseja colocar o abajur na cômoda ao lado da cama, escolha um modelo de luminaria abajur de mesa que combine com a decoração do quarto e uma lâmpada que apresente iluminação suave, de preferência, uma luz quente. Se o objetivo é ter iluminação para leitura, dê preferência para modelos de abajur com luz direcionável.  

 

Abajur de mesa: 

 

 Sempre leve em conta o material da mesa na hora de escolher o abajur para colocar em cima dela. É importante que ambos materiais apresentem harmonia, tanto no que diz respeito à matéria-prima como cor e estilo.  

 

Abajur para sala:  

 

 Se você deseja utilizar a peça com intenção decorativa, leve em consideração a proposta do ambiente e o que você deseja passar às pessoas que chegam ao local. Peças em madeira, normalmente, sugerem ambientes mais aconchegantes, combinando bem com cores claras, tapetes e móveis com detalhes rústicos. Já as peças em aço ou inox ornam bem com ambientes que apresentem decoração de cor mais escura e aspecto formal, se encaixando bem em espaços profissionais, como em bibliotecas e escritórios.

 

O abajur proporciona iluminação indireta, não se esqueça! 

Cama com abajur ao lado

Você pode criar um ambiente super bacana na sua casa ao mesclar iluminação direta e indireta. Lembre-se: quando falamos sobre luzes indiretas, diversos modelos podem ser harmonizados em conjunto. A luz do seu abajur pode ser complementada por iluminação por meio de plafons e spots LED

 

As cores das lâmpadas LED

Quarto azul com dois abajures

As lâmpadas LED são as mais recomendadas para projetos de iluminação e isso não é à toa. São duráveis, gastam pouca energia, são sustentáveis e podem ser encontradas em diferentes tonalidades. Cada cor tem o potencial de passar determinada sensação, conheça um pouco mais: 

 

  •     As lâmpadas branco quente proporcionam a sensação de um local acolhedor e aconchegante. Sendo ótimas opções de abajur para quarto.
  •     As luzes branco frio provocam um efeito de destaque e são ótimas opções quando a intenção é clarear. Sendo ótimas opções de abajur de banheiro ou lavabo.
  •     Luzes coloridas são perfeitas para criar uma atmosfera moderna no ambiente. Sendo ótimas opções de abajur para sala de estar (se quiser ousar, você pode escolher entre lâmpadas de cor verde, vermelha ou roxa, o que acha?!)

Gostou do texto de hoje?! Esperamos que sim!  

No site da Iluminim, você encontra abajures de diferentes materiais e estilos, e com diferentes faixas de preços. Desde modelos mais simples, com ótimo custo-benefício, até modelos sofisticados, os quais podem ser o ponto-chave da sua decoração. Não perca tempo e confira lá, esperamos por você!