Tempo de leitura: 3 minutos

A iluminação é parte essencial de um ambiente, tanto em relação à sua funcionalidade quanto ao conforto e beleza. Por isso, é importante que o quarto apresente iluminação mais aconchegante, enquanto que um escritório precisa de uma iluminação que promova maior atenção.

Mas o que fazer quando um ambiente é utilizado para várias finalidades? Ou quando pretende economizar luz? Se essas são as suas dúvidas, você precisa ler este texto e descobrir como funciona o dimmer. Não perca!

O que é e como funciona o dimmer?

O dimmer, que também pode ser chamado de variador de luminosidade, é um dispositivo que, quando conectado a uma lâmpada, controla a intensidade da luz emitida em um local. Por isso, tem sido cada vez mais comum em residências, pois torna o ambiente mais aconchegante e confortável, uma vez que oferece mais opções ao usuário.

Como é a instalação do dimmer?

A instalação do dimmer é fácil e pode ser feita por qualquer pessoa. Porém, antes de qualquer contato com eletricidade lembre-se sempre de desligar o disjuntor. Em seguida, basta retirar o interruptor.

Feito isso, desligue os fios da lâmpada que estavam conectados, contudo, observe a sequência de cores e mantenha os fios na mesma ordem. As cores são importantes, pois indicam se os fios são fase ou neutro. Por fim, conecte os fios no dimmer e faça um teste. Caso a instalação não funcione, troque a ordem dos fios.

O dimmer é compatível com a lâmpada LED?

A resposta para essa pergunta pode ser encontrada nas especificações contidas na embalagem da lâmpada. Se a embalagem informar que é uma lâmpada própria para regulagem da intensidade do brilho, isso significa que a lâmpada é dimerizável.

Quais os benefícios de utilizar dimmer?

Esse dispositivo pode ser instalado em vários produtos, como fitas led de 5 metros, lâmpadas LED AR70 e plafons. Além disso, também pode ser colocado em qualquer local ou ambiente, proporcionando diferentes utilidades em cada cômodo. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios. Acompanhe.

Prolonga a vida útil da lâmpada de LED

A lâmpada LED, mesmo quando não dimerizável, já é uma opção muito mais vantajosa que a lâmpada incandescente. Enquanto a lâmpada LED tem duração de 25 mil horas, a lâmpada incandescente dura apenas 3 mil. Como o dimmer regula a intensidade da iluminação, a lâmpada ainda terá maior vida útil, pois não trabalha com sua capacidade total.

Oferece maior economia

A necessidade de iluminação quando o dia começa a escurecer é diferente da necessidade quando já anoiteceu. Com o dimmer é possível ajustar a intensidade e a quantidade de uso da luz de acordo com as condições, promovendo um uso mais consciente e gerando maior economia.

Deixa os ambientes mais charmosos e aconchegantes

A opção de regular a luminosidade dos ambientes é muito boa e oferece mais conforto no dia a dia. Se você deseja fazer um jantar romântico, assistir a um filme ou colocar seu filho para dormir, poderá diminuir a intensidade da luz.

Contudo, se você deseja ler, estudar ou preparar um alimento, você poderá aumentar a intensidade. Essa variedade de ajustes e opções já torna o ambiente mais aconchegante e confortável, proporciona certo charme e é um ótimo diferencial para ambientes que são destinados a vários propósitos, exigindo diferentes intensidades de luz.

A instalação desse dispositivo, além de exigir um baixo investimento, é prática e proporciona retornos relacionados ao conforto e à economia. Por isso, agora que você entendeu como funciona o dimmer e como ele é importante, aproveite a visita ao blog e siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e Google+.

Acesse: