Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é adepto do estilo de decoração vintage, sabe que ele vem conquistando cada dia mais espaço. Cheio de personalidade, delicadeza, leveza e nostalgia, esse tipo de decoração garante aos ambientes charme e elegância.

Uma característica que define esse estilo é a riqueza de detalhes. O uso de objetos-chave faz toda a diferença no estilo vintage. Móveis com formas arredondadas; cores neutras e tons pastel; e objetos antigos e carregados de história são pontos altos desse tipo de décor.

Mas, a iluminação tem seu lugar garantido quando se fala em decoração vintage. Ela ajuda a criar cenários sem exagerar. E as lâmpadas têm lugar importante nesse quesito. Entenda, aqui, como usar as lâmpadas a seu favor na hora de criar um projeto luminotécnico vintage. Confira!

Diferença entre vintage e retrô

Muita gente tem dificuldades na hora de entender o que caracteriza o estilo vintage. A palavra vem do inglês e faz referência a algo antigo e de boa qualidade. As peças são originais das décadas de 20 a 60, que são encontradas ou garimpados em antiquários, feiras ou mesmo relíquias de família.

No estilo retrô, a decoração é inspirada nos anos 70 e 80, mas nem sempre exige peças originais dessas épocas. O ponto alto da decoração retrô são as linhas lúdicas nos móveis, cores fortes e tecidos diferenciados. O retrô é tão procurado que a indústria atual fabrica móveis e decorações do estilo.

Tecnologia luminotécnica na decoração

Mesmo que sua decoração seja vintage, a tecnologia pode fazer parte do seu projeto. As lâmpadas vintage tem um visual de antigo, mas seu funcionamento é moderno e, muitas vezes, econômico. É o caso dos modelos que lembram o formato daquela inventada por Thomas Edison.

As lâmpadas de filamento de carbono estão em alta e os desenhos dos filamentos garantem o diferencial e a modernidade. Elas podem ser encontradas em LED e oferecem maior durabilidade, economia de energia, baixa emissão de calor e variedade.

Possíveis combinações

Mas como usar as lâmpadas a favor de sua decoração vintage? Aprendendo como combiná-las com os elementos que constituem a décor de sua casa! Hoje em dia, o vintage propõe resgatar o passado sem perder de vista o despojamento.

A estética vintage combina perfeitamente com elementos de outros tipos de decoração como a retrô, a clássica e até a rústica. A ideia aqui é criar personalidade. Se sua cozinha é toda em madeira, por exemplo, a lâmpada vintage irá se destacar sem destoar.

Usos mais indicados

Para que as lâmpadas se destaquem na decoração, é importante que elas estejam expostas. Para isso, há diversos artifícios, como investir em luminárias pendentes e abajures com linhas simples. Dessa forma, as lâmpadas ficam aparentes e viram um ponto de charme na decoração.

Se a sua ideia é deixar o ambiente mais quente, abuse das lâmpadas tradicionais e que tenham a luz amarelada. Ela cai bem em varandas, dormitórios, salas de estar e de jantar. Para escritório, cozinha e banheiros, as lâmpadas com luz branca e em LED atendem muito bem.

Tipos de lâmpadas vintage

Tubular

Esse modelo é recomendável para ambientes mais amplos e que precisam de muita luz. É o caso de cozinhas, banheiros, áreas gourmet e escritórios.

Chama de vela

Essa lâmpada tem um charme todo dela: imita o formato das chamas de uma vela acesa. Ela é ideal para a sala de jantar e corredores. E fica ainda mais chamativa quando usada em candelabros, por exemplo.

Globo

Também conhecida como lâmpada com bulbo, esse modelo é muito usado para quebrar a monotonia em ambientes com decoração super moderna. Versátil, é uma escolha acertada para quem busca economia, qualidade e beleza.

Bolinha

São aquelas lâmpadas muito usadas em abajures e espelhos. Seu formato confere um certo ar de delicadeza à iluminação. Quando usadas sozinhas, ajudam a criar focos de luz. Recomendadas em quartos e banheiros.

Quando o assunto é decoração vintage, elaborar um projeto de iluminação com um efeito visual aconchegante e funcional pode ser um desafio. Por isso, é importante contar com os produtos certos para a sua décor.

Gostou do post? Então, aproveite para visita para conhecer a linha de lâmpadas vintage da Iluminim e deixar sua casa ainda mais bonita!