Todos nós, provavelmente, temos algumas boas lembranças em contato com o campo, seja na casa da avó ou de algum amigo que gosta muito do interior. Não há nada melhor do que respirar o ar fresco da natureza e são esses tipos de sensações que a decoração rústica provoca nas pessoas. É uma chaleira de ferro forjado, café e bolos da fazenda e uma toalha de algodão cobrindo a mesa de madeira. A decoração rústica convida a mergulhar nos elementos da natureza.

Mas esse tipo de decoração aconchegante não está apenas limitado às casas rurais. Pelo contrário, já faz um bom tempo que vem sendo usada nas casas urbanas proporcionando o mesmo efeito acolhedor das casas do interior.

Se você já conhece esse estilo, mas ainda não sabe como usá-lo na decoração, então precisa continuar neste post com a gente até o final. Confere só!

O que é decoração rústica?

A decoração rústica é conhecida por seu acabamento simples e rudimentar. Os elementos naturais ganham evidência, bem como os móveis sólidos com acabamento mais simples. Apesar de possuir algumas características universais, a decoração rústica é também bastante eclética.

O estilo rústico surge naturalmente na decoração, confortável, casual e natural. Madeira, pedra e flores são um estilo muito moderno, intimamente relacionado com a vida rural, embora este seja o seu habitat natural, permite-nos reconstruí-lo em qualquer ambiente e em qualquer tipo de casa. O espírito rural é antigo sua marca do passado é profunda, e suas falhas são consideradas belas.

Elementos Essenciais na Decoração Rústica

1. Madeira

A madeira é a base da decoração rústica. É importante imprimir este estilo no ambiente. Mas esse material não precisa ser usado apenas para móveis, mas também nas vigas, forros, revestimentos de pisos e paredes.  Se você quer criar um ambiente mais rústico, invista na demolição de madeiras sem nenhum tipo de decoração. Se o objetivo é criar um estilo rústico requintado, o melhor é escolher a madeira polida.

2. Tijolos

Aplicação rápida e prática, sem necessidade de mão de obra especial. Rejuntar fora da economia. E veja o efeito incrível! Pegadas rústicas e modernas combinadas com materiais frios como silestone claro e tampos de mesa de vidro. Também chamados de tijolos ingleses, eles são retangulares e mais finos do que os tijolos tradicionais. Eles têm sombras e tamanhos diferentes.

3. Revestimentos

Vários tipos de revestimentos podem ser usados ​​para decoração rústica. Além dos tijolos citados acima, os mais comuns são os materiais sintéticos, que imitam elementos preciosos como madeira, pedra, bambu e couro na direção vertical.  Os preferidos para este tipo de acabamento são pisos de porcelanato, laminado e vinil.

Esses tipos de coberturas também podem ser usados ​​para destacar certas áreas do ambiente, como lareiras, áreas de forno ou paredes de TV. O cimento queimado e as pedras em revestimentos de paredes também tem feito muito sucesso para decorações rústicas.

4. Tecidos

Os tecidos são muito importantes na decoração rústica. Cobertores e colchas são usados ​​para cobrir móveis e criar um ambiente agradável típico deste estilo. Use a imaginação e misture tecidos mais leves e mais pesados ​​à vontade.

5. Ferro Forjado

A arte em ferro é outro elemento básico desse estilo de decoração. Ele pode ser incorporado à sua decoração rústica através de itens como bules, chaleiras, grades de janelas e maçanetas.

6. Iluminação acolhedora e intimista

Para um estilo quente, uma iluminação aconchegante é indispensável. Use abajures, lâmpadas e pingentes para criar semi-brilho. Escolher lâmpadas amarelas e mais fracas ajudará a criar uma atmosfera íntima.

Tenha cuidado ao escolher lustres e lâmpadas. Use metais como o cobre e, se quiser reduzir o brilho, prefira as fibras naturais. Na verdade, as cúpulas de fibra natural produzem um efeito muito interessante: ao deixarem um pouco de luz passar pela trama, projetam rendas e sombras misteriosas no ambiente.

Objetos Essenciais na Decoração Rústica

Embora pouco conhecido, existem diferentes formas de fazer uma decoração rústica. Não há necessidade de transformar sua casa em uma fazenda. A madeira é o material mais comumente usado para este estilo e pode ser aplicada em vários móveis e objetos. Tempo e identidade em um casamento perfeito! Veja a seguir a lista de objetos que podem compor essa decoração:

  1. Mesas e aparadores de madeira;

  2. Vasos e objetos de decoração rústicos feitos a mão estilo DIY com palha e flores;

  3. Luminárias de madeira ou pendentes de cobre;

  4. Puffs revestidos de tecidos naturais ou crochê.

Ambientes

As casas precisam naturalmente de mais conforto, por isso o ambiente residencial é o espaço mais aberto, que você pode brincar com conceitos e experiências, e integrar memórias emocionais com coisas novas e inovadoras.

Decoração de Sala de Estar e Jantar Rústicas

A sala de estar e de jantar são os ambientes que costumamos utilizar para receber os visitantes, por isso a decoração desses ambientes deve ser sempre muito confortável e bonita.

Se a decoração da sua sala já tem um estilo mais moderno, mas você quer aproveitar para aumentar os detalhes da decoração rústica, seu cômodo pode receber revestimentos de madeira, ou mesmo papel de parede para a decoração rústica.

Você também pode investir em objetos de decoração rústico como os já mencionados acima. O couro também pode deixar a decoração mais básica.

Para ambas, sala de estar e de jantar, você não precisa sempre decorar com cores quentes. Sua sala rústica pode ser clara e bem iluminada, porém usando os itens decorativos e móveis de madeira certos.

Leia também: Decoração Escandinava: o que é e como utilizar esta decor!

Decoração de Quarto Rústico

Uma maneira rústica e barata de decorar um quarto rústico é fazer sua própria cabeceira de madeira. No entanto, existem outras maneiras de alterar um quarto em estilo country para torná-lo confortável.

Alguns itens podem ser usados ​​para decorar um ambiente rústico, tornando-o mais atraente, como o uso de um grande espelho ou quadros com moldura rústica.

Pisos rústicos, revestimentos de parede e móveis de madeira também podem proporcionar aos quartos rústicos uma decoração descontraída e confortável.

Decoração de Cozinha Rústica

Como o revestimento das paredes e a cor dos móveis das cozinhas rústicas tende a ser mais escuro, pois são utilizados muitos detalhes em ferro ou preto, é necessário investir em um bom projeto de iluminação para cozinhas rústicas, utilizando lustres, pendentes ou mesmo grandes janelas.

A cor também pode fazer a diferença, por isso é divertido investir em paredes claras em uma cozinha completa com decoração rústica, principalmente em ambientes pequenos.

Decoração de Banheiro Rústico

O banheiro rústico é totalmente moderno e lindo! Eles trazem uma sensação de natureza, por isso vale a pena usar elementos de madeira ou pedra para caracterizar ainda mais o seu ambiente.  Para banheiros rústicos, recomendamos o uso de materiais naturais (como vime) como organizadores e cestas.

Essas obras simples, mas ricas em detalhes, dão um ar especial ao ambiente, e como o foco da decoração é trazer o ar do campo para o ambiente, muitas vezes podem ser utilizadas para distribuir arranjos de flores por todo o ambiente. O uso de prateleiras e armários também é bastante recomendando para a organização de banheiros rústicos.

Decoração Quintal Rústico

O quintal é outro espaço que também utilizamos para relaxar e receber turistas. Para esses espaços rústicos, paredes, pisos rústicos e os produtos dominantes de madeira, ferro e cobre no ambiente são cores quentes. O quintal também deve ter alguns tons de verde, isso é muito importante.

Afinal, a decoração rústica lembra a natureza acima de tudo. Se você quer um quintal rústico bonita e confortável, invista em um lindo jardim ou vasos de plantas.

Decoração de Restaurantes e Bares Rústicos

Devido ao perfil de iluminação, muitos ambientes gourmet se enquadram ao estilo rústico, geralmente exalando algum volume para destacar a cobertura e textura de paredes ou objetos. Também são utilizados aço inoxidável, madeira de demolição, painéis e decorações para embelezar o ambiente.

O ambiente de um restaurante ou bar rústico passa de uma sensação de conforto, o conforto trazido pela iluminação suave em tons aconchegantes, que costuma destacar as plantas que compõem o ambiente.

Você também pode utilizar objetos modernos com acabamentos rústicos, ou pode misturar elementos modernos para trazer mais personalidade ao ambiente.

E aí, curtiu a decoração rústica? Gostaria de ter uma decoração com algumas das características citadas em sua casa? Agora você já sabe o que precisa fazer!

Você pode gostar de: [INFOGRÁFICO] TIPOS DE DECORAÇÃO: 7 ESTILOS E PALETAS DE CORES

Inspire mais pessoas compartilhando este conteúdo com seus amigos, colegas e familiares nas suas redes sociais.

Assine também nossa newsletter e receba todos os novos posts por e-mail assim que lançarmos!