Ter um ambiente que una praticidade, funcionalidade e, além disso, ainda tenha beleza e elegância é essencial na decoração moderna. O estilo decorativo pode ser aplicado em diversos locais, seja no ambiente inteiro ou em apenas alguns detalhes que entreguem esse toque de modernidade. Nesse conceito, tudo precisa ser bonito e útil, passando a personalidade dos moradores da casa.

Montar aqueles ambientes confortáveis e atraentes vistos em sites de decoração e nas revistas não é tão difícil quanto pode parecer. Você não precisa modificar todos os artigos decorativos, mas com alguns toques já é possível criar um espaço mais moderno. Assim, o investimento será mais baixo e o resultado incrível dentro da sua casa.

Se você quer fazer uma decoração moderna, confira essas 8 dicas práticas para modificar os ambientes da sua casa e deixá-la mais estilosa!

1. Use móveis funcionais

Como uma forma de otimizar os espaços que estão cada vez mais escassos, surgem inovações no mercado que transformam o ambiente. Móveis que são multifunção têm por objetivo deixar o local mais funcional, unindo design e beleza em uma única peça.

Um dos exemplos mais clássicos é o sofá-cama, mas há também mesas retráteis, camas baú e mais uma série de peças que têm funcionalidades variadas. O conceito de “quanto menos, melhor” faz parte da ideia de decoração moderna.

2. Invista em iluminação

Por mais que às vezes seja subestimada, a iluminação tem o poder de mudar completamente um ambiente. Com as luzes certas em pontos específicos, você consegue dar uma cara nova à sua casa. Criar um projeto luminotécnico que considere as necessidades do seu lar é fundamental, já que isso depende do tamanho dos ambientes, quantidade de luz natural que entra, e outros fatores.

Por isso, adicione pendentes, arandelas e outros tipos de luminárias para clarear com eficiência, mas sem exagerar. Para complementar, as lâmpadas LED são as melhores alternativas para iluminar e ainda proporcionar economia ao final do mês, sem gerar calor no ambiente e com uma durabilidade muito maior que outros tipos de lâmpadas, como as fluorescentes e incandescentes.

3. Abuse no minimalismo

O desperdício e exagero já ficaram para trás na decoração. Peças extravagantes e chamativas deram lugar a uma decoração mais simples e intimista, utilizando somente o que é fundamental. O minimalismo é mais que uma tendência decorativa, é um estilo de vida.

Com cores neutras como preto e branco e apostando no que é essencial, esse tipo de decoração tem por intuito valorizar o espaço em si, não as coisas que estão nele. Assim, o local fica mais clean e equilibrado para que o foco seja no que é realmente necessário.

4. Defina uma paleta de cores

As cores usadas influenciam totalmente na decoração. A paleta pode mudar a percepção sobre um espaço, deixando-o mais tranquilo, enérgico, entre outras emoções. No estilo moderno, as cores mais vivas, como vermelho, laranja e azul, são ótimas escolhas, podendo ser usadas até mesmo em um ambiente monocromático.

A tendência para 2020 são as cores com efeitos que remetem à natureza, com tonalidades mais suaves e leves, que trazem uma sensação de aconchego. Tons terrosos e acinzentados também estão em alta e podem deixar os cômodos mais confortáveis.

5. Aplique uma textura 3D na parede

Se você deseja inovar e dispensar as antigas pinturas ou papéis de parede, investir em uma aplicação 3D é uma excelente ideia! Esse é um jeito de não sobrecarregar o ambiente, e vai muito bem com outros elementos decorativos.

Para destacar ainda mais os efeitos 3D, é preciso ter uma iluminação que fique à altura e ilumine de forma proporcional. Aplicar luminárias com luzes diretas é uma boa opção, pois deixará a textura da parede ficar mais evidente. Escolha a iluminação e confira como o resultado será transformado.

6. Pendure muitos quadros

Na decoração moderna, os quadros já não são usados apenas para preencher espaços vagos nas paredes. Eles ganharam um lugar especial e estão por todas as partes: pendurados nas paredes, colocados no chão encostados na parede, sobre os móveis e em muitos outros lugares.

Os estilos são os mais diversos, desde mensagens fofas e motivacionais até imagens e frases divertidas. Mas lembre-se que os quadros precisam estar de acordo com o restante da decoração, no mesmo contexto. Apostar em uma sequência de quadros complementares também é muito bem-vindo.

7. Cultive um jardim vertical

Trazer um toque verde para dentro da sua casa ou apartamento pode modificar completamente o ambiente. Escolher uma parede para montar um jardim vertical e cultivar plantas e temperos é muito interessante, além de terapêutico.

Se você não sabe quais plantas cultivar, comece pensando no tempo que terá para cuidar delas. Algumas exigem mais atenção, precisando de regas e podas constantes, enquanto outras vivem bem apenas com alguns cuidados regulares. Portanto, para não deixar o seu jardim morrer, saiba escolher bem o que você plantará para ter sempre uma parte natural dentro de casa.

8. Decore com espelhos

O truque de usar espelhos para ampliar o espaço já é uma velha técnica na decoração. Como refletem o ambiente, os espelhos deixam o lugar com mais profundidade e espalham a iluminação. Dependendo do posicionamento, é possível fazer com que o local aparente ser mais alongado ou até mesmo maximizar os espaços.

Os espelhos podem ser instalados em diversos tamanhos e tipos, com molduras diferentes e que destaquem ainda mais a sua função. As peças grandes refletem mais o ambiente e o deixam maior, enquanto as menores refletirão elementos da decoração e partes regulares. Tudo dependerá da sua intenção e do que você deseja que seja refletido.

Modificar os ambientes é um bom jeito fazer uma transformação sem precisar de reformas. Bastam alguns toques para deixar o seu lar com cara de novo. A decoração moderna está em evidência, e se você pode adotar as dicas listadas acima, conseguirá deixar a sua casa mais aconchegante e moderna.

Aproveite e leia também como a iluminação LED promove a sustentabilidade e quais são seus benefícios!