A primeira impressão é o que fica, dizem por aí. Fique atento, porque isso também diz respeito ao seu espaço! Por isso, vamos conversar hoje sobre a importância de planejar e decorar o seu hall de entrada. Um espaço de entrada bem decorado valoriza o imóvel, sem dúvidas, já que esse ambiente é uma espécie de “cartão de visitas” da residência. No entanto, antes de pensar na decoração, você precisa decidir qual será a principal função do espaço, assim será possível escolher o mobiliário e a iluminação correta. O hall de entrada pode agregar funcionalidade, praticidade, aconchego ou, até mesmo, servir como um espaço artístico, tudo depende do que você deseja. Siga a leitura e confira algumas dicas de decoração para o seu hall de entrada!

O que é o hall de entrada?

O que é um hall de entrada

O hall de entrada tem a função de receber os visitantes, devido ao fato de localizar-se logo em frente à porta de entrada do imóvel. Esse é o principal motivo pelo qual você deve preocupar-se com a decoração desse cantinho: ele é a primeira impressão do seu apartamento.  A partir dele, é possível acessar os outros cômodos da casa. Durante muito tempo esse espaço teve pouca relevância em projetos arquitetônicos e de decoração de interiores, mas a sua importância tem sido cada vez mais reconhecida.

Dicas de pintura no hall de entrada

pinturas para hall

Colorido: O que você acha de utilizar uma cor vibrante para pintar as paredes do seu hall de entrada? Se você quiser, pode pintar apenas uma das paredes e deixar as outras em cor branca ou creme, que, facilmente, harmonizam com cores intensas. Mas se você gosta de ousar,  quem sabe seguir uma técnica que tem sido tendência de decoração? Pinte apenas metade da parede com cor vibrante e harmonize a outra metade com uma cor diferente.

hall

Funcional: Se a principal característica que você deseja ressaltar no seu hall de entrada é a praticidade, invista em cores leves, como branco ou creme. Outra dica bacana é colocar no espaço móveis que possam ajudar na organização, como um porta-chaves ou sapateira.

hall

Combinando com a pintura sala: Combinar a pintura do hall de entrada e a pintura das paredes da sala é uma ótima dica. Sabe aquela técnica que não tem erro? É essa mesmo! Combinando a pintura da entrada e da sala, você dá um “gostinho” do que está por vir no próximo cômodo. Além disso, você também pode investir em uma decoração similar nos ambientes, maximizando a experiência de continuidade.

hall

Combinando com a pintura do apartamento: A pintura da parede do hall de entrada pode dialogar com o restante dos ambientes da casa (não apenas com a sala, como no exemplo anterior). Uma opção interessante é observar os detalhes que você tem em cada um dos cômodos (cozinha, sala e quarto, por exemplo) antes de escolher a cor da parede do hall de entrada. Observando esses detalhes, você pode harmonizar o espaço com o restante do local.

hall

Mas o hall de entrada é só um lugar de passagem…

hall de entrada

Não caia nessa! Se você pensa que o hall de entrada é só um lugar de passagem, pense sobre qual a impressão você gostaria que o seu convidado tivesse ao chegar no seu apartamento. Afinal, é a partir desse espaço que se percebe o estilo da casa, sua decoração e também a personalidade dos moradores. 

Quando o assunto é hall de entrada, o tamanho não é documento

hall

Isso mesmo, quando o assunto é hall de entrada pequeno ou hall de entrada grande: não importa. Seja amplo ou estreito, iluminado ou sem janelas, o que mais importa é utilidade do espaço e sua harmonização com o restante do espaço. Não esqueça que é importante que o hall de entrada seja receptivo, transmitindo uma mensagem de boas vindas para todas as pessoas que o acessarem.

Como decorar hall de entrada?

hall

Você tem muitas opções de decoração em mente, mas ainda não sabe por onde começar? Então confira algumas dicas de decoração que irão ajudar você a ter ideias para o seu espaço: 

Quadro de avisos:  Quer lembrar dos seus compromissos logo ao chegar em casa? Então instale um quadro de avisos no hall de entrada e preencha-o com os seus compromissos semanais!

Sapateira: Escolha uma sapateira na cor que mais harmonize com o local. O móvel, além de ajudar a manter a casa limpa, é super funcional. Ali você deixa seus sapatos organizados e também proporciona que seus convidados possam se sentir mais à vontade, deixando os sapatos na entrada da sua casa. Não se esqueça de colocar um banquinho para se apoiar na hora de calçar e descalçar. 

Prateleira ou nicho: Sabe aqueles objetos que sempre esquecemos quando estamos com pressa? Guarda-chuva, óculos de sol, máscara ou álcool gel são alguns exemplos. Instale nichos ou prateleiras no seu hall de entrada e resolva esse problema!

Porta-chaves: Ótima opção para não perder as chaves de casa ou do carro!

Espelho e prateleira: Um combo que funciona muito bem é o espelho com a prateleira embaixo. Assim você consegue dar aquela última conferida no cabelo ou na maquiagem antes de sair de casa! A prateleira é perfeita para você deixar as chaves ou carteira e não se esquecer delas na hora de sair.

Gancho de parede: Uma ótima alternativa para decorar o hall de entrada. Você pode escolher ganchos de diversos formatos e cores, combinando com o seu espaço. Você pode utilizá-los para colocar casacos, mantas, sacolas e bolsas (seus e dos seus convidados). Dessa forma, o restante da casa organizado e os seus amigos sabem onde colocar os seus pertences.


E aí, gostou das dicas?! Ficamos muito felizes de ajudar você na decoração do seu espaço! Não se esqueça de conferir o site da Iluminim quando você estiver buscando luminárias, pendentes e artigos decorativos!