A decoração escandinava é um estilo de decoração clean com muitos detalhes em candy colors. Confortável e agradável aos olhos, essa decoração segue um conceito onde o menos é mais, caracterizado por móveis em madeira, paleta de cores em tons neutros, linhas retas e muita luz natural.

O estilo escandinavo é um tipo de decoração que atrai cada vez mais atenção e anda conquistando a admiração de muitas pessoas nos últimos tempos. É uma dualidade desafiadora, uma combinação de tradicional e moderno, confortável e charmoso, simples e refinado. Essa é a essência da decoração escandinava.

Uma das decorações mais escolhidos para projetos de design de interiores, se deve em parte ao seu estilo leve, que torna possível uma bagunça organizada, e em parte devido ao seu baixo custo.

A seguir, discutiremos o que é o estilo escandinavo, sua origem e como esse modelo decorativo que pode ser usado em todos os cômodos da casa, não apenas para trazer ao ambiente uma sensação confortável e relaxante, mas também super elegante.

O que é a decoração escandinava?

O lema desse tipo de decoração é: “Menos é mais!” Paleta de cores neutras, linhas retas, paredes e móveis brancos ou em madeira, luz natural e minimalismo fazem esse estilo. Composto por uma mistura de elementos elegantes e clássicos, a estética é refletida nas estampas dos tecidos de sofás, tapetes e cortinas, em contrapartida aos móveis em madeira maciça que dão um destaque todo charmoso.

Para quebrar o destaque excessivo do branco nas paredes e nos móveis, os elementos decorativos adotam cores, mas são sempre neutros e clássicos, como cinza e cores suaves como rosa bebê e nude.  Objetos com cores mais fortes em contraste como o preto trazem a harmonia para o ambiente e dão aquele toque final especial.

Leia também: 8 dicas práticas de decoração moderna para sua casa

De onde surgiu esse estilo de decoração?

A decoração escandinava veio da região do norte da Europa, composta pelos países Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. O clima frio cria uma cultura regional típica, de transformar uma casa em um ninho real, trazendo muito conforto à vida e recebendo amigos. Esse tipo de decoração invadiu outras regiões, chegando até a casas tropicais como no Brasil.

Ambientes para aplicar decoração escandinava

A decor escandinava pode transformar o ambiente, deixando-o moderno e cheio de vida, com muitos elementos em madeira, tons neutros, plantas e toques pessoais com decoração DIY (faça você mesmo). Mas é claro que você deve estar se perguntando quais ambientes podem ser decorados com esse estilo. Mas não se preocupe que a gente conta para você. Confira:

Sala

Apostar em pisos com madeira clara ou pintados de branco é acertar em cheio nessa decoração. Ela trará um acabamento suave que poderá complementar bem no restante do ambiente. Já nos móveis você pode optar por madeira rústica e um sofá em tons pastéis. Dessa forma você poderá utilizar mantas, tapetes e almofadas em cor de destaque para criar uma sensação clean. Objetos espalhados em uma “bagunça organizada” são uma boa pedida para o estilo escandinavo também.

Veja também: Reforma de casa: saiba quando fazer e como planejar!

Quarto

Assim como na sala, nos quartos você também pode aplicar o conceito de bagunça organizada, com as roupas de cama e objetos. Opte por armários ou araras em madeira clara ou branco, assim como as cobertas de cama. Sempre deixe para colocar cor no ambiente através dos objetos. Não esqueça de colocar cortinas claras nas janelas e deixa-las abertas o máximo possível, para que a iluminação natural faça parte do ambiente de um jeito harmonioso.

Para os quartos infantis, a ideia é sempre usar cores neutras, nas paredes e mobília. Pense em uma paleta de cores em tons claros para que elas possam combinar entre si e não fique uma mistura de cores em desordem. Você também pode aplicar móveis em madeira clara, juntamente com almofadas e cortinas com um tom a mais, para ganhar destaque. E lembre-se de colocar muitos detalhes fofinhos para as crianças.

Cozinha

Priorize sempre a simplicidade para a cozinha. Coloque armários em branco ou madeira clara com poucos detalhes de cor, e dê destaque para elementos naturais como paredes de tijolinhos e vigas de madeira a vista, por exemplo. Mesas de cavalete, bancadas de apoio em madeira e objetos de decoração expostos completam a decoração do ambiente.

Banheiro

Para ambientes como o banheiro que naturalmente são construídos e planejados em cores claras, o bacana é se atentar aos detalhes para deixa-lo característico. Uma cesta de vime, toalhas expostas em nichos, um pendente aramado trará aquele toque especial. Se você quiser ousar, pode apostar na cerâmica estampada para o piso, trazendo destaque para o resto do ambiente claro.

Escritório

Para inserir a decoração escandinava no seu escritório, use mesas simples ou cavaletes. Não coloque excesso de objetos na sua mesa, priorize seu computador, agenda e uma luminária. Deixe o restante das coisas que precisa guardadas em gavetas a mão ou caixas organizadoras que podem ser acessadas facilmente. Traga o conforto necessário na cadeira que você sentará para trabalhar e deixe o destaque com os objetos, como molduras e tapetes.

Você também pode se interessar: Confira as principais tendências de decoração residencial em 2020

Iluminação na decoração escandinava

Em todos os estilos de decoração há maneiras e maneiras de adaptar a iluminação. Na decoração escandinava não seria diferente. Para compor um ambiente utilizando esse modelo decor, você pode utilizar elementos “brutalistas” como fiações e lâmpadas aparente e abusar nos lustres, luminárias, abajures e pendentes.

Outro ponto muito importante é dar prioridade para a luz natural, para deixar um efeito mais clean.  A iluminação natural irá transformar o ambiente e proporcionar a percepção visual de um ambiente mais amplo.

Inspiração de decoração escandinava

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa decoração linda e super tendência, pode se inspirar nessa tendência e arrasar nos ambientes usando toda a usa criatividade. Confira as fotos abaixo e dê asas a sua imaginação!

E aí, gostou de conhecer mais esse estilo de decoração? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais!