O estilo eclético tem tudo a ver com harmonia e combinação de estilos diferentes. Combina texturas e cores contrastantes para criar uma decoração coesa e linda, tendo o seu espaço garantido nas opções dos maiores especialistas em design de interiores. A decoração eclética é ideal para quem gosta de um design de interiores diferenciado, que destaca diferentes épocas e movimentos. Acompanhe, abaixo, mais detalhes.

“Eu gosto de tantos estilos de decoração, não queria ter que escolher um só”. Aposto que você já pensou isso pelo menos uma vez enquanto decidia a decoração dos ambientes da sua casa ou outro lugar o qual queria decorar, certo?! E se te dissesse que há um estilo em que você pode misturar de tudo um pouco e deixar seus ambientes super charmosos?

Sim, esse estilo existe! É o que chamamos de decoração eclética. Clássico, rústico, romântico, moderno ou contemporâneo. No que diz respeito ao ecletismo, a palavra da moda é liberdade de escolha. Combinando elementos de estilos diferentes, combinando o antigo e o moderno, o luxo e a simplicidade. Tudo pode ser montado em uma decoração perfeita! Com estilo e bom gosto, um ambiente altamente personalizado pode ser criado para contar parte da história e da experiência das pessoas que ali vivem.  

O ecletismo tem extensos registros no movimento arquitetônico, sendo um movimento baseado na modificação e apropriação de vários elementos do estilo. Essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço na área de decoração. Acompanhe, abaixo, um pouco mais a história desse estilo de decoração e algumas de suas características.

Leia também: [INFOGRÁFICO] TIPOS DE DECORAÇÃO: 7 ESTILOS E PALETAS DE CORES

Como surgiu o estilo eclético?

A palavra “eclético” originou-se da palavra grega eklektikos, que significa “escolha o melhor”. Combina muito, não é?!

Embora o termo seja geralmente usado pela filosofia, o conceito também se tornou parte da arquitetura no final do século XIX e no início do século XX. A ideia é ir além desses movimentos arquitetônicos, como os movimentos neoclássico, gótico ou bizantino.

A partir disso, os arquitetos passaram a escolher o melhor elemento de cada estilo disponível para criar um visual totalmente novo, único e especial! É exatamente isso que queremos fazer com a decoração do seu ambiente!

sala--decoracao-ecletica-com-tapete-persa

Princípios da decoração eclética:

Se seu objetivo é aplicar decorações ecléticas ou explorar elementos de estilo eclético sem transformá-los em objetos colocados aleatoriamente, você deve compreender alguns dos princípios orientadores do ecletismo. Vejamos:

  • Arriscar: Um dos princípios básicos do estilo eclético é arriscar para reunir elementos de estilos diferentes em um mesmo espaço. Afinal, ecletismo é a liberdade de experimentar cores, formas e tudo mais.
  • Fator surpresa: o elemento surpresa é outro aspecto importante do ecletismo. O impacto da surpresa geralmente faz com que o ambiente eclético pareça coeso. Quando o objetivo é explorar o fator surpresa na decoração eclética, a cor é uma boa aliada. Você sabia que as paredes marrons podem proporcionar a harmonia necessária entre o seu quarto em estilo country e o moderno sofá de terracota que você acabou de instalar no quarto?
  • Personalização: Os amantes do estilo eclético estão sempre em busca de histórias para decorar seu espaço. Em casas de estilo eclético, antiguidades ou objetos completamente incomuns (como espelhos quebrados) tornam-se obras únicas. Nesse surpreendente roteiro pessoal cada elemento que compõe o ambiente se torna um personagem.
sala-de-jantar-de-decoracao-estilo-ecletica

Características da decoração eclética

Como você pode perceber, quando falamos sobre a decoração eclética, não há, necessariamente, uma regra para seguir, exceto a aparência geral não se encaixar em nenhuma outra categoria. Algumas características que você pode se inspirar:

  • Padrões e texturas mistas: a decoração eclética não é homogênea ou monótona. Por isso, arrisque-se! Que tal misturar padrões, texturas ou ambas?!
  • Combinação de velho e novo: em uma sala eclética, um sofá com estilo mais colonial pode ser facilmente combinado com uma mesa mais moderna. De fato, é esse contraste que faz com que esses interiores pareçam tão bons.
  • Paredes da galeria: o estilo eclético é, por natureza, uma combinação de móveis e estilos. Então, aposte na parede para exibir alguns movimentos artísticos como no estilo de uma galeria, o que você acha?
sofa-azul-sala-estilo-ecletico

Como criar esse estilo nos ambientes?

Agora que você já sabe os principais princípios da decoração eclética e suas características, descubra como você pode transformar o seu ambiente através desse tipo de decoração:

  • Selecione uma paleta de cores:

Em geral, este estilo combina cores neutras, como preto, branco, cinza ou até marrom, contrastando com tons dourados ou prateados. É ideal manter as paredes em cores claras, assim os móveis e objetos se destacarão mais. Uma ótima opção para começar é escolher uma matriz mais neutra e uma cor de destaque. Usar uma cor neutra por toda parte permitirá que uma cor de destaque se sobreponha com glamour mas, ao mesmo tempo, sem deixar o ambiente com um ar “arrogante” pela cor mais forte.

  • Brinque com as texturas:

Os tapetes, as cortinas e as capas de almofada são elementos-chave no momento de dar um ar eclético à nossa casa. Os tecidos, além de proporcionar aconchego aos espaços, “vestem” a casa. Estampas em tapetes, cortinas e capas de almofadas são protagonistas neste estilo. Você também poderá combinar, por exemplo, um sofá de couro marrom com almofadas de veludo em cores vibrantes.

  • Brinque com os padrões:

É nessa hora que você deve ousar e dar asas à imaginação! Preencha o espaço com combinações inesperadas de padrões que não necessariamente andam juntos. Inove nas peças de decoração e elementos que vão no ambiente. No final de tudo isso, você terá uma decoração eclética linda, aconchegante e que é a sua cara!

E aí, curtiu a decoração eclética? Gostaria de ter uma decoração com algumas das características citadas em sua casa? Agora você já sabe o que precisa fazer! Inspire mais pessoas com esse estilo compartilhando este conteúdo com seus amigos, colegas e familiares nas suas redes sociais!