Tempo de leitura: 2 minutos

Quem tem uma casa pequena pode acabar passando sufoco na hora de decorar, pois colocar muitos móveis e elementos decorativos sempre deixa o local carregado.

A saída é buscar estratégias específicas para decoração de ambientes pequenos. Por meio de espelhos e dos móveis corretos, por exemplo, é possível fazer com que o espaço pareça maior.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira algumas dicas para deixar a sua casa mais espaçosa:

1. Instale espelhos

Os espelhos são muito usados na realização de truques em circos e apresentações de mágicos. Na sua casa eles também terão grande utilidade: deixar o espaço visualmente maior. Para conseguir esse efeito, vale preencher uma parede inteira.

No entanto, evite colocar esse espelho em um ambiente no qual você costuma ficar por muito tempo, pois o reflexo pode atrapalhar visualmente a sua experiência, como na sala de TV e no quarto. Nesses casos, ele também pode dar margem a erros na iluminação. Então, prefira colocá-lo na sala de estar ou de jantar.

2. Decore verticalmente

Temos o costume de ocupar o ambiente de forma horizontal — e, muitas vezes, deixamos os espaços abarrotados. Portanto, está na hora de explorar outra direção! Uma ótima solução é verticalizar.

Não é preciso que a casa tenha um pé direito muito grande: mesmo ambientes pequenos no comprimento e na altura podem ter objetos que exploram o sentido vertical.

É o caso de instalar pallets ou estruturas de madeira para guardar objetos da sua casa. Vinhos, livros e objetos decorativos ser empilhados em uma espécie de estante. Prateleiras e nichos também são boas opções.

3. Aposte em móveis versáteis

Em ambientes pequenos, ter muitos móveis pode prejudicar harmonia e circulação. Aliás, quanto mais móveis, menos chances você tem de deixar o local visualmente maior.

Nesse caso, é melhor ter móveis versáteis do que investir em uma grande quantidade de itens. Por exemplo, o sofá baú otimiza bastante o espaço da sala. Ele tem um compartimento interno no qual se pode guardar o que achar mais apropriado.

Já a cozinha pode contar com bancos pequenos que se dobram. Assim, você pode usá-los quando achar necessário e ainda terá aquela sensação de que há espaço de sobra na sua casa.

4. Use papéis de parede

Um item que também pode ajudar na decoração de ambientes pequenos é o papel de parede. Para fazer com que o cômodo pareça mais espaçoso, invista em estampas pequenas e tons claros na parede de fundo.

Uma outra dica a estampas de papel de parede é investir em listras verticais. Como elas vão do sentido do teto ao chão, você terá a percepção de que o pé direito é mais alto. Puro truque de ilusão de ótica!

Essas foram algumas dicas de decoração de ambientes pequenos. Também é interessante apostar em uma iluminação correta. Por exemplo, distribuir spots de LED pelo teto da casa dá a impressão de que os cômodos são maiores.

E aí, qual desses truques você pretende adotar na sua casa para que ela pareça maior? Conte para a gente nos comentários!