A decoração clássica nunca sai de moda. Este estilo originou-se dos detalhes e sofisticação da arquitetura grega e romana. Suas linhas são elegantes, delicadas e ricas. Quem escolhe essa decoração, está à procura de um ambiente requintado e elegante, que lembra os antigos palácios europeus.

Esse tipo de decoração chama a atenção nos detalhes: linhas de gesso, rodapés, entalhes em móveis (geralmente em mogno, nogueira ou cereja), almofadas, papel de parede e cortinas coloridas. Quer descobrir mais sobre esse estilo de decoração, continue com a gente nesse post blog!

decoração-classica-cozinha-branca

O que é decoração clássica?

A decoração clássica surgiu na antiguidade, em um momento que a beleza era sinônimo de riqueza. Ao longo dos anos, essa decoração foi transformada, adicionando estilos modernos e contemporâneos.

O uso de detalhes finos são a principal característica deste estilo. São reconhecidos na construção, cor, móveis e objetos do local. A decoração é embelezada com cores neutras, trazendo leveza e nobreza. Além disso, a maior vantagem desse estilo é que nunca ficará desatualizado, pelo contrário, vai se popularizando cada vez mais com o tempo.

Estilo clássico de decoração

O estilo clássico abrange uma série de períodos e propostas: imperial, rococó, barroco até as interpretações modernas e contemporâneas. A decoração clássica requer ambientes amplos e altos, por incluir grandes móveis e peças decorativas vistosas e ornamentadas. Mas é possível adaptá-la para pequenos ambientes, como apartamentos, por exemplo. Neste caso, é importante ficar atento para não causar a impressão de um ambiente ainda menor, devido à grande quantidade de detalhes, estampas e cores escuras dos móveis.

Objetos de decoração clássicos

Os estofados ornamentados têm um papel importante na decoração, pois o objetivo deles é transmitir o ar da realeza— junto com estampas florais e listradas, que são algumas opções. Os tecidos utilizados no século passado, como seda e veludo, transmitem uma presença forte no ambiente. Nas janelas, as cortinas enormes precisam estar envoltas em barras para causar o aspecto pesado da decoração. Já os quartos precisam de adornos, como mosquiteiros e colunas. Objetos antigos são o destaque da decoração clássica, por isso, se você quer replicar a decoração clássica, abuse de itens robustos, como: espelhos; molduras; arranjos; cristais; entre outros.

decoraçao-classica-sala-de-estar-sofá-estofado-cinza-com-mesa-de-centro

Veja um pouco mais sobre a decoração clássica nos ambientes:

  • Decoração de sala de estar clássica

Para começar a criação da sua sala de estar clássica, prefira um mobiliário de madeira escura. O tipo pode ser carvalho, faia ou cerejeira. Não esqueça também de uma característica importante do estilo clássico: estruturas ornamentadas para reproduzir o requinte necessário na sua sala de estar clássica. O mármore é outro exemplo clássico de material que está sempre presente em ambientes clássicos.

Para criar um clima intimista, vale apostar nas velas e castiçais. Eles criam efeitos luminosos interessantes, realçando os detalhes do mobiliário da sua sala de estar clássica. Ainda reforçando a iluminação do ambiente, os lustres garantem ainda mais personalidade. Já para aproveitar a luz solar, vale escolher cortinas, veludos, moiré em tons claros ou combinados com cores intensas. Se a sala de estar clássica é mais espaçosa, vale investir numa mesa de centro que permita expor alguns livros e revistas. Nos cantos, vale usar porta-retratos e expor as melhores fotos da família. Para acompanhar, escolha objetos de porcelana para dar um toque luxuoso.

  • Banheiros decorados com estilo clássicos

Sofás grandes e confortáveis, móveis robustos e até mesmo antigos de madeira maciça, como mogno e cerejeira são perfeitos para o estilo, assim como metais como ouro, cobre e bronze nos acabamentos e nos acessórios como torneiras, cubas e candelabros. Sancas e acabamentos em gesso no teto também são bastante usados nesse estilo de decoração. Todas essas características são muito usadas para a criação de um banheiro clássico.

Opte por mármore na pia, um material resistente e que nunca sai de moda, que combina muito bem com os demais itens e também com os acessórios que você usará para decorar seu banheiro clássico. Aposte em itens de metal, principalmente acobreados ou dourados. No mais, quando for escolher acessórios para banheiros, escolha papéis de parede trabalhados ou em alto relevo – escolha sempre os impermeáveis por conta da umidade – espelhos com moldura trabalhada, cuba metálica nas pias de mármore, arandelas e louças em linhas retas. Para finalizar, use itens dourados, como saboneteiras, torneiras, moldura de box, porta-papel higiênico.

  • Decoração de quarto de bebê estilo clássico

Um quarto de bebê clássico reúne características delicadas e refinadas e, ainda oferece todo o encanto do estilo, que estima pelo refinamento das peças e detalhes luxuosos, tais como um abajur com cristais, um tapete felpudo bem elegante ou um berço branco todo trabalhado com cores neutras e suaves nas paredes.

Quanto a questão das cores, fica muito mais fácil trabalhar tons claros com mobiliário clássico. O branco, o bege, rosa, azul, verde claros (entre outras) caem bem para decorações como esta, porque de certa forma acompanham a atmosfera de tranquilidade trazida pelo mobiliário.

  • Decoração de quarto de casal estilo clássico

Para compor uma decoração clássica e sofisticada para o quarto, é necessário saber escolher bem as cores, móveis e objetos que farão parte do cômodo. Cores claras, como branco, bege, gelo, dourado e tons pastéis são ideais para criar a atmosfera ideal para o quarto clássico. Faça combinações complementares, como o bege, dourado, amarelo e azul pastel, por exemplo. Luminárias de teto e pendentes são peças-chave para garantir o toque que você deseja dar ao quarto clássico. Se o seu quarto for grande, pode apostar em grandes lustres com adereços de vidro ou pérolas. Opte preferencialmente por tons de dourado ou cobre. Cortinas claras ajudam a ampliar os ambientes e a reforçar a ideia do clássico.

decoraçao-classica-quarto-casal-com-parede-cinza

Iluminação na decoração clássica

Primeiramente, a iluminação deve ser mais branda, com preferência pelas lâmpadas amarelas, ou até mesmo lâmpadas vintage, que eram tão comuns nos tempos passados. Então aproveite o estilo para abusar de grandes lustres estrategicamente posicionados nos cômodos, arandelas e pendentes clássicos. Abajures também são ótimas opções para ambientes como sala de estar e quarto.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa decoração linda e que nunca sai de moda, pode se inspirar nessa tendência e arrasar nos ambientes usando toda a usa criatividade!

E aí, gostou de conhecer mais esse estilo de decoração? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais!