Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está reformando ou construindo e já anda pensando em como escolher o sistema de monitoramento de sua casa, este conteúdo é para você. O assunto que vamos abordar aqui é câmera de segurança.

Afinal, nossos entes queridos são o nosso maior patrimônio. E também não podemos descuidar das nossas conquistas materiais. No entanto, para protegê-los, é necessário saber escolher os melhores equipamentos para implantação de um sistema de segurança domiciliar.

Pensando nisso, criamos este artigo com a intenção de tirar todas as suas dúvidas relativas aos procedimentos para instalação e utilização de câmeras de segurança. Confira!

Por que usar câmera de segurança?

Hoje em dia, não se deve abrir mão do monitoramento eletrônico, mesmo em locais com presença de porteiros e vigilantes. Por isso, relacionamos a seguir as principais vantagens de instalar câmeras de segurança no seu lar:

  • visualização simultânea dos ambientes internos e externos;
  • monitoramento 24 horas e em tempo real do que acontece em sua residência (por meio do celular ou do computador do escritório), mesmo que não esteja em casa;
  • gravação de imagens simultâneas de diversos ambientes, registrando assim todas as atividades ocorridas no domicílio para auxiliar em possíveis investigações;
  • inibição psicológica a furtos ou roubos, visto que os delinquentes não gostam de ser vigiados e preferem agir em locais não monitorados.

Quais as tecnologias empregadas na formação de imagens?

Existem duas tecnologias utilizadas nas câmeras de monitoramento. O primeiro tipo é o sistema analógico, em que a imagem se forma através da captação de ondas. Sua instalação requer uma estrutura de cabos e a montagem de um circuito fechado de TV (CFTV).

O segundo é o sistema digital baseado em IP (protocolo de internet), cujo sinal é gerado por meio da conexão de dados. Não requer utilização de cabos de rede e funciona pelo método wireless via WIFI.

Apesar das diferenças, tanto o sistema analógico quanto o digital permitem o uso da tecnologia de imagem de alta definição HD (High Definition).

Quais as vantagens da câmera HD?

O sistema HD mais usado é encontrado em câmeras com lentes de 720p e 1020p (FULL HD). O “p” é relativo a pixels, ou seja, quanto mais pixels melhor a qualidade de imagem. Agora, veja as vantagens do sistema HD:

  • maior nitidez;
  • possibilidade de filtrar um objeto específico: como placas de carros e rostos de pessoas;
  • a capacidade de zoom pode chegar a até 40 m;
  • sistema day-night automático, grava durante a noite ou em locais com pouca luz devido ao infravermelho. Não é necessário apoio com luminárias.

Que tipos de câmeras em HD existem no mercado?

Os tipos e modelos de câmeras HD variam de acordo com o local de instalação. Conheça alguns deles:

Bullet

A câmera de segurança bullet é a que mais vemos, principalmente nas áreas externas. Elas são fabricadas em materiais próprios para suportar as intempéries, chuva e poeira.

O indicado é que sejam instaladas nos muros da casa ou no poste da entrada de energia elétrica. Normalmente ficam fixas e são apontadas para uma única direção.

Dome

O modelo Dome recebe esse nome devido ao seu formato. Sua carcaça é construída em materiais plásticos, portanto, indicadas para locais internos e fechados. Porém, fornecem ótimas imagens.

WIFI

Já o modelo WIFI é acessado por meio de wireless, necessitando de cabo apenas para alimentação elétrica. Seus modelos são discretos e apresentam uma boa estética. Portanto, essas câmeras são bem indicadas para ambientes internos.

Como vê, escolher uma câmera de segurança não é um bicho de sete cabeças. No entanto, você deverá definir o modelo de acordo com o local a ser monitorado. Isso fará a diferença na durabilidade do equipamento, reduzindo a necessidade de manutenções.

Dê preferência para a qualidade de imagens obtidas através dos modelos HD, pois será frustrante se precisar acessar uma gravação e não consegui-la com a devida nitidez. Fique atento também aos pacotes promocionais: quando você adquire kits de câmera de segurança, faz economia porque ganha desconto nos preços unitários.

Agora que conhece tudo sobre câmera de segurança, acesse o nosso site e confira os modelos mais vendidos!