Tempo de leitura: 4 minutos

Embora seu nome não esteja entre os mais populares, certamente você já se deparou com vários tipos de plafon, talvez até mesmo em sua própria casa.

Esse dispositivo nada mais é do que uma luminária cujas principais vantagens são a facilidade de instalação, a economia de energia (tratando-se de produtos LED) e o visual agradável que proporciona a qualquer ambiente.

plafon LED vem na caixa com todos os itens necessários para realizar a instalação: suportes, encaixes, parafusos e, inclusive, a “lâmpada” — que, na verdade, são chips de LED semelhantes aos utilizados em fitas, uma vantagem em relação a outros tipos de plafon que ainda funcionam com lâmpadas.

Como veremos a seguir, essa opção de iluminação apresenta dois tipos de encaixe, está disponível em vários modelos e formatos, e pode ser utilizado nos mais distintos espaços. Portanto, continue a leitura, saiba mais sobre o plafon LED e confira algumas dicas para utilizá-lo em seu projeto luminotécnico!

Quais são os tipos de plafon LED?

Existem dois tipos de plafon, o de embutir e o de sobrepor. A escolha entre eles dependerá das características do local e da preferência de instalação do cliente.

Plafon de embutir

O plafon de embutir pode ser encontrado no formato redondo, quadrado ou retangular, e seu grande destaque está na espessura — é um produto extremamente fino. A maioria dos modelos comercializados possui cerca de um centímetro.

O tamanho discreto serve justamente para deixá-lo rente à linha do forro do teto, onde é preso internamente por meio de presilhas. 

Na Iluminim, além do branco, você também encontra modelos na cor pretavermelha, azul e rosa para combinar com o seu teto. O resultado é um ambiente clean, sofisticado e moderno.

É bom lembrar que esse tipo de plafon só pode ser usado em cômodos com teto rebaixado (com forro de madeira, gesso ou pvc), e o recorte da área onde a luminária será instalada deve ser feito com muita cautela por um profissional.

Plafon de sobrepor

Também encontrado nos formatos redondo, quadrado e retangular, o plafon de sobrepor é a solução para quem deseja instalar esse tipo de iluminação em um espaço de teto rígido, como a laje.

Suas principais diferenças são a espessura, cerca de 4,5 cm, e a presença de uma haste de fixação, responsável por prender o dispositivo no teto por meio de parafusos e buchas.

A simplicidade da instalação torna esse tipo de modelo mais versátil, permitindo que ele seja posicionado praticamente em qualquer local — até mesmo em tetos com forro, quando o proprietário opta por não recortar o gesso, por exemplo.

Que tipos de iluminação o plafon oferece?

Os plafons podem ser usados em diferentes esquemas, tanto com luz direta quanto indireta. Cada um é recomendado para um tipo de cômodo específico, mas o usuário tem liberdade para trabalhar a iluminação da maneira que achar melhor em sua residência ou empresa.

Iluminação direta

Quando falamos em iluminação direta, queremos dizer que a luz emitida não encontra barreiras como paredes, tetos ou suportes. Esse é o tipo mais comum e o mais simples de ser instalado, ideal para iluminar um ambiente por completo e sem a necessidade de realizar muitos ajustes.

Os plafons para iluminação direta podem ser utilizados em praticamente qualquer ambiente: quartos, salas de jantar, escritórios, cozinhas ou áreas maiores, preferencialmente em locais que exigem maior luminosidade.

Iluminação indireta

A iluminação indireta, por sua vez, é rebatida por alguma estrutura ou obstáculo, criando diferentes efeitos. Os plafons apresentam a cúpula voltada para o teto, de modo que a luz é refletida e dispersada uniformemente por todo o ambiente.

Outra opção é instalar vários plafons de tamanho menor em sanca, um esquema de iluminação capaz de entregar requinte e conforto para os cômodos de qualquer casa ou escritório.

O diferencial proporcionado por esse tipo de luz é a sensação de aconchego criada no espaço. Por isso, sua instalação é recomendada para corredores, salas de estar, entrada de quartos e pequenas varandas.

Quais são as opções de cores da luz?

Os plafons LED atuais contam com 3 opções de luz:

  • branco frio;
  • branco quente;
  • branco neutro.

Existem modelos, porém, que podem apresentar vários estágios de cor, permitindo uma variação inteligente do aspecto de um local. Entretanto, a maioria dos produtos comercializados apresenta apenas uma cor, que deve ser condizente com o local da instalação.

Branco frio (intensa)

É recomendado para banheiros, áreas de serviço e locais de piso molhado — para facilitar a visualização da sujeira e umidade —, e para ambientes onde são realizadas tarefas que exigem boa iluminação e atenção, como escritórios, cozinhas e instalações maiores como laboratórios e hospitais.

Branco quente (conforto)

O branco quente, por outro lado, é voltado para o conforto, descanso e aconchego, por ser mais suave e relaxante que o branco frio. Sendo assim, esse tipo de iluminação funciona melhor para recepções, lojas de roupas, salas de estar e dormitórios.

Branco neutro (básica)

Por fim, o branco neutro é uma luz intermediária entre o branco frio e o branco quente, com uma luminosidade semelhante à luz natural. É um modelo muito popular em restaurantes, lojas e shoppings justamente por esse efeito.

Qual plafon escolher?

Para ajudá-lo a acertar na escolha do seu plafon, separamos alguns cuidados básicos que você deve ter ao investir nesse tipo de produto.

Considere as características do ambiente

Como discutimos ao longo de todo o texto, existem vários tipos de plafon para diferentes locais e projetos. Cabe a você optar pelo modelo que melhor atende às necessidades da sua instalação e aos objetivos do seu projeto.

Dê preferência aos produtos LED

Os produtos LED apresentam uma série de vantagens em relação a qualquer outra tecnologia da categoria. Além de serem ecologicamente corretosconsumirem até 80% menos energia e não emitirem calor para o ambiente, a durabilidade média desses dispositivos, inclusive os plafons LED, é de 40.000 horas de uso!

Conte com um revendedor de qualidade

Escolher um bom vendedor é fundamental para evitar prejuízos e dores de cabeça a curto e longo prazo. Lojas especializadas geralmente apresentam um maior leque de produtos, além de oferecerem preços mais atrativos e melhores condições de pagamento.

Iluminim é uma empresa focada em soluções de iluminação LED. Além de disponibilizar produtos de qualidade por valores acessíveis, ainda conta com consultores treinados no atendimento e oferece a melhor garantia do mercado!

Agora que você conhece os diferentes tipos de plafon e sabe como e onde utilizá-los, acesse a nossa loja e confira nossas ofertas exclusivas!