Tempo de leitura: 3 minutos

Ao pensar no projeto de iluminação da casa, todos os cômodos devem ganhar extrema importância. E na hora de escolher suas lâmpadas LED para banheiro não deve ser diferente.

Por isso, no post de hoje vamos te ajudar a entender como planejar suas novas instalações de LED para esse espaço dedicado à estética e à higiene pessoal. Da praticidade no dia a dia ao melhor investimento a longo prazo, você vai aprender a fazer as melhores escolhas possíveis. Anote as dicas!

Entenda as suas necessidades do dia a dia

Mesmo que você já tenha feito várias pesquisas de referências na internet, o mais importante é pensar nas particularidades específicas do seu projeto. Quem vai desfrutar dos banheiros da casa e como é a rotina da família? Esses são pontos essenciais para você começar a pensar nas lâmpadas que vai comprar.

De que adiantaria construir um banheiro digno de capa de revista se ele não é funcional para você no dia a dia?

Por exemplo, uma bancada com um espelho enorme, perfeita fazer a maquiagem ou a barba, mas que não possui a iluminação adequada. Ou aquela banheira dos sonhos perfeita para relaxar, mas que, na prática, não tem luzes aconchegantes para um momento de sossego.

Compreenda as vantagens das lâmpadas de LED para banheiro

Já é mais do que comprovado que o LED é a tecnologia do futuro — aliás, do presente, pois quem conhece seus benefícios não abre mão desse investimento.

Na verdade, as vantagens são as mesmas para todos os ambientes da casa:

  • economia de energia e, consequentemente, uma conta de luz mais barata no fim do mês;
  • nenhuma emissão de calor, o que evita aquele aquecimento desagradável nos focos de luz;
  • 90% da energia utilizada é transformada em luz, enquanto outras tecnologias usam apenas 20%;
  • manutenção praticamente nula, já que as lâmpadas de LED podem durar mais de 10 anos.

Aproveite a variedade para encontrar o LED ideal

Além das vantagens práticas, a variedade de opções para encontrar o LED ideal é outro ponto facilitador para a sua obra.

Ao pensar seu projeto, visualize primeiro uma iluminação geral, normalmente focada na luz branca para passar uma sensação de limpeza. Você pode optar por uma lâmpada LED Tubular, um Plafon LED de embutir ou diversos pontos de lâmpadas de formato bulbo.

Depois, ao pensar nos spots de LED dicroica de espelhos e armários, por exemplo, analise quais são as melhores opções. Para os pontos instalados no espelho, lugar onde as pessoas fazem a barba ou a maquiagem, é importante ficar atento ao IRC do equipamento — IRC é o Índice de Reprodução de Calor.

Os modelos com IRC de 80 a 100 são os mais indicados para banheiros, já que reproduzem uma luz mais próxima à natural. Assim, ao fazer uma maquiagem o resultado final será mais fiel à luz do dia.

Atente também para a temperatura de cor da lâmpada, que é medida em graus Kelvin. Quanto menor o Kelvin, mais amarelada será a iluminação. Quanto maior o Kelvin, mais focada no branco-azulado será a luz.

As lâmpadas gerais do banheiro podem ser frias, entre 6.000 a 6.500 K. Se você deseja um ponto mais aconchegante, como na área da banheira, invista em spots de LED amarelo, algo em torno de 4.000 K, que proporcionará uma iluminação mais quente e aconchegante.

Gostou das nossas dicas sobre lâmpadas LED para banheiro? Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de um atendimento personalizado, deixe um comentário aqui no post!