Tempo de leitura: 4 minutos

O uso planejado da luz é capaz de transformar um ambiente por completo. Pode destacar espaços e objetos, tornar um cômodo mais aconchegante e receptivo, diminuir o estresse visual, aumentar a sofisticação, além de criar as mais variadas sensações, cenas e efeitos. Não há dúvidas, portanto, quanto à importância da iluminação na arquitetura.

Nesse sentido, uma das grandes vantagens da atualidade é que o mercado oferece um imenso leque de dispositivos, lâmpadas e esquemas de iluminação artificial. A grande proposta da arquitetura moderna, no entanto, é trabalhar a luz natural e a artificial de maneira integrada, criando espaços confortáveis, inteligentes e, acima de tudo, sustentáveis.

Mas não basta simplesmente aplicar a mesma solução luminotécnica em todo e qualquer imóvel. Cada local necessita de um esquema específico, que deve ser planejado de acordo com o uso e as preferências de cada morador. E é justamente disso que trataremos neste artigo.

Ficou interessado? Então, continue lendo para conferir o que a iluminação pode fazer pela sua casa, edifício ou empresa!

O lighting design

O desenho de iluminação, também conhecido como lighting design, é a área da arquitetura que se dedica à aplicação da luz em um projeto da maneira mais eficiente e agradável possível. Como dissemos, luzes têm o poder de valorizar ou prejudicar significativamente a experiência dentro de um ambiente, por isso, essa é uma etapa que precisa ser bem pensada e analisada por um profissional.

O lighting design é muito conhecido em exposições, festas e casamentos, eventos onde as luzes são planejadas para criar um determinado efeito estético. Em residências e escritórios, porém, os projetos de iluminação também têm uma função importante, mas de caráter mais funcional: são menos impactantes, mais voltados para o uso no dia a dia.

A principal proposta desse tipo de projeto é criar as melhores condições possíveis para entrada de luz natural, trabalhar a distribuição das luzes artificiais e selecionar os melhores dispositivos de iluminação como refletores, luminárias e spots LED. Para isso, podem ser solicitados aberturas, cortes na estrutura, uso de vidros, espelhos e demais acessórios ou modificações que contribuam para o resultado final.

O impacto das luzes e cores em um ambiente

De fato, as cores podem mudar radicalmente a faixada de uma casa ou a impressão transmitida pelo ambiente de um escritório ou indústria. Embora a escolha dessas cores para a pintura das áreas interna e externa seja uma etapa muito delicada da elaboração do projeto, não podemos nos esquecer da importância da iluminação na arquitetura.

Os diferentes tipos de lâmpada também podem mudar completamente as cores de um cômodo, além de causar sensações visuais e emocionais distintas. Uma iluminação mais amarelada, por exemplo, cria maior sensação de aconchego e relaxamento, sendo uma ótima opção para quartos. Por outro lado, as luzes brancas proporcionam uma iluminação mais fria, que realça os detalhes do ambiente. Por isso, inclusive, é muito adotada em lojas de tecnologia ou escritórios modernos.

Vale dizer, no entanto, que essa percepção das cores pode mudar de acordo com as influências comportamentais ou culturais dos indivíduos.

Os esquimós, por exemplo, são capazes de enxergar mais tonalidades de branco que a média humana, enquanto os índios nativos brasileiros detectam maiores variações do verde. Da mesma forma, artistas gráficos ou arquitetos podem perceber mais matizes que pessoas não capacitadas. Portanto, a opinião dos moradores ou futuros usuários do imóvel também é fundamental em qualquer projeto.

As vantagens de um projeto de iluminação sustentável

Não é apenas o uso de luzes para valorizar a decoração que justifica a importância da iluminação na arquitetura. Como dissemos, o principal objetivo do lighting design é promover um uso inteligente da luz, capaz de aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis em cada tipo de espaço.

Nesse sentido, a simples mudança das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED já pode representar uma economia de até 80% no consumo de energia elétrica em uma residência e essa é só uma das vantagens que um projeto luminotécnico sustentável pode oferecer.

Ainda há de se considerar a economia com o melhor aproveitamento possível da luz natural, utilizando vidros, espelhos, janelas bem posicionadas e cômodos mais abertos. E a iluminação artificial também podem ser combinada com a luz solar, assim como esquemas de luz específicos podem proporcionar uma ótima experiência no local com o mínimo consumo de eletricidade.

Os fatores que influenciam a iluminação na arquitetura

Considerando os tópicos anteriores, podemos listar 5 fatores essenciais que devem ser levados em consideração ao elaborar um projeto de iluminação na arquitetura. São eles:

  • características do espaço — esses são o ponto de partida do estudo. Toda a estrutura do projeto será influenciada pela forma, o tamanho, a localização e as demais particulares e limitações do ambiente;
  • praticidade diferente de eventos e celebrações casuais, a iluminação de uma residência ou empresa precisa priorizar a funcionalidade de cada cômodo, afinal, ela será acionada e desfrutada todos os dias;
  • cultura cada região ou família apresenta comportamentos particulares que devem ser considerados na construção do ambiente, da mesma forma que empresas podem trabalhar a iluminação de acordo com sua marca e suas propostas;
  • sustentabilidade obviamente, isso pode ser trabalhado com a adoção de tecnologias mais eficientes, como as lâmpadas de LED e o melhor aproveitamento da luz natural;
  • gostos pessoais — embora o olhar técnico seja indispensável, é a experiência final dos moradores e usuários daquele ambiente que realmente importa no projeto. Por isso, suas preferências particulares precisam ser valorizadas.

Podemos concluir, portanto, que embora o bom planejamento da planta, a localização, a pintura e a decoração de um imóvel sejam fundamentais, vários outros elementos deixam claro o impacto e a importância da iluminação na arquitetura. Agora que conhece todos eles, basta aplicar nossas dicas no seu projeto!

E aí, gostou deste artigo? Se quiser descobrir ainda mais possibilidades que uma iluminação moderna e sustentável pode oferecer para a sua casa ou empresa, confira agora o nosso site! A Iluminim é a maior loja de LEDs do Brasil, contanto com uma imensa linha de produtos para as mais variadas necessidades e projetos.

Se você se interessa em arquitetura e na Iluminim, clique aqui e junte-se a gente.