Tempo de leitura: 4 minutos

O ambiente de trabalho é uma área especial e requer luzes que atendam às necessidades de quem utiliza o espaço, não é mesmo? A luz faz toda a diferença em como as pessoas se sentem em determinado local, influenciando se elas ficam mais relaxadas ou despertas. A iluminação para escritório pequeno segue essa linha e precisa de um projeto bem planejado.

O acerto para iluminar o lugar é decisivo para que ele fique confortável e não afete a produtividade. Luzes fortes demais podem acarretar problemas de vista e até mesmo dores de cabeça e desconforto. Um projeto luminotécnico bem executado é capaz de mudar totalmente o ambiente do escritório.

Então, confira algumas dicas para fazer as escolhas certas e ter uma iluminação excelente!

Tenha cuidado com a posição da luz

Esse é um ponto muito importante, já que uma luz mal posicionada pode atrapalhar o resto da iluminação. Para que seja efetiva, é necessário considerar desde a posição dos móveis até na maneira como a pessoa utiliza a mesa de trabalho e se sente mais confortável. Se ficar de costas para luz, por exemplo, não será nem um pouco funcional.

Nesse sentido, é recomendável o uso de luminárias de mesa que podem ser deslocadas para onde a pessoa deseja e têm foco ajustável, o que cai muito bem nessa situação. As luzes do escritório também precisam ser bem ajustadas para deixar a iluminação bem distribuída no cômodo. Assim, com o posicionamento correto das luzes, não haverá espaços mais claros ou mais escuros, todos os cantos receberão a mesma quantidade de luz.

Faça uma iluminação para escritório funcional

Esse item consiste em fazer algo que fique não apenas esteticamente agradável e bonito, mas que também atenda às suas necessidades. Ou seja, um projeto magnífico que você viu em outro lugar e tenta usar como referência pode não ser tão incrível para o seu espaço. Isso ocorre porque a localização e outros fatores influenciam no resultado entregue.

Uma iluminação funcional é feita para otimizar o dia a dia e auxiliar nas atividades que são desenvolvidas naquele ambiente. Então, para que ela seja realmente efetiva, é melhor avaliar se as luzes escolhidas serão suficientes. No geral, luzes difusas são boas escolhas e podem ser usadas em conjunto com luzes diretas. O resultado é uma iluminação uniforme, sem brilhos em excesso ou sombras em determinados locais que a luz não alcança.

Aposte nos focos de luz

Essa é uma dica válida para iluminar pontos específicos que você deseja dar destaque, valorizando pontos estratégicos dentro do escritório, mesmo que seja um cômodo pequeno. O ideal é identificar quais são os pontos focais que podem utilizar uma iluminação direta e usar luminárias spot LED

Com esse tipo de luminária são utilizadas lâmpadas em diferentes potências e temperaturas, dependendo do foco de iluminação. A luz pode ser direcionada para um quadro, um objeto decorativo ou até mesmo para a própria mesa de trabalho.

Aproveite a iluminação natural

Apesar de nem sempre a luz natural ser o suficiente para que a iluminação do escritório seja eficaz, ela deve ser usada caso seja possível. Por vezes, a posição das janelas e portas não favorecem e é preciso recorrer à luz artificial. Contudo, o mais interessante é unir as duas para que fique mais equilibrado.

Tenha atenção para que móveis ou outros objetos não fiquem tão próximos de janelas ou portas, para que não atrapalhem a entrada da luz. Além de não custar nada e gerar economia, a incidência de claridade solar deixa um aspecto mais natural, o que, por melhores que sejam, as lâmpadas artificiais não conseguem reproduzir totalmente.

Deixe a iluminação equilibrada

Com o aproveitamento da iluminação natural, é necessário ajustar as luzes para que tudo continue em equilíbrio com a mudança de claridade que acontece ao longo do dia. Há maneiras de fazer isso mesmo após escolher os tipos de luminárias e lâmpadas que serão utilizadas. Na verdade, serão incluídos apenas acessórios de controle de intensidade da luz.

É possível fazê-lo por meio da instalação de dimmers, que controlam a iluminação para deixá-la mais fraca ou mais forte, de acordo com a sua preferência no momento. A possibilidade de controle ajudará até mesmo para economizar na conta de energia. O ajuste do fluxo luminoso é muito vantajoso e deixa a iluminação mais harmoniosa e do jeito que você deseja.

Use também luzes decorativas

Para tornar o dia a dia de trabalho mais agradável, apostar na iluminação decorativa é uma boa alternativa. Um espaço visualmente estimulante também ajuda no desempenho das funções. Por isso, valorizar a parte estética é um dos jeitos de fazer isso sem atrapalhar a performance de quem trabalha e, na verdade, pode até melhorar.

As fitas de LED também são ótimas opções para fazer uma iluminação pontual, como em lugares ao redor da mesa. Se quiser, é possível até mesmo quebrar a seriedade com uma fita LED RGB (colorida), que dá um toque de cor e deixa o ambiente mais descontraído, principalmente quando combinada com a decoração do escritório.

Escolha bem o tipo de lâmpada

Conhecer a potência das lâmpadas LED é o jeito mais acertado para não errar na escolha, bem como analisar a temperatura de cor das peças de acordo com os locais onde elas serão dispostas. As lâmpadas frias (que tem a tonalidade branca e azulada) são as mais recomendadas para ambientes como escritório, já que elas são destinadas justamente para aumentar o foco e a concentração.

Para ser considerada fria, esse tipo de luz precisa ter a temperatura maior que 5500k. Os escritórios em geral pedem lâmpadas com fluxo luminoso que tenham entre 500 e 750 lux, avaliando o que fica mais confortável no ambiente. As lâmpadas LED são as mais indicadas devido à alta potência e baixo consumo de energia, além de ter uma durabilidade muito maior.

Se você está em busca da iluminação para escritório perfeita, a Iluminim tem todos os produtos para deixar o seu projeto luminotécnico como você sempre sonhou. Utilizar as luminárias e lâmpadas certas fará toda a diferença e influenciará na rotina do escritório. Portanto, considere essas dicas e consiga uma iluminação incrível!

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com a gente que podemos ajudar você!