Tempo de leitura: 3 minutos

A era das lâmpadas incandescentes já passou e hoje o mercado tem oferecido novas soluções para substituí-las. Uma tendência — cada vez mais comum — é a substituição por LEDs, capazes de promover mais economia mantendo o potencial de iluminar o ambiente da mesma maneira!

Há muita especulação sobre esse assunto, então hoje falaremos sobre os mitos e verdades sobre LED. Quer aprender um pouco mais sobre isso? Acompanhe!

1. Lâmpadas LED são mais caras do que o normal

Verdade! O preço atual é maior do que o de outros modelos de lâmpada, mas isso é justificável. Além de ser um modelo relativamente novo no mercado, as LEDs têm um potencial de economia de até 90% na sua conta de luz.

Lembre-se: o preço já está mais baixo quando comparado ao do ano passado e tende a diminuir com o passar do tempo, devido a sua popularização e ao aumento da demanda!

2. A iluminação deixa a desejar

Mito! Uma lâmpada LED de 8 watts tem a mesmo poder de iluminação de uma fluorescente de 15 watts. Isso indica uma eficiência 53% maior!

O mito é devido às luminárias vendidas em lojas de artigos para a casa, que foram os primeiros artigos a usarem esse tipo de lâmpada. Como a função era de iluminação pontual, fez-se o estigma que elas não seriam capazes de iluminar um ambiente, mas esqueça isso!

As LEDs conseguem o mesmo desempenho de outras consumindo metade da energia! Como não há uma conversão exata, o ideal é que você, ao fazer a troca, opte pela metade dos watts usados anteriormente.

Existem modelos para todos os tipos de ambientes: salas, cozinhas, banheiros, quartos… O ideal é analisar onde elas serão colocadas para fazer o melhor uso da iluminação.

3. LEDs duram mais

Verdade! Esse é um assunto entre os mitos e verdades sobre LED mais debatidos: a duração. Se utilizadas da maneira correta, essas lâmpadas têm uma vida útil de até 80 mil horas, enquanto outros modelos chegam até 7 mil horas!

Por isso, ao comparar preços, pense na LED como um investimento capaz de economizar — e muito! — seus gastos com energia e manutenção, portanto é uma verdade: elas duram mais.

Muitas pessoas têm usado refletores LED na área externa por causa da ótima performance aliada à baixa manutenção!

4. Elas não esquentam

Mito! As lâmpadas antigas precisavam de um tempo para esquentar e alcançar todo o potencial de iluminação. Devido a isso, sua vida útil era extremamente inferior, além de promoverem certo desconforto na temperatura do ambiente.

As LEDs têm um tempo de resposta imediato, ou seja, ao acioná-las, já é possível perceber sua capacidade máxima de brilho.

Como elas estão conectadas com a energia, é esperado que seja produzido algum calor, mas graças a dissipadores térmicos, permite-se que a lâmpada — e o local — se mantenham na temperatura correta.

Dessa forma, é possível planejar e criar ambientes mais aconchegantes usando o LED de diversas maneiras: Spot, Bulbo, Tubo, Espiral, entre outros modelos.

5. LEDs podem ser descartadas em lixo comum

Verdade! A composição de outros modelos convencionais leva mercúrio, metal muito poluente para o meio ambiente. Contudo, as LEDs não possuem poluentes pesados sendo compostas por 98% de materiais recicláveis!

Isso garante que, além de usar um produto econômico, você ainda contribui para a sustentabilidade do meio ambiente.

Sente-se mais seguro agora que sabe diferenciar os mitos e verdades sobre LED? Pretende investir nessas lâmpadas em sua casa? Confira os nossos produtos!