Tempo de leitura: 4 minutos

Uma iluminação bem-feita em uma casa pode gerar conforto, por meio de um clima agradável e convidativo. Quando o assunto é iluminação para cozinha, essa deve ser ainda mais bem planejada, afinal, a cozinha é o coração da casa para a maioria das famílias.

A luz adequada nesse espaço favorece a preparação de seus pratos preferidos, de forma satisfatória e precisa aos olhos. Para interagir com seus amigos e familiares, as refeições podem ser ainda mais prazerosas sob a iluminação aconchegante de uma cozinha.

Sendo assim, é necessário ficar de olho nas escolhas feitas para iluminar o ambiente. Quer algumas recomendações? Acompanhe este texto e conheça algumas dicas de como melhorar a iluminação para cozinha!

Escolha da lâmpada adequada

Para que a iluminação da sua cozinha seja eficaz, em conjunto com a disposição de luminárias e pontos de luz que mais valorizam seu ambiente, é importante que a intensidade da lâmpada seja adequada.

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

O uso de lâmpadas LED, por gerar mais luminosidade aos ambientes, é mais durável e econômico, além de garantir a intensidade correta e uma boa distribuição dos elementos de iluminação, intensificando o foco desejado.

Vários pontos de iluminação

A iluminação ideal de uma cozinha deve ser separada por tipo, intensidade e cor. Por isso, ela precisa ser mais forte, focada e clara nas ilhas de trabalho, que são as bancadas de preparo, pia e fogão.

Já nas áreas de circulação e alimentação, é indicado que a intensidade seja menor, podendo ser menos focada e um pouco mais amarelada, criando, assim, um ambiente mais aconchegante.

Por isso, separamos algumas opções de iluminação que são ideais para alcançar esse ambiente com áreas excelentes para trabalho e, ao mesmo tempo, agradável e convidativo.

Pontos de luz em armários aéreos

Quem possui armários aéreos geralmente passa por dificuldades relacionadas à iluminação quando o foco está no centro da cozinha. Isso porque esse tipo de iluminação central acaba criando sombras, prejudicando a visualização para fazer cortes, limpeza e preparo de alimentos.

A solução é distribuir os pontos de luz — o que pode ser feito por meio de luzes de LED embutidas em armários. Elas não cansam a vista e oferecem a iluminação necessária para o processo de preparo da comida.

Os pontos de luz embutidos nos armários também proporcionam benefícios como: conferir um toque elegante e charmoso, valorizar detalhes da cozinha e facilitar a visibilidade ao utilizar as ilhas de trabalho e demais armários.

Pendentes na ilha ou mesa da cozinha

Sabe aquela ilha ou mesa na cozinha? Vai ser preciso iluminá-la melhor! Uma maneira de fazer isso é instalando pendentes sobre ela — mas não qualquer um. As luminárias devem ser proporcionais ao tamanho da cozinha, ou seja, nada de luminárias gigantes em uma cozinha pequena.

É interessante também ter mais de uma luminária, já que com apenas uma é possível que haja sombras. Escolha várias luminárias do mesmo tamanho, que combinem enquanto fazem a iluminação em conjunto.

É indicado que os pendentes sobre ilhas fiquem centralizados ou distribuídos, tendo como referência o tamanho da bancada ou da mesa.

Trilhos de luz

Quer fazer uma iluminação perfeita na sua cozinha e ainda dar um estilo diferente a ela? Então, você deveria instalar trilhos de luz. Eles são acoplados ao teto da cozinha e são extremamente funcionais.

Cada ponto de luz do trilho pode ser direcionado para onde você quiser. Por exemplo: você pode instalar no trilho spots de leds que fazem a iluminação do balcão de refeições e outros que incidem luz sobre a pia — tudo muito prático e funcional!

Luz embutida no teto

Você já deve estar bastante incomodado com aquela luz central da cozinha que faz mais sombra do que efetivamente ilumina. Para fugir disso e encontrar a luz geral adequada, a dica é instalar uma iluminação embutida no forro.

Essa iluminação pode ser feita com Luminárias Plafons LED posicionadas de maneira estratégica. O efeito gerado é um ambiente bem valorizado em seus detalhes.

Inclusive, a iluminação embutida no teto não melhora apenas a visibilidade, ela também torna sua cozinha mais bonita, elegante e moderna.

Foco de luz na decoração

Depois dessa dica de iluminação, os elementos decorativos da sua cozinha não serão os mesmos: com a instalação de fitas de LED na parte inferior de prateleiras e armários, é possível destacar os detalhes da decoração, valorizando ainda mais seu lar.

Essas fitas de LED são ideais para quem busca um ambiente moderno, servindo como alternativas excelentes para aliar estilo com uma boa iluminação.

Elas consistem em uma fita flexível que pode ser integrada a qualquer espaço ou parte da sua cozinha. Geralmente, são muito aplicadas embaixo de armários e prateleiras, melhorando a visibilidade durante a preparação das refeições.

Porém, elas também têm sido muito utilizadas embaixo das bancadas, pois criam um jogo de iluminação indireta muito interessante e moderno. As fitas de LED são essenciais para quem deseja dar aquele toque no ambiente, destacando detalhes e móveis.

Interruptores de controle de intensidade

Tudo bem, você percebeu que ter diferentes focos de luz em uma cozinha é muito benéfico e valoriza o ambiente, porém nem sempre você deseja que todos estejam ligados ou com a intensidade total, principalmente quando não há necessidade.

Para isso, existem interruptores que controlam a intensidade da luz. Assim, quando você não estiver mais preparando o alimento, poderá reduzir a luminosidade e obter um ambiente mais cômodo.

Essas foram algumas dicas de iluminação para cozinha. Vale lembrar que, em relação ao resto da casa, é essencial não cometer os erros clássicos nesse sentido. Escolher a temperatura de cor inadequada para o ambiente e colocar luminárias pendentes em locais de passagem ou abertos são falhas que devem ser evitadas.

Gostou dessas informações? Siga a nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram para continuar por dentro das melhores dicas de decoração e iluminação!