Uma iluminação bem-feita em uma casa pode gerar conforto e um clima aconchegante. — inclusive na cozinha! Esse espaço precisa de uma luz adequada para que você consiga preparar seus pratos preferidos de maneira mais agradável e precisa.

Sendo assim, é necessário ficar de olho nas dicas de iluminação para cozinha. Quer algumas recomendações? Acompanhe este texto e conheça 5 formas de melhorar a iluminação nesse ambiente!

1. Pontos de luz em armários aéreos

Quem possui armários aéreos geralmente passa por dificuldades relacionadas à iluminação quando o foco está no centro da cozinha. Isso porque esse tipo de iluminação central acaba criando sombras, prejudicando a visualização para fazer cortes e a lavagem dos alimentos.

A solução é distribuir os pontos de luz — o que pode ser feito por meio de luzes de LED embutidas em armários. Elas não cansam a vista e oferecem a iluminação necessária para o processo de preparo da comida.

2. Utilize pendentes na ilha da cozinha

Sabe aquela ilha da cozinha? Vai ser preciso iluminá-la melhor! Uma maneira de fazer isso é instalando pendentes sobre ela — mas não qualquer um. As luminárias devem ser proporcionais ao tamanho da cozinha — ou seja, nada de luminárias gigantes em uma cozinha pequena.

É interessante também ter mais de uma luminária, já que com apenas uma é possível que haja sombras. Escolha várias luminárias do mesmo tamanho, que combinem enquanto fazem a iluminação em conjunto.

3. Trilhos de luz

Quer fazer uma iluminação perfeita na sua cozinha e ainda dar um estilo diferente a ela? Então, você deveria instalar trilhos de luz. Eles são acoplados ao teto da cozinha e são extremamente funcionais.

Cada ponto de luz do trilho pode ser direcionado para onde você quiser. Por exemplo: você pode instalar no trilho spots de leds que fazem a iluminação do balcão de refeições e outros que incidem luz sobre a pia — tudo muito prático e funcional!

4. Luz embutida no teto

Você já deve estar bastante incomodado com aquela luz central da cozinha que faz mais sombra do que efetivamente ilumina. Para fugir disso e encontrar a luz geral adequada, a dica é instalar uma iluminação embutida no forro.

Essa iluminação pode ser feita com Luminárias Plafons LED posicionadas de maneira estratégica. O efeito gerado é um ambiente bem valorizado em seus detalhes.

5. Foco de luz na decoração

Depois dessa dica de iluminação, os elementos decorativos da sua cozinha não serão os mesmos: com a instalação de fitas de LED na parte inferior de prateleiras e armários, é possível destacar os detalhes da decoração, valorizando ainda mais seu lar.

Essas foram algumas dicas de iluminação para cozinha. Vale lembrar que, em relação ao resto da casa, é essencial não cometer os erros clássicos nesse sentido. Escolher a temperatura de cor inadequada para o ambiente e colocar luminárias pendentes em locais de passagem ou abertos são falhas que devem ser evitadas.

Gostou dessas informações? Siga a nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram para continuar por dentro das melhores dicas de decoração e iluminação!