Tempo de leitura: 5 minutos

Quer comprar lâmpada pela internet, mas se sente inseguro? Saiba que não é preciso se sentir dessa forma, visto que cada vez mais as compras são feitas de forma online e essa é uma realidade que só aumenta em diversos setores do mercado.

De acordo com os dados levantados pela Compre e Confie, empresa que pertence ao grupo ClearSale que trabalha com inteligência de mercado, a alta das vendas totais do e-commerce somente nos primeiros 15 dias de março de 2020 foi de 40% em relação aos meses anteriores. Todo esse impacto é causado, em grande maioria, por conta do efeito do coronavírus, mas é inegável o crescimento dessa forma de adquirir produtos por si só.

Para aumentar ainda mais a sua segurança nesse tipo de compra, neste artigo abordaremos 7 cuidados que você precisa tomar para garantir uma boa aquisição. Confira!

1. Conheça o fornecedor

O primeiro passo para comprar lâmpada pela internet, independentemente do tipo do produto, é conhecer o fornecedor da mercadoria. Verificar os dados da empresa que faz esse tipo de venda é essencial e, por esse motivo, busque a razão social, o endereço, número do CNPJ, telefone, e-mail e demais pontos de contato que garantam que a loja existe, de fato.

É preciso ficar atento à disponibilização desses dados de forma clara no site, uma vez que eles provam a idoneidade da empresa. A importância desse tipo de checagem se deve ao fato de que, caso algum produto apresente defeito ou simplesmente não chegar, você saberá diretamente onde reclamar ou, ao menos, com quem falar.

2. Confira a opinião de outros consumidores

Na internet, a reputação de uma loja diz muito sobre os serviços prestados por ela. Ler sobre as experiências de outros compradores ajuda a tomar as melhores decisões e evita que o cliente caia em um golpe. Por esse motivo, antes de comprar lâmpada pela internet, é imprescindível consultar as avaliações da empresa em questão.

Ao verificar o que as pessoas andam dizendo sobre a loja, é preciso usar o bom senso e ter em mente que é impossível agradar a todos e algumas avaliações negativas podem ser o resultado disso. Se as reclamações forem muitas, porém, é melhor desconfiar do atendimento da empresa.

3. Fuja da compra por impulso

Normalmente, as lojas online oferecem descontos maiores nos preços dos produtos em relação aos estabelecimentos físicos, o que é uma ótima desculpa para compras por impulso. Ao saber disso, é preciso tomar cuidado redobrado na hora da compra. Uma boa forma de fazer isso é pesquisar bastante e ponderar quais são as suas reais necessidades antes de colocar vários itens no carrinho.

Também é preciso estar atento às ofertas milagrosas, que sempre devem ser motivo de desconfiança. Antes de se deixar levar pelos descontos e preços mais atraentes, analise a situação como um todo. Se concluir que o valor apresenta uma diferença muito grande do praticado nas lojas físicas, o melhor é não efetuar a compra. Nesses casos, os riscos de procedência duvidosa ou propaganda enganosa são muito altos.

4. Verifique se o site tem certificados de segurança

Ao entrar em um site de venda de produtos, os recursos de segurança precisam estar visíveis. O principal deles é o símbolo de um cadeado na barra de endereços ao lado do “https”. Isso garante não só a credibilidade da loja virtual, mas a confiança de que o usuário pode inserir seus dados sem problemas.

O certificado digital de segurança é, em resumo, um protocolo de segurança que se baseia em mensagens criptografadas que são interpretadas tanto na origem quanto no destino do envio dos dados de um site. Essa proteção se fez necessária porque, segundo um estudo feito pela ACI Worldwide, o número de fraudes em e-commerces cresceu 31%.

5. Observe as condições de pagamento e entrega

Uma boa loja online oferece os meios de pagamento mais comuns para a realização de uma compra. Por esse motivo, desconfie das que oferecem somente um — como somente depósitos em conta corrente. Se o site oferecer sistemas de parcelamento, verifique como é o funcionamento dos juros.

Em relação à entrega, as informações sobre os prazos estão dispostas de forma clara e de fácil acesso? O frete está incluso? A entrega garante proteção da encomenda, visto que o produto em questão é frágil? Todas essas informações precisam ser checadas e esclarecidas antes da finalização da compra.

Ainda em relação às formas de pagamento, é preciso ter em mente que as compras que forem realizadas via cartão de crédito são passíveis de cancelamento, caso a entrega não seja efetuada. O mesmo não acontece se o pagamento for feito por boleto. Caso a mercadoria tenha sido paga via transferência bancária é até possível efetuar o ressarcimento do valor, mas a burocracia é grande.

6. Confira a compatibilidade de voltagem

Antes de comprar lâmpada pela internet, seja ela para uma luminária pendente ou para utilização em um plafon ou spot, é preciso verificar a voltagem correta do produto e checar se é a mesma da instalação elétrica presente na sua residência. Em algumas regiões do país, a voltagem da rede é de 127V, ao passo em que outras é de 220V. Tenha essas informações em mãos para não errar na compra.

Também é preciso ter em mente que já existem disponíveis no mercado as lâmpadas de LED bivolt que se adaptam às duas voltagens e são grandes aliadas na economia de energia. De qualquer forma, é preciso verificar essa informação na descrição do produto no site antes da aquisição. Se não a encontrar, tente procurar nas imagens disponíveis ou pergunte ao vendedor.

7. Conheça seus direitos

Recebeu o produto e ele não atendeu às expectativas? De acordo com o Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, em casos de arrependimento da compra, o cliente pode desistir da aquisição em um prazo de até 7 dias depois da entrega e receber o dinheiro de volta.

Por ser um direito garantido por lei, a loja online não pode se recusar a fazer essa devolução e sequer exigir que a embalagem do produto esteja intacta. Tudo o que o consumidor precisa fazer é enviar uma notificação formal para o fornecedor e aguardar as instruções para a devolução.

Como você pode perceber, comprar lâmpada pela internet não é uma tarefa difícil, mas é preciso ter atenção para não errar na aquisição. Uma boa dica é comprar somente de fornecedores confiáveis que já tenham grande experiência e boa reputação no mercado, como a Iluminim.

Quer conhecer a nossa linha de produtos e saber um pouco mais sobre a nossa história? Então, entre em contato agora mesmo e vamos conversar!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert