Tempo de leitura: 3 minutos

Utilizar a energia solar a favor da estética da área externa da sua casa e também da economia parece uma boa ideia, não é mesmo? Existe um meio de fazer isso acontecer e ele é acessível e muito fácil de ser instalado no seu quintal, o refletor de led solar.

Conheça essa ótima ferramenta neste post que preparamos para você. Veja os principais pontos a serem considerados e até como instalar a tecnologia. Confira mais!

O que é o refletor de led solar?

O conceito do refletor de led solar é muito simples de ser explicado: uma maneira de iluminar a área externa da sua casa de forma sustentável e econômica. A proposta geral do sistema é substituir a energia elétrica por solar, no momento de iluminar, com qualidade e praticidade.

A lâmpada de led refletora é ligada a uma placa de captação de luz solar, essa energia capturada pela tecnologia é encaminhada através de fios e “guardada” dentro de uma bateria presente no refletor.

Quais são as diferenças para o recarregável?

A principal diferença é que o refletor que estamos abordando no post capta luz solar e funciona por meio dela, enquanto o refletor recarregável necessita ser plugado em alguma tomada para completar a carga.

Outro fator é que o refletor que funciona por luz solar necessita, é claro, da iluminação solar para ser recarregado. O kit não pode ser guardado na caixa de ferramentas, por exemplo, e depois ficar ligado durante dias a fio dentro de casa. Diferente do aparelho recarregável, que se você garantir que a carga está completa, pode deixá-lo no sótão ou em qualquer ambiente escuro da casa, iluminando o cômodo.

Há de se considerar que caso haja falta de energia elétrica, o refletor de led recarregável não poderá ser utilizado, o que não é o caso do de funcionamento por luz solar, que não se conecta em tomadas para poder ser carregado.

Como ele funciona?

refletor de led solar, como o próprio nome já diz, utiliza a energia solar para funcionar. A captação necessária é dada por uma placa solar. Ao longo do dia, essa placa coleta energia e guarda na bateria presente do refletor. Quando a noite cair, o refletor acenderá automaticamente, já que na placa de captação há um sensor de iluminação.

Perceba que em nenhum momento a energia elétrica é mencionada. Além do aparelho funcionar de forma limpa, ele proporcionará a você e sua família uma grande economia de energia elétrica.

Como usar o refletor de led solar?

O primeiro passo é observar em qual parte do seu telhado o sol é mais presente. É nesse espaço que a placa de captação solar deve ser alojada. Como já foi dito, a instalação desse modelo de refletor é simples e qualquer um pode fazer. Confira o passo a passo:

  • posicione a placa de captação no telhado;
  • encaminhe os fios para baixo, onde o refletor vai ficar;
  • conecte os fios no refletor;
  • aguarde a bateria ser carregada pelo sol;
  • durante a noite, observe a iluminação gerada.

Considere comprar o seu refletor pela internetFazendo uma compra online, você tem a possibilidade de adquirir o produto ideal por um preço mais baixo do que o mercado convencional. Outro ponto positivo é que poderá se certificar sobre a qualidade do produto lendo os comentários de outros compradores.

Quais são as dificuldades?

O ponto de maior dificuldade em aparelhos que utilizam energia solar é: quando não há sol, ou seja, em dias nublados ou chuvosos, a captação de energia pelas placas é consideravelmente menor que nos dias ensolarados.

Introduzir um refletor de led nos arredores da sua casa é uma brilhante ideia, a beleza do lugar aumenta e a segurança de saber o que está acontecendo lá fora também. Considerar adquirir um produto que preza a economia e a sustentabilidade é mais brilhante ainda.

Reflita sobre as diversas vantagens que o refletor de led solar tem a oferecer para você e sua família. Você com certeza decidirá proporcionar essa experiência para todos que vivem na sua casa.

Veja aqui a página do nosso e-commerce que apresenta diversos modelos de refletores, escolha já o seu!