Tempo de leitura: 5 minutos

decoração industrial já é uma das preferidas entre os mais modernos e urbanos. Metal, paredes com tijolos e tubulações aparentes, chão de cimento queimado e madeira de demolição são alguns dos materiais presentes nesse estilo.

No âmbito da iluminação, as tubulações e fiações aparentes, as luminárias de ferro e os refletores que parecem terem sido tirados, de fato, de um barracão, completam e agregam valor ao ambiente.

Esse estilo surgiu na década de 1950 e 1960 em Nova York, quando começaram a adaptar galpões industriais para transformar em residenciais. Assim, as pessoas passaram a morar em lofts com uma décor que priorizava a integração dos espaços e a presença de elementos rústicos e robustos.

Como a iluminação é parte importante desse estilo, confira agora como iluminar com LED esse ambiente e quais elementos utilizar.

Deixe as fiações, tubulações e lâmpadas aparentes

Uma das características da decoração industrial é o aspecto inacabado ou com pouco acabamento. Isso deve ser feito com cautela, pois a beleza está em saber proporcionar essa aparência sem parecer desleixado. Dessa forma, deixar algumas fiações e tubulações à mostra fazem parte do estilo.

Os pendentes de LED e luminárias podem ficar com os fios aparecendo, e isso faz parte da decoração. Pendure, também, lâmpadas vintage diretamente nos fios e soquetes, sem se preocupar com lustres ou em esconder a fiação. Outra ideia é criar um lustre com fios presos ao teto e lâmpadas suspensas, formando uma espécie de emaranhado.

Mais uma característica industrial são os tubos de ferro. Por dentro deles, você pode passar a fiação necessária para ligar um lustre, instalar uma tomada ou até utilizá-los entre uma arandela e outra na parede. Assim, além de iluminar, cria-se um elemento decorativo.

Aposte nos spots de trilho com LED

Não seria exagero dizer que os spots de trilho são os melhores amigos da decoração industrial. Eles deixam a tubulação à mostra de um jeito organizado e recebem as lâmpadas de LED nos locais em que você precisa. É um ótimo artifício para iluminar, sem precisar de reformas para passar fios por dentro da parede.

Os spots de trilho consistem em uma barra eletrificada com lâmpadas presas a ela. A vantagem desse recurso é que você decide quantas lâmpadas e em quais locais elas devem ficar. Existem modelos prontos, mas também é possível comprar as barras e os spots separados para personalizar, formando o desenho mais interessante para o ambiente.

Ao utilizá-lo, saiba quanto cada lâmpada é capaz de iluminar e direcione-as para os pontos de interesse. Cuidado para não formar sombras muito marcadas, pois causam cansaço visual. Por exemplo, evite direcionar o spot para uma planta que fica próxima a uma parede.

Utilize fitas de LED

As fitas de LED são um jeito prático de adicionar luz e tecnologia, sem prejudicar o estilo da decoração. Elas servem em praticamente todo ambiente, são fáceis de instalar e ajudam a formar pontos de luz indireta que deixam a iluminação do espaço mais interessante e bonita.

Na decoração industrial, use a fita de LED por baixo de um balcão na área de lazer e atrás de móveis e eletrodomésticos para dar uma sensação de profundidade. Ela também pode ser usada dentro de nichos, estantes, guarda-roupa, entre outros, ou colocada dentro de sancas de gesso, ajudando a trazer classe e modernidade para o cômodo.

Use refletores e pendentes industriais na decoração

Já que o tema é industrial, por que não instalar luminárias que são utilizadas em indústrias? Elas geralmente são fabricadas em ferro, aço ou alumínio, e algumas ainda recebem acabamento de tinta. Escolha aquela que mais vai combinar com o ambiente, pois a sem acabamento também tem bastante personalidade.

Os refletores são os mais conhecidos, e uma opção é um modelo de luz difusa para iluminar o lugar todo sem causar cansaço visual. Um bom lugar para posicioná-los é no canto do cômodo, direcionado para o ambiente. Você também pode usá-lo no teto, junto com trilhos ou individualmente. A ideia aqui é parecer um barracão industrial.

Existem ainda os pendentes com o tema proposto. Eles também costumam ser de materiais mais robustos e ter um acabamento rústico, que agrega ainda mais valor à peça. Para pendurar, aposte em correntes com o fio passando entre uma argola e outra.

Tanto no caso dos refletores quanto dos pendentes, procure adaptá-los para utilizar em casa. Isso porque esses produtos podem vir com uma lâmpada muito forte e de cor branca fria. Então, veja a capacidade de iluminação do item e, se possível, faça a troca. Para a sua casa ficar mais aconchegante, aposte em lâmpadas brancas quentes.

Destaque texturas com iluminação

Uma das características da decoração industrial é o mix de texturas e materiais. Podem ser usados cimento queimado e tijolos aparentes em um mesmo espaço, sem que isso pareça informação demais. O mesmo vale para os materiais: madeira, concreto e ferragens fazem parte desse estilo.

No caso do LED, você pode utilizá-lo para destacar as texturas com spots direcionados, luminárias e refletores. Por exemplo, uma parede de tijolinhos aparentes na sua sala pode receber uma iluminação direcionada por meio de um spot de trilho, enquanto que o balcão de cimento queimado recebe bem um pendente sobre a superfície.

Outra vantagem de destacar as texturas é que você cria sombras no ambiente, o que deixará tudo muito mais interessante e ainda mais industrial.

Como você viu, são vários os elementos que podem ser incluídos na iluminação de uma decoração industrial. Em todo caso, a dica é priorizar os materiais típicos dos galpões e dar aquele visual de que faltou um acabamento. Para equilibrar e deixar o lugar mais acolhedor, adicione plantas e cores vibrantes.

A criatividade será a sua maior aliada na hora de iluminar. Misture pendentes com o fio à mostra e refletores presos por correntes. Também é válido adicionar elementos de tecnologia, como as fitas de LED e design urbano. Assim, sua casa ficará cheia de personalidade!

E então, qual dessas dicas você mais gostou para fazer uma decoração industrial? Conte para nós nos comentários!

E, se você não pode contar com um profissional em seu projeto, que tal especializar-se no assunto? A Decoração Sem Dúvida cria diversos cursos sobre como você pode arrasar na decoração por conta própria à partir de R$ 27,00. Otimize seu tempo e dinheiro adquirindo os cursos e ainda se torne um expert do ramo clicando aqui!