A produção de conteúdo é mais do que um hobbie, algumas pessoas têm nessa atividade a sua principal fonte de renda mensal. E, é claro, para que haja qualidade na gravação de um vídeo, uma boa iluminação é indispensável. Uma iluminação precária pode causar uma impressão amadora e impactar de forma negativa a estratégia de comunicação (e até mesmo o alcance do seu conteúdo). Além dos criadores de conteúdo digital, temos as circunstâncias do trabalho remoto. Devido às consequências da pandemia de covid-19, os encontros com a equipe do trabalho, as reuniões com os clientes e, até mesmo, os happy hours são feitos por meio de chamadas de vídeo. Mas, então, como podemos fazer para passar uma boa impressão pelo Zoom ou Meets? Às vezes, ficamos envergonhados se o ambiente no qual estamos realizando a reunião está bagunçado ou se percebemos que a iluminação do local não está favorecendo a nossa imagem, não é? Nós não somos profissionais audiovisuais ou blogueiros, mas, mesmo assim, temos que utilizar e conhecer algumas técnicas de filmagem e iluminação. Se você produz ou deseja começar a produzir conteúdos audiovisuais, ou se costuma fazer reuniões de trabalho via vídeo, segue a leitura e confere as dicas desse texto! 

Como ter uma boa iluminação para gravar vídeos?

A iluminação ideal para vídeo

A luz para gravar vídeo é peça fundamental para o destaque do seu conteúdo audiovisual. A iluminação ideal pode otimizar o seu vídeo e transmitir uma mensagem positiva àqueles que estão assistindo. Para que isso não aconteça, é importante pensar na iluminação para seu vídeo desde o início. 

Os pontos de partida para que você grave um vídeo com boa qualidade são:

  • Em que local você vai gravar?
  • Qual o fundo desse lugar? 
  • Há luz natural (portas, janelas ou vidros) perto do local onde está sua câmera?
  • Que tipo de imagem você quer transmitir para as pessoas que estão assistindo?

Iluminação profissional não precisa ser caro

iluminação acessivel

Se você está se perguntando “como fazer iluminação caseira em vídeos?”, a boa notícia é que é possível fazer iluminação para vídeos usando equipamentos baratos ou itens que você já tem em casa! Portanto, é importante que você saiba as melhores formas de iluminar sua cena e invista nesse ponto. 

Com baixo investimento é possível montar um esquema básico de iluminação, tendo em vista que você pode improvisar muitas coisas. Por isso, não existem motivos para você não acertar na iluminação dos seus vídeos. Vamos apresentar para você os principais equipamentos utilizados na iluminação de uma cena, ensinar o esquema da iluminação de três pontos – uma das mais simples e populares – e ainda dar boas dicas sobre o assunto.

O que é iluminação de três pontos?

iluminação para reunião

A iluminação de três pontos consiste em fazer um planejamento de iluminação tripla: luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo. Vamos explicar um pouco mais sobre elas para você!

Luz principal
Essa é a que deve dar destaque ao protagonista da filmagem, deve ser suave e difusa, e posicionada de forma lateral à câmera. Você pode utilizar a softbox ou qualquer outra fonte de luz que seja mais suave.

 Luz de Preenchimento
Serve para eliminar as sombras que a luz principal pode acabar criando. Para amenizá-las, você deve utilizar a luz de preenchimento ao lado da principal. Essa luz não pode ser tão intensa quanto a primeira, deve ser posicionada em um ângulo parecido, mas nunca igual, um pouco acima da luz principal. 

Luz de Fundo 

Utilizada para criar um contraste entre o protagonista e o fundo da filmagem, evitando a impressão de dimensionalidade no vídeo. Deve ser móvel e fácil de posicionar, a localização ideal é atrás da pessoa principal. Pode ficar tanto no chão, virada para cima, quanto acima do objeto da cena. Mas, deve ficar sempre oposta às outras duas luzes.

Como melhorar a iluminação para reuniões online?

Dicas de iluminação

Quem produz ou quer começar a produzir conteúdos audiovisuais precisa ter bastante cuidado com um ponto em específico: a iluminação para vídeo. Uma cena mal iluminada, além de passar a impressão de falta de conhecimento e cuidado técnico com a gravação, pode estragar a experiência de visualização de seus usuários e impactar negativamente sua imagem. O mesmo acontece com as pessoas que costumam realizar reuniões online: uma imagem vale mais do que mil palavras! Para melhorar a iluminação das suas reuniões online, siga as dicas deste texto.

Como fazer uma boa iluminação para fotos?

refletores para uma foto com boa iluminação

Por mais que o ambiente da gravação esteja bem iluminado, a câmera não consegue captar luz o suficiente, o que pode render imagens pouco nítidas e com aparência “granulada”. Essa perda da qualidade acontece em qualquer tipo de equipamento. É claro que é possível corrigir um detalhe ou outro na edição do vídeo, mas dependendo da iluminação do ambiente no momento da gravação. É por isso que você deve sempre se preocupar com a luz de suas fotos e, principalmente, dos seus vídeos. 

Melhor iluminação para videoconferência

Ring light para vídeo conferência

Uma iluminação bem feita é tão importante para seus vídeos quanto o roteiro e o áudio. A mesma regra também vale para pessoas que trabalham como influenciadores digitais ou para aquelas que têm diversas reuniões de vídeo por dia ou semana. 

A seguir, confira os principais equipamentos utilizados para quem deseja unir qualidade e custo-benefício: Softbox, Ring Light e Refletores de Led. Vamos explicar um pouco mais sobre eles para você!

Softbox: geram uma luz difusa e suave e podem ser feitos em casa gastando muito pouco, existem diversos tutoriais na internet para isso. Iluminação com LED garante maior custo-benefício, duração e sustentabilidade. Além disso, você pode escolher a cor que melhor atenda às suas necessidades.

Ring Light: outra ótima opção quando se pretende destacar um alvo específico na cena. Consiste em posicionar uma luz fluorescente circular à volta da sua câmera. Pode ser feita de forma caseira, seja utilizando lâmpadas de LED acopladas ou uma fita de LED. 

Refletores de LED: esse tipo de equipamento possui pequenas lâmpadas de LED as quais proporcionam uma iluminação forte. Por isso, é necessário estar atento para que não haja uma iluminação excessiva, prejudicando a qualidade da imagem. 

Dicas de iluminação para filmagem:

dica de iluminação para uma boa filmagem

  • Experimente utilizar filetes de LED (você pode escolher entre diferentes cores) abaixo da prateleira ou mesa onde está posicionada sua câmera. Essa luz LED poderá gerar um efeito interessante no vídeo, além de retirar uma eventual sombra que possa surgir sob ela.
  • Prefira iluminação fria de LED (azul ou verde, por exemplo). Esse tipo de iluminação costuma gerar um efeito mais agradável no vídeo. No entanto, as cores quentes (vermelho e laranja) também causam um efeito interessante, tudo depende da mensagem que você deseja passar.
  • O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. 
  • Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu. De preferência, grave em um local que não tenha interferência, ou durante a noite, se possível.

Então, você gostou das dicas e ficou animado para melhorar a qualidade dos seus vídeos? Corre lá no site e garanta seus produtos!