Tempo de leitura: 4 minutos

Quem nunca se deparou com a necessidade de instalar uma tomada em casa? Você resolve fazer uma nova remodelagem de seus móveis e percebe que não tem onde ligar a sua televisão ou outro aparelho eletrônico. Bom, essa não é uma tarefa difícil e, para ajudar você, criamos este passo a passo de como instalar tomada. Vamos aprender?

Saiba que não é necessário nenhum conhecimento muito técnico, apenas o básico que ensinaremos a seguir. Você aprenderá a instalar uma tomada em uma situação em que os fios já estão passados e a puxar os cabos de um local para outro ponto, conforme sua necessidade.

Confira abaixo e faça você mesmo!

Passo 1: Comprando as ferramentas

Para instalar uma tomada, você precisará de uma chave de fenda, um alicate e um amperímetro, sendo o último necessário para medir a voltagem da eletricidade e se há ou não energia passando. Afinal, imagine fazer toda a instalação e descobrir que não está passando corrente? Então, compre o amperímetro.

Passo 2: Comprando os materiais

Os materiais mais técnicos, você encontrará numa loja de materiais elétricos. Mas antes, vamos entender um pouco sobre instalação elétrica. Alguma vez você já viu uma tomada que derreteu ou tentou ligar um eletrodoméstico e o pino era largo demais para o buraco da tomada? Então, a explicação está logo adiante.

Existem dois tipos de tomadas: de 20 e de 10 amperes (A). De forma prática, o que muda entre elas é a largura do orifício para encaixar o plugue do aparelho elétrico. No entanto, tecnicamente, as de 20A suportam equipamentos que demandam mais energia e as de 10A, os eletrônicos mais básicos.

As instalações de 20A são recomendadas para cozinhas e lavanderias e onde se pretende usar aparelhos como um secador de cabelo ou uma chapinha. Para quartos, salas e escritório, as de 10A são suficientes.

Então, qual comprar? As tomadas não são escolhidas apenas com base no que será ligado nelas, mas também de acordo com a rede elétrica da casa. Então, é preciso verificar a amperagem dos fios no local onde você colocará a tomada. Lembra do amperímetro? É hora de usá-lo.

Se a ideia é instalar uma nova tomada, ou seja, puxar a fiação para outro ponto, precisará de mais alguns materiais. Consistem nos cabos na mesma espessura dos que existem no local. São três: o fase, o neutro e o terra, sendo que cada um tem uma cor específica. Compre, também, o acabamento para esconder e proteger a fiação.

Passo 3: Começando a instalação da tomada

Primeiramente, desligue a chave geral e os disjuntores do imóvel para não levar um choque. Utilize novamente o amperímetro para ter certeza de que não está passando corrente elétrica.

Use a chave de fenda para desparafusar o espelho da tomada e a fiação da tomada. Você verá três cores de fios: um verde, um azul e um preto ou vermelho. Existe um lugar certo para cada um deles. Esses cabos já estarão desencapados, mas, se necessário, assegure de deixar 5 milímetros deles sem a capa para a instalação.

Importante: sempre utilize um alicate próprio para esse serviço para não danificar o cobre dos fios.

Passo 4: Ligando os fios

Essa é a parte mais fácil, se você não precisar passar fio nenhum. Instalar uma tomada consiste, basicamente, em ligar os cabos no local correto. Primeiro, encaixe o verde no centro da placa da tomada nova e os outros dois, um de cada lado. Depois parafuse-os, sempre garantindo que apenas o cobre fique em contato com o parafuso. Ou seja, se precisar, descasque mais um pouco.

Agora, se você está criando um novo ponto de tomada, então deve emendar, na forma de derivação, cada um dos fios. Isso é importante para garantir que todo o sistema funcione de maneira segura. Caso você vá apenas desativar esse ponto elétrico, então é só emendar os cabos diretamente, sem a necessidade de fazer a derivação.

Para derivar, pegue o cabo novo, descasque uma das pontas, meça cerca de 5 centímetros e desencape mais 5 milímetros no meio do fio. Nesse local, emende a fiação que sai da parede, criando uma espécie de T, sendo que uma ponta ficará nessa tomada já existente e a outra ponta irá para o novo ponto que você está criando. Será um T para cada um dos cabos.

Para melhorar essas emendas, é possível usar solda de estanho. De qualquer forma, é importante que tudo fique firme e bem-feito, pois se as emendas se soltarem, você terá problemas na tomada nova. A instalação desse ponto em diante é igual à explicada anteriormente.

Passo 5: Finalizando

Agora é hora de testar se está tudo funcionando. Ligue o disjuntor e utilize o amperímetro para conferir se há corrente elétrica. Em caso positivo, finalize parafusando tudo na parede e recolocando o espelho.

Caso não esteja passando energia, confira se os fios foram desencapados suficientemente, se o parafuso está encostando apenas no cobre do cabo e se você ligou-os nas posições corretas.

Dicas finais

Como dicas finais, saiba que nas tomadas de três pinos padronizadas no Brasil não há diferença entre qual lado deve ficar o fio fase e o neutro. Você deve, apenas, sempre colocar o terra no centro.

Construções antigas podem não ter a conexão terra. Nesses casos, vale chamar um profissional para analisar a necessidade ou não de atualizar sua rede elétrica e garantir mais segurança para sua família e equipamentos.

Caso você vá substituir uma tomada simples por uma dupla, precisará fazer uma ponte entre elas. Pegue um pedaço pequeno de cada cabo e conecte uma na outra, sempre deixando o verde no meio. Depois, ligue os fios que saem da parede combinando as cores.

Percebeu como instalar tomada não é nada muito complicado? No entanto, siga todas as dicas de segurança, optando por ferramentas adequadas para o serviço, e sempre desligue o disjuntor antes de fazer qualquer instalação elétrica. Respeite as cores dos cabos, a amperagem necessária para seu equipamento e, se tiver alguma dúvida, contrate um profissional para o serviço.

Este passo a passo ajudará você a instalar tomada na sua casa? Então, que tal receber dicas como essas diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e aprenda muito mais!

Aproveite e confira toda a linha de Interruptores e Tomadas da Iluminim, aqui!