Sensores de presença são muito úteis para a segurança e economia de energia de diversos locais, desde residências à grandes empresas. Além de serem produtos com preços em conta, são fáceis de instalar e possuem muitos benefícios. Confira abaixo o passo a passo da instalação e as vantagens desse produto.
Você se aproxima da entrada do prédio, entra e está tudo escuro. Aquele friozinho na barriga é inevitável, né? Mas, de repente ao seu primeiro passo, as luzes se acendem. Por trás dessa situação, está o sensor de presença que usa tecnologia de detecção e automação.
Hoje em dia, a automação se tornou algo muito apreciado pelos profissionais da área elétrica. É muito útil porque pode ajudar a realizar, desde tarefas simples como a iluminação, até tarefas mais pesadas, tudo de forma automática. Mas, você sabe como fazer essa automação? Ela é realizada através do sensor de presença, que elimina o trabalho de ligar ou desligar a lâmpada.
O que é um sensor de presença?
Um sensor de presença é um dispositivo que detecta interferências no ambiente e, ao detectar essas interferências, fecha o circuito, permitindo que a corrente flua para a carga. As mais comuns são:
Infravermelho: detectam a presença de uma pessoa pelo calor. Essa operação é baseada na emissão de luz invisível e, quando um objeto é detectado no meio do caminho, os fótons podem ser medidos para verificar a temperatura.
Microondas: esse sistema emite pulsos na forma de ondas. Quando o padrão dessas ondas é interrompido, ele considera que há alguém no local e dispara um alarme.
Ruídos: emite uma frequência da onda sonora entre 22kHz e 45kHz, que não pode ser ouvida pelo ouvido humano. O sistema funciona a partir dos ecos dessas ondas e as ativa quando há uma reação anormal.
Não esquecendo de mencionar que existem sensores de presença já embutidos nos próprios produtos de iluminação, como lâmpadas e refletores e até mesmo câmeras de monitoramento. Nesses casos, a câmera pode ser programada para começar a gravar somente quando algum sensor é acionado ou que a partir de um comando do sensor ela faça frames do invasor da casa.
Quanto custa um sensor de presença?
Vai depender muito do modelo e funcionalidade do sensor. Em um parâmetro geral, eles vão de R$ 30,00 à R$ 300,00. Na Iluminim, você pode encontrar sensores de presença em vários modelos e com os melhores preços do mercado. Confira alguns:
Sensor de Presença para Lâmpada LED com Fotocélula de Sobrepor 180º
Sensor de Presença para Lâmpada LED com Fotocélula de Embutir 360º
Como instalar sensor de presença?
Instalar um sensor de presença pode parecer complicado, mas garantimos que não é. A instalação do sensor de presença é semelhante à instalação de um interruptor simples.
Antes de qualquer instalação, devemos estar atentos a alguns detalhes, como por exemplo, não realizar instalação com a luz geral ligada. O disjuntor geral do equipamento ou os disjuntores de cada circuito em que será instalado devem estar desligados.
O primeiro passo é alimentar o sensor de presença, identificando os cabos de fase, neutro e retorno do sensor de presença. Após identificar o cabo do sensor, conectamos o cabo de fase ao terminal marcado como fase e o cabo neutro ao terminal marcado como neutro. Se a conexão for bifásica, basta conectar a fase 2 ao terminal com a marca neutra.

No último passo é necessário conectar a lâmpada. Para isso, precisamos conectar ao fio neutro no terminal na lateral do soquete e, em seguida, fornecer à lâmpada um cabo de retorno, que é conectado na parte central do soquete. A figura a seguir mostra em detalhes como instalar o sensor de presença.

Saiba também: Como fazer instalação de lâmpada? Descubra agora mesmo!
Como instalar sensor de presença com interruptor simples e paralelo?
Interruptor simples:
A lâmpada acenderá de duas maneiras: quando o sensor é acionado e quando um simples interruptor é acionado, para quando você quiser manter a lâmpada por mais tempo. Mas tenha em mente que isso irá transferir na energia que vai diretamente para a lâmpada.
Para realizar esta instalação, faça a mesma conexão do exemplo anterior, mas agora faça duas derivações. A primeira derivação deve ser feita no cabo de fase e, após a derivação, o cabo derivado deve ser conectado a um terminal de chave. A segunda derivação deve ser feita no cabo de retorno do sensor, após derivar este cabo deve-se conectá-lo à outra ponta da chave simples, conforme exemplo a seguir.

Interruptor paralelo:
A conexão é a mesma da conexão anterior, mas a única diferença é que o interruptor que será usado (o paralelo):
Para estabelecer essa conexão, começaremos alimentando o ponto neutro de dois lugares. Primeiro conecte o cabo neutro ao terminal lateral do soquete da lâmpada. Depois de conectar a lâmpada, conecte o fio neutro ao terminal neutro correspondente do sensor de presença.
Em seguida, conecte o cabo de alimentação de fase ao terminal central da chave paralela. Pegue o cabo do terminal lateral da chave paralela e conecte-o ao terminal de fase do sensor de presença. Em seguida, pegue o cabo do outro terminal lateral do interruptor paralelo e conecte-o ao terminal central da tomada de luz. Finalmente, conforme mostrado na figura abaixo, ramifique o cabo de retorno da lâmpada e conecte ao terminal de retorno do sensor.

Leia sobre: 7 cuidados essenciais para comprar lâmpada pela internet
O que são sensores de presença com fotocélula e como instalar?
Eles são um outro modelo de sensor de presença. O funcionamento da fotocélula também é muito simples, pois cada sensor é acionado de acordo com determinados fatores ou configurações. No caso de um fotoelétrico, o fator é a quantidade de luz que incide sobre o sensor de fotocélula, que nada mais é do que um sensor resistor dependente de luz.
E como instalar?
Tal como acontece com o sensor de presença, primeiro forneceremos energia à fotocélula e determinaremos os terminais do sensor de presença. Conectamos o fio de fase ao terminal identificado como fase e o fio neutro ao terminal identificado como neutro. Se a instalação for bifásica, basta conectar na fase 2 ao terminal com a marca neutra.
Por fim, deve-se conectar a lâmpada, ou seja, conectamos o cabo neutro ao terminal conectado na lateral da tomada, e a seguir fornecemos à lâmpada um cabo de retorno conectado ao terminal, que é direcionado para a parte central da tomada.

O que são sensores de presença inteligente e como instalar?
Há muito tempo, o uso de sensores inteligentes é prática da indústria e das empresas.
Em geral, um sensor inteligente tem três componentes principais: um sensor que captura dados do ambiente ou equipamento; um microprocessador, que calcula a saída do sensor de forma programática; e um recurso de comunicação que informa o microprocessador sobre as medidas de saída a serem tomadas.
Os sensores inteligentes podem ser compostos de vários outros sensores, bem como transceptores, amplificadores, filtros analógicos e fontes de alimentação. A instalação dos sensores de inteligência não é um processo diferente dos demais modelos de sensor.
Sugestão de leitura: Como consertar lâmpada de LED? Aprenda aqui!
Este tipo de equipamento é relativamente barato de instalar e os benefícios proporcionados podem ser descritos como redução dos custos com eletricidade e melhoria da segurança das pessoas.
Os Sensores de Presença Iluminim substituem interruptores normais, ligando e desligando luzes automaticamente. Conheça os diferentes modelos e características desses produtos no nosso site e se inscreve na nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.