Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das alternativas para fazer um projeto de iluminação que seja eficiente e que faça parte da decoração é a instalação de plafon de sobrepor. Quando utilizado de maneira correta, o plafon ilumina o ambiente e o deixa com aspecto mais aconchegante, oferecendo uma boa distribuição de luz.

plafon de LED emite bastante luz com um gasto mínimo de energia, o que apresenta uma boa vantagem. Mas, apesar disso, há muitos outros benefícios que essa luminária é capaz de oferecer. São variados modelos, cores e outros detalhes que mostram a versatilidade do plafon.

E é por isso que mostraremos os formatos mais comuns da peça e como instalá-la. Confira!

Quais são os tipos de plafon de sobrepor de LED?

Por se tratar de uma luminária mais prática e simples para ser instalada, o plafon de sobrepor é a opção ideal para modificar o ambiente sem precisar de quebradeira. Isso se deve ao fato de sua fixação ser feita com parafuso e bucha, que pode ser colocado tanto no teto quanto em paredes.

Presentes em diferentes cores de luz e acabamentos, não será difícil encontrar um que se encaixe nas suas necessidades. Mas é preciso ter atenção para a qualidade da peça, pois um plafon de má qualidade poderá ter uma vida útil muito menor.

Checar a quantidade de lúmens e watts também é uma prioridade para que você ache o plafon de LED que sirva exatamente para o seu projeto. O item pode ser encontrado em materiais como alumínio, madeira, metal fundido, entre outros.

Veja, a seguir, os formatos encontrados do plafon de sobrepor.

Plafon quadrado

Esse tipo de plafon tem uma iluminação indireta e espalha a luz pelo ambiente de maneira mais uniforme. Esse modelo quadrado confere elegância e deixa o ambiente mais sofisticado, podendo ser utilizado em cômodos diversos.

Os diferentes tamanhos da peça também ajudam para que sejam feitas combinações interessantes na decoração com formato quadrado e mais moderno.

Plafon redondo

Se você não tem experiência na instalação dessa peça, talvez esse seja o melhor modelo para começar. A instalação de plafon de sobrepor redondo é mais fácil porque não exige que sejam feitas as medições para alinhamento com a parede e outras especificidades. Ao aprender a instalá-lo, você não terá dificuldades e preocupações depois.

A forma circular é mais ligada à natureza e ao meio ambiente por ser um formato que é encontrado em todos os cantos da natureza. Então, se a decoração do seu projeto é mais voltada para esse lado, o plafon redondo será a pedida certa.

Eles também são encontrados em tamanhos menores, o que cria efeitos incríveis na iluminação quando colocados nas posições certas.

Plafon retangular

Os painéis retangulares são maiores e distribuem mais luz no ambiente. Quanto maior o plafon, maior é a sua potência. Ou seja, se você deseja iluminar grandes áreas, o plafon de sobrepor retangular é o mais recomendado.

Em ambientes comerciais, os mais comuns são os plafons quadrados e retangulares de tamanho grande, já que são capazes de iluminar ambientes maiores. Mesmo sendo uma luminária que oferece iluminação indireta, uma vez que a luz é projetada no painel antes de ser espalhada pelo ambiente, ela tende a ser mais forte do que nos outros formatos.

Quais os materiais necessários para instalar plafon de sobrepor?

Antes de qualquer serviço que envolva a manipulação de materiais que podem apresentar riscos, é importante lembrar do uso de equipamentos de segurança para evitar eventuais acidentes. Essencialmente os materiais utilizados são:

  • chave de fenda do modelo Philips;
  • lápis ou caneta;
  • furadeira;
  • trena;
  • alicate;
  • escada (caso seja necessário);
  • fita isolante;
  • luvas;
  • chave de teste.

Como fazer instalação do plafon?

Assim que estiver com todos os materiais em mãos, chega a hora de iniciar a instalação. Para ajudar você nesse momento, criamos um passo a passo detalhado com instruções para instalação perfeita. Acompanhe!

Passo 1

Para evitar que ocorram acidentes, como choques e possíveis quedas decorrentes disso, desligue a energia elétrica do cômodo. Se preferir, desligue a chave geral do imóvel.

Caso seja uma troca, comece desparafusando a antiga e retire-a com cuidado. Ao ver o buraco onde será instalado o plafon, identifique dois fios: o fio fase e o fio neutro, onde as ligações serão feitas.

Passo 2

Use a chave de teste para analisar se há corrente elétrica. Se não houver, continue o serviço e faça a medição do ponto exato onde você quer que a luminária fique. Essa parte é fundamental para que ela não fique torta, e para isso você deve medi-la em relação às paredes, de todos os lados, marcando o local em que a luminária sera instalada com exatidão.

Passo 3

Após fazer as marcações onde será fixada, pegue a furadeira e faça os furos onde será colocado o suporte da luminária. Depois disso, descasque os fios e ligue o drive bivolt aos fios neutro e de fase.

Tome cuidado nesse passo para que os fios não sejam trocados, pois isso poderá representar um novo trabalho para arrumar tudo de novo. A luminária plafon de sobrepor é um modelo em que a luz de LED já vem integrada, o que deixa o serviço mais simples e rápido. Essa é a única luminária com essa característica, sem precisar embutir o LED.

Passo 4

Ao fazer a conexão dos fios, é só passar fita isolante no emendo com cuidado, sem deixar nenhuma parte dos fios desencapada, para evitar possíveis curtos.

Passo 5

Certifique-se de que está tudo no lugar na caixa plafon de sobrepor e, para parafusar, utilize as duas entradas laterais. Ao concluir, basta ligar a rede elétrica novamente e testar sua nova luminária.

Onde comprar plafon de sobrepor de qualidade?

Encontrar esse tipo de luminária é muito fácil, mas é preciso ter cuidado na hora de escolher devido à qualidade que o produto pode apresentar. A Iluminim é uma empresa que oferece diversas soluções em iluminação, especialmente em lâmpadas de LED. Entre seus produtos e componentes de iluminação, você consegue encontrar plafon, seja ele de sobrepor ou embutido.

Há opções para todos os gostos. São luminárias quadradas, redondas e retangulares, além de terem diferentes potências e cores. Cada uma delas combina com variados tipos de obras, contribuindo para uma iluminação que case perfeitamente com a decoração escolhida.

plafon de sobrepor de LED é uma alternativa que ornamenta o ambiente e entrega uma iluminação sem igual. Deixando os seus cômodos mais agradáveis e aconchegantes, essa luminária ainda consome menos energia que as antigas que utilizavam lâmpadas incandescentes, mostrando-se uma excelente opção para o seu projeto!

Agora que você já sabe tudo sobre plafon e como instalá-lo em segurança, confira mais produtos em nossa loja!