Tempo de leitura: 3 minutos

Os sistemas de segurança podem ser usados tanto em residências quanto em organizações comerciais. Investir nesses equipamentos oferece diversos benefícios, entre eles o monitoramento em tempo real mesmo a distância.

Isso demonstra como esses dispositivos, em conjunto com outras técnicas de segurança, podem deixar seu lar mais seguro. Mas, para que as câmeras funcionem adequadamente, é necessário que a instalação seja feita de maneira correta.

Um só detalhe pode fazer com que o sistema não opere como deveria, o que mostra ser fundamental instalar câmera de segurança LED seguindo o passo a passo indicado.

Está precisando de ajuda com as câmeras de segurança? Veja os materiais que você precisa e como fazer a instalação desses dispositivos!

Quais os materiais necessários?

Além das câmeras, que são os principais componentes, o equipamento costuma já ter cabos, fonte, conectores e demais peças em seu kit, tudo pronto para montar e instalar.

Porém, como a grande maioria dos sistemas atuais trabalham com monitoramento via Wi-Fi, para conectar os aparelhos à rede é necessário também a ajuda de um computador com conexão estável com a internet, assim como os cabos de rede.

Já para instalação prática das câmeras, você precisará de:

  • luvas;
  • óculos de proteção;
  • furadeira;
  • chaves de fenda;
  • escada.

Qual o passo a passo para instalar câmera de segurança LED?

Depois de separar tudo que será necessário, é hora de iniciar a instalação. Confira a seguir o passo a passo para que ela seja bem-sucedida e, assim, o sistema de segurança funcione sem problemas.

Passo 1

Comece mapeando a propriedade para identificar os pontos em que as câmeras ficarão, bem como o caminho que os cabos coaxiais percorrerão até chegarem à unidade de DVR e demais equipamentos.

Nesse momento, observe se será preciso fazer furos para passar o cabeamento, pois se ficarem expostos, o risco de serem desligados é maior.

Passo 2

Inicie a instalação das câmeras e dos cabos. Grande parte das câmeras pedem somente o cabo coaxial, mas há também as que precisam de um cabo de alimentação complementar. Portanto, verifique qual é o tipo da sua câmera. Também marque as extremidades de cada cabo para saber qual câmera será conectada a qual desses cabos no final.

Passo 3

Coloque os suportes de montagem nos locais escolhidos e certifique-se de que estejam bem fixados. Depois comece a ligar os cabos coaxiais e os de alimentação das câmeras com cuidado.

Passo 4

Agora que as câmeras estão montadas e preparadas, você deve conectá-las. Anexe cada um dos cabos coaxiais que estavam marcados nas pontas até a sua entrada no DVR.

Nesse momento, há duas formas de visualizar as imagens das câmeras, dependendo do modelo: conectar o aparelho DVR no seu computador ou ligar o equipamento diretamente a um monitor. Se quiser, também é possível ligá-lo na TV.

Passo 5

Ligue a fonte à rede de energia e observe se o aparelho está funcionando. Feito isso, abra o software que acompanha as câmeras e veja se necessita de configurações. Depois de concluir, teste todas as câmeras e a área de cobertura delas para ver se não há pontos cegos.

E, pronto, seu sistema de monitoramento está instalado!

Já que se trata de segurança, não se esqueça de sempre investir em produtos de qualidade. Instalar câmera de segurança LED não é uma tarefa difícil, mas se esse serviço não for bem executado, as câmeras podem não funcionar adequadamente. Portanto, para evitar dores de cabeça, analise as opções antes de adquirir um sistema.

Gostou do conteúdo? Veja também os tipos de câmera de segurança em HD para escolher a perfeita para suas necessidades!