Tempo de leitura: 3 minutos

Saber como iluminar uma loja faz toda diferença na decoração do seu estabelecimento comercial. Além de criar uma atmosfera que atraia o público e destacar os produtos à venda, uma boa iluminação reforça a identidade da marca, criando um importante diferencial em relação à concorrência.

Na hora de planejar a iluminação, é importante considerar a estrutura do imóvel, o segmento do negócio, definir o posicionamento dos pontos de luz, além dos tipos de lâmpadas que serão usados. 

Leia o texto e aprenda como iluminar uma loja de forma eficiente e atrair mais clientes para seu negócio.

Como iluminar uma loja?

Um dos principais objetivos de uma iluminação de loja é atrair o consumidor para dentro do estabelecimento e evidenciar os produtos. Para isso, espaços como vitrine, fachada e provadores merecem cuidados especiais.

Confira nossas dicas!

Vitrine

É o primeiro contato do público com a sua loja. Por isso, invista em uma iluminação que valorize os produtos expostos. A luz direta é ideal para focar objetos e destacá-los.

Outra estratégia é usar luzes de LED coloridas para criar diferentes efeitos e mudar os tons do ambiente de acordo com o produto, estação do ano ou identidade visual da sua marca. 

Fachada

O primeiro ponto que deve ser considerado no planejamento da iluminação da fachada é a localização da loja. No caso de centros comerciais, verifique se há normas em relação à iluminação.

Já em um estabelecimento de rua é importante aproveitar a luz natural e combiná-la com a luz artificial, de modo a destacar a loja e criar contraste com a iluminação pública.

Para destacar sua marca, crie um jogo de luz no letreiro, que destaque a fachada em diferentes ângulos e evite pontos cegos.  

Provadores

Para que o consumidor consiga observar as características do produto, os provadores devem ser bem iluminados. Para um melhor resultado, o ideal é que a iluminação seja instalada na parte de trás do espelho, trazendo uma melhor visibilidade ao cliente de frente.

Essa luz frontal deve ser suave e bem distribuída de modo que não prejudique a visão. Para isso, use lâmpadas tubulares fluorescentes ou fitas de LED.

O que considerar na iluminação?

Dentro de uma loja, deve existir uma iluminação geral funcional. No entanto, para criar um ambiente atraente e diferenciado, também é preciso investir em alguns toques de iluminação, como luminárias e pontos de luz que atraiam a atenção dos clientes.

Entenda alguns pontos que você deve considerar.

Luz dirigida

Ideal para criar foco e chamar a atenção do consumidor para alguma peça ou detalhe específico. Cria efeitos de luz e sombra, valorizando o produto exposto

Luz difusa

Serve para iluminar grandes áreas, sendo indicada para setores de circulação da loja.

Luz natural

Para maior economia e sustentabilidade, aproveite a luz natural. No entanto, caso a entrada seja muito intensa, invista em cores quentes no interior da loja para equilibrar a luz branca que vem da rua. 

Ambientação

Para criar um ambiente aconchegante, que estimule a permanência das pessoas na loja, invista na combinação de cores quentes e frias. As cores frias (brancas) são estimulantes e podem ser usadas na iluminação geral. Já as cores quentes (amareladas) são ideais para criar uma sensação de conforto e segurança.

Quais tipos de lâmpadas escolher?

Conhecer os tipos de lâmpada é fundamental para aproveitar as vantagens de cada modelo. Para quem deseja economia de energia e versatilidade, os LEDS são ideais. Além de terem um tempo de vida útil longo, essa tecnologia oferece diferentes opções de lâmpadas e luminárias, além de cores variadas. 

Existem também no mercado outras opções, como:

  • lâmpadas refletoras e dicroicas: são fontes quentes muito usadas em vitrines. No entanto, devem ser utilizadas com cuidado, pois produzem muito calor e afetam as cores;
  • lâmpadas halogenas incandescentes: capazes de reproduzir fielmente a luz natural, respeitando as cores;
  • lâmpadas fluorescentes: lâmpadas frias, ideais para iluminação geral. São econômicas, têm temperatura baixa e boa intensidade.

Agora que você já sabe como iluminar uma loja adequadamente, é importante escolher uma empresa que atenda as necessidades do seu projeto de iluminação e ofereça diferentes opções de escolha. A Iluminim tem as melhores soluções para os seus clientes. Conheça nossas opções!