Plafons são luminárias LED fixadas no teto ou no forro de gesso, os quais podem ser utilizados para iluminar diferentes cômodos da sua casa. Presentes em diferentes cores de luz e acabamentos, não será difícil encontrar um que se encaixe nas suas necessidades. O plafon de LED reúne custo-benefício, durabilidade e beleza. Por isso, no texto de hoje vamos ajudar você a conhecer um pouco mais sobre essa luminária que está super em alta. Segue a leitura e descubra mais sobre essa peça que ajuda a valorizar qualquer ambiente! 

 

Onde usar o Plafon de LED?

 

O plafon LED pode ser utilizado em praticamente todos os cômodos da casa: sala, cozinha, quarto, banheiro, varanda e escritórios. No entanto, um dos grandes desafios dessa peça está na cobertura de grandes ambientes, por isso, escolha espaços de pequeno e médio porte para instalá-la.

No entanto, se você quiser utilizar plafon LED em grandes espaços, sem problema, desde que você combine a peça com outros tipos de iluminação, como os spots, as luminárias e as luminárias de chão.

 

Existem diferentes modelos, conheça mais sobre eles:

É um produto que oferece diferentes modelos: você prefere redondo, quadrado ou retangular? Além das formas diferentes, é possível encontrar plafons de diferentes cores e materiais, como plástico, madeira ou metal.

  • Plafon LED sobrepor

O plafon led sobrepor é um painel estruturado, com, aproximadamente, quatro (4) centímetros de espessura e costuma ser utilizado em ambientes com superfície de concreto.


  • Plafon LED embutir

O plafon led embutir é um painel de espessura superfina, que mede, geralmente, até um (1) centímetro de espessura. O painel possui presilhas para fixação no teto de gesso, PVC ou madeira.


Como é a iluminação do Plafon de LED?

 

Os plafons podem oferecer tanto luz direta quanto luz indireta. Para aproveitar de mais iluminação indireta você pode, por exemplo, virar o plafon em direção ao teto. Assim, o ambiente é iluminado de maneira suave e aconchegante.

Se o seu objetivo for iluminar de maneira uniforme o espaço, é possível adquirir um plafon com luz difusa. Nesse caso, a peça terá um vidro mais branco e opaco do que o transparente encontrado nos plafons indiretos e, consequentemente, cobrirá uma área maior.

 

Quanto tempo dura Plafon de LED?

Assim como a maioria, para não dizer totalidade, das lâmpadas que possuem tecnologia LED, o plafon apresenta alta durabilidade. Peças muito versáteis e com ótimo custo-benefício, devido ao baixo consumo. Se a peça for bem cuidada, pode durar anos.

 

Aqui vão algumas dicas para você aumentar a vida útil da peça:

  • Não instale o plafon LED em áreas externas.
  • Não instale a peça com a rede elétrica ligada.
  • Instale um sistema para proteger as luminárias de oscilações de tensão.
  • Invista em produtos de qualidade e garantia contra defeitos de fabricação.

Com esses cuidados, você não apenas garante a vida útil do produto, como protege a rede elétrica da sua casa, assim como também zela pela sua segurança e das pessoas que circulam pelo local.

 

Quais os melhores Plafon de LED?

 

Não existe uma peça melhor que a outra, tudo depende da necessidade do seu projeto. Confira os diferentes modelos no nosso site! Trabalhamos com produtos de qualidade, fornecidos pelas melhores empresas do ramo. 

 

Quais os tamanhos de Plafon LED?

Se você quer dicas sobre como escolher o tamanho do plafon LED, não se preocupe, porque ajudamos você nessa empreitada!
Você pode encontrar:

1) modelos de pequenos, medindo, entre outras dimensões, 10 cm x 10 cm e 15 cm x 15;
2) modelos médios, medindo, entre outras dimensões, 20 cm x 20 cm e 30 cm x 30 cm;
3) modelos grandes, medindo, entre outras dimensões, 60 cm x 30 cm e 60 cm x 60 cm.   

Dica: Quanto maior o plafon, maior é a sua potência. Ou seja, se você deseja iluminar grandes áreas, o plafon de sobrepor retangular é o mais recomendado.  

 

Como instalar Plafon LED?

 

Agora, para finalizar com chave de ouro as dicas, vamos ensinar você como colocar plafon de LED. Isso mesmo, no melhor estilo “faça você mesmo”.

 

Instalando Plafon de Sobrepor:

 

Por se tratar de uma luminária mais prática e simples para ser instalada, o plafon de sobrepor é a opção ideal para modificar o ambiente sem precisar de quebradeira. Isso se deve ao fato de sua fixação ser feita com parafuso e bucha, que pode ser colocado tanto no teto quanto em paredes.

PASSO 1

Para evitar que ocorram acidentes, como choques e possíveis quedas decorrentes disso, desligue a energia elétrica do cômodo. 

 

PASSO 2

Use a chave de teste para analisar se há corrente elétrica. Se não houver, continue o serviço e faça a medição do ponto exato onde você quer que a luminária fique. 

 

PASSO 3

Após fazer as marcações onde será fixada, pegue a furadeira e faça os furos onde será colocado o suporte da luminária.

 

PASSO 4

“Descasque” os fios e  faça a conexão entre eles. Depois passe a fita isolante no emendo com cuidado, sem deixar nenhuma parte dos fios desencapada, para evitar possíveis curtos.

 

PASSO 5

Certifique-se de que está tudo no lugar antes de parafusar. Ao concluir, basta ligar a rede elétrica novamente e testar sua nova luminária.


Instalando Plafon de Embutir:

 

Por se tratar de uma luminária super fina (sim), é ainda mais prática e simples de ser instalada! O plafon de embutir é a melhor opção para quem não quer nem tocar na caixa de ferramentas.


PASSO 1

Para evitar que ocorram acidentes, como choques e possíveis quedas decorrentes disso, desligue a energia elétrica do cômodo. 


PASSO 2

Use a chave de teste para analisar se há corrente elétrica. Se não houver, continue o serviço e faça a medição do ponto exato onde você quer que a luminária fique.

PASSO 3

Após fazer as marcações onde será fixado o plafon, pegue algum objeto cortável (serrinha, por exemplo) para cortar o teto de gesso, PVC ou madeira. 

 

PASSO 4

Respeite o diâmetro da luminária na hora de fazer o recorte. Lembre-se que para saber o tamanho exato do espaço de encaixe, você deve medir a distância entre uma presilha e outra na parte traseira do plafon.

 

PASSO 5

Conecte os fios e faça a conexão deles com a rede elétrica. Prenda as presilhas do plafon dentro da área de recorte. Ao concluir, basta ligar a rede elétrica novamente e testar sua nova luminária.

E aí, gostou das dicas?

No site da Iluminim, você encontra plafons de diferentes materiais e estilos, e com diferentes faixas de preços. Desde modelos mais simples, com ótimo custo-benefício, até modelos sofisticados, os quais podem ser o ponto-chave da sua decoração. Não perca tempo e confira lá, esperamos por você!