Tempo de leitura: 3 minutos

Bonitas e práticas, as fitas de LED estão ganhando seu espaço na iluminação e decoração dos mais antenados. Isso porque são produtos de muita versatilidade, que podem compor o ambiente com muito charme, deixando o cômodo com um ar moderno e, ao mesmo tempo, aconchegante.

No entanto, muitas pessoas podem ter algumas dúvidas na hora de instalar o item. Como acontece com todo artigo elétrico, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança de quem está manuseando e o bom funcionamento da peça.

Pensando nisso, hoje separamos um miniguia para te mostrar como cortar a fita LED. Assim, você poderá ajustá-la ao tamanho adequado para o seu projeto, deixando o design muito mais arrojado. Quer saber mais? Confira e veja como é fácil!

Entenda o funcionamento da fita de LED

Antes de começarmos o nosso passo a passo, você precisa entender como é o funcionamento da fita de LED. Os LEDs são materiais semicondutores que podem transformar pequenas quantidades de energia em luz.

As fitas de LED nada mais são do que diversos desses materiais conectados em uma corrente contínua de energia, o que quer dizer que a corrente energética só segue em um único sentido. Como as tomadas residenciais possuem uma tensão alternada, essa característica faz com que seja necessária a instalação de um driver, que funcionará como uma espécie de “conversor” para esse problema.

Como cortar a fita LED

Na hora de instalar a sua fita de LED, defina qual metragem será necessária. Para caber perfeitamente, ela pode ser cortada, mas apenas em pontos precisos. Os LEDs são agrupados em módulos e, caso o corte interrompa algum deles no lugar errado, aquele grupo específico não vai funcionar.

De modo geral, os módulos são compostos por três ou seis LEDs. Em muitos casos, é possível identificar o ponto de corte com o desenho de uma tesourinha, ou por meio de uma ligação metálica. Ao finalizar o corte, é recomendável soldar os terminais da extremidade externa para evitar a oxidação do produto.

Como emendar a fita de LED

Por outro lado, também é possível aumentar o comprimento da sua fita de LED. Você deve separar duas fitas que sejam do mesmo tipo e juntar as extremidades que deseja unir. Então, é só deslizar a ponta do ferro de solda sobre os dois terminais e eles se unirão.

Onde usar a fita de LED

Como a luminosidade gerada é baixa, geralmente eles são usados de forma complementar, ou para gerar um foco de luz indireta. Tendo isso em vista, as fitas de LED podem ser utilizadas em trabalhos de gesso no teto, por exemplo, ou contornando a cabeceira da cama.

Saber como cortar a fita LED é essencial para fazer a instalação da forma correta. Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios práticos e estéticos da peça, já que a iluminação exerce um papel muito importante no design de interiores. Quer saber mais sobre o tema? Aproveite e saiba como calcular a quantidade de pontos de luz para um ambiente. Boa leitura!​